Diego Barbosa | Atualizado em 11/12/2020 - 07:58 Notícia

Divulgação do Edital PRPG 001/2018 - Programa de Mobilidade de Estudantes de Pós-Graduação - Programa La CEP - The University of Electro-Communications (UEC) - Japão

EDITAL PRPG nº 001/2018
PROGRAMA DE MOBILIDADE DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO
MESTRADO E DOUTORADO
PROGRAMA La-CEP – THE UNIVERSITY OF ELECTROCOMMUNICATIONS (UEC) - JAPÃO

1. OBJETIVO
Permitir que estudantes de pós-graduação complementem sua formação acadêmica
mediante a realização de períodos de pesquisa, cursos ou seminários de pós-graduação na The
University of Electro-Communications.

2. PARA CONCORRER:
O estudante de Mestrado ou Doutorado deve ter vínculo ativo com a UNICAMP durante
todo o processo previsto neste edital e carta convite de docente da instituição de destino.

3. BENEFÍCIOS DO PROGRAMA
- Auxílio de 80,000 Yen por mês (aproximadamente U$ 750/mês);
- Passagem aérea de ida e volta;

4. ÁREA DE CONHECIMENTO
Tecnologia de Informação e Comunicação

5. NÚMERO DE VAGAS E DURAÇÃO DO INTERCÂMBIO

- 4 (quatro) vagas para o Programa de curto prazo (Short-term “Cross-Cultural

Communication” Program), sendo duas para o período de verão - início fim de agosto e término no

fim de setembro/2018 - e duas para o período de inverno - início no fim de novembro e término no
fim de dezembro/2018). Duração total de um (01) mês; e

- 1 (uma) vaga para o Programa de médio prazo (Mid-term “Area Studies” Program) com

início no fim de agosto e término no fim de fevereiro/2019. Duração total de seis (06) meses.

6. CONDIÇÕES PARA A CANDIDATURA
a. Estar matriculado na Unicamp como aluno regular de pós-graduação, no ato da inscrição e
durante o período do intercâmbio;
b. Possuir apenas Conceitos A ou B em seu histórico escolar do curso atual;
c. Ter completado, no mínimo, 30% de seus créditos, até o momento da apresentação da
candidatura;
d. Apresentar plano de atividades/estudos proposto e assinado conjuntamente pelo orientador
da Unicamp e pelo orientador da universidade estrangeira;
e. Ter a candidatura aprovada pelo Coordenador de Pós-Graduação do curso;
f. Candidatar-se apenas a uma universidade de destino;
g. Se comprometer a contratar um seguro viagem com cobertura desde a saída até o retorno
ao país da instituição de origem, de acordo com o exigido pela Universidade, que preveja,
obrigatoriamente, a repatriação, e outro seguro, se exigido pelo país de destino;
h. Acompanhar o andamento do presente processo seletivo a fim de tomar conhecimento do
resultado e demais providências;
i. Conhecer e estar de acordo com as exigências contidas no presente Edital.
j. Satisfazer todos os requisitos específicos estabelecidos pela universidade de destino
descritos no Anexo 1 - GUIDELINES FOR APPLICANTS item “11. CONDITIONS”
k. Possuir proficiência da língua japonesa (N1 ou N2) ou inglesa (TOEFL
(PBT530/CBT197/iBT71), IELTS (6.0), Cambridge CAE (Grade C), Cambridge CPE (Grade
C);
l. Possuir recursos necessários para manutenção na universidade hospedeira, durante
o período de intercâmbio, independente da concessão de qualquer tipo de
bolsa/auxílio.

7. DAS INSCRIÇÕES
As inscrições deverão ser realizadas até 22 de abril de 2018, exclusivamente via Internet,
no site da DAC (www.dac.unicamp.br). Clicar no link “estudantes”, “serviços acadêmicos”,
“internacionalização”, “Programas de Intercâmbio”.
O candidato deverá realizar a inscrição fazendo upload dos seguintes documentos:
1. Formulário de inscrição (Anexo 2), devidamente preenchido e assinado pelo
Coordenador do Programa na UNICAMP e pelo interessado;
2. Plano de Estudo (Anexo 3) para o Programa de curto prazo
“Short_Term_Exchange_Program application_sheet.doc” ou Anexo 4 para o Programa
de Médio Prazo, “Special_Audit_Student application_sheet.doc” devidamente preenchido
e assinado.
3. Application_ISEPTUFS.doc (Anexo 5) devidamente preenchido. Este documento
deverá ser anexado apenas pelos candidatos ao Programa de Média Duração
como “Outros documentos”;
4. Histórico escolar do último ano traduzido para o inglês e assinado pelo Coordenador do
Programa de Pós-Graduação;
5. Certificado de proficiência em japonês ou inglês conforme descrito na alínea “k” do item
6.;
6. Curriculum Lattes.
Os documentos anexados quando da inscrição online devem ser legíveis e reproduzir o
conteúdo integral a que se propõem.
As informações prestadas quando da inscrição online devem ser verdadeiras e são de
inteira responsabilidade do candidato, que fica ciente de que qualquer falsa informação, omissão ou
erro implicará em sua exclusão do processo seletivo, a qualquer momento.
Não serão aceitos(as) quaisquer alterações/edições/acréscimos no(s) documento(s) depois
de colhida(s) a(s) assinatura(s) com ou sem ciência do signatário. Ainda, inscrições enviadas
(concluídas) não poderão ser alteradas.
O descumprimento das instruções para a inscrição via Internet implicará sua não efetivação
e a exclusão do candidato do processo seletivo. A PRPG não se responsabiliza por inscrições via
internet não recebidas por motivos de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação,
congestionamento das linhas de comunicação, bem como outros fatores de ordem técnica que
impossibilitem a transferência de dados.
Por ocasião da inscrição, não será aceita qualquer documentação, conforme disposto no
item 7 deste edital, posteriormente à data-limite. Inscrições incompletas, efetuadas erroneamente
ou não enviadas serão invalidadas.

8. SELEÇÃO UNICAMP
Recebidas as inscrições, a Pró-Reitoria de Pós-Graduação UNICAMP realizará a seleção
considerando o teor dos documentos apresentados na inscrição e as disposições do presente
edital.
A Classificação será definida em ordem decrescente da nota dos candidatos para os
Programas de Curto e Médio Prazo.
A Seleção UNICAMP consistirá na indicação de dois candidatos para o Programa de Curto
Prazo de Verão, dois candidatos para o Programa de Curto Prazo de Inverno e um candidato para
o Programa de Médio Prazo.
Havendo mais candidatos que os selecionados, eles comporão lista de espera, desde que
habilitados/classificados.

9. DA ENTREGA DA DOCUMENTAÇÃO
O candidato cujo nome estiver relacionado na Seleção UNICAMP estará automaticamente
convocado a enviar os documentos abaixo listados até o dia 04 de maio, impreterivelmente, para
os e-mails tomita.akiko@office.uec.ac.jp e prpg.mobilidade@reitoria.unicamp.br os seguintes
documentos:
a. “Short_Term_Exchange_Program application_sheet.doc” ou “Special_Audit_Student
application_sheet.doc” [Anexos 3 ou 4 ) devidamente preenchido e assinado;
b. Application_ISEPTUFS.doc (Anexo 5), devidamente preenchido, para os alunos
selecionados para o Programa de Médio Prazo;
c. Histórico escolar do último ano com tradução para o inglês e assinado pelo Coordenador do
Programa de Pós-Graduação ;
d. Certificado de proficiência em japonês ou inglês conforme descrito na alínea “k” do item 7;
e. Cópia do Passaporte válido (página onde é apresentada a validade do documento).
Toda a documentação solicitada deverá ser digitalizada em um único arquivo PDF, com as
seguintes informações: nome completo, iniciado pelo sobrenome e número do RA.
Também deverá ser encaminhado à PRPG para o e-mail:
prpg.mobilidade@reitoria.unicamp.br o Formulário de Comunicação de Intercâmbio – PósGraduação (Anexo 6);

10. SELEÇÃO UEC – RESULTADO
A UEC será a responsável pela validação da Seleção UNICAMP

11. DO RELATÓRIO FINAL DE ATIVIDADE
Trinta dias após o término do intercâmbio, o aluno deverá apresentar Relatório de
Finalização de Intercâmbio sobre as atividades realizadas no exterior, no prazo estipulado pela
Universidade de destino, assinado pelo estudante e pelo orientador/tutor na instituição de destino e
validado pelo Coordenador do programa na UNICAMP. Este documento deverá ser encaminhado
via e-mail à tomita.akiko@office.uec.ac.jp e à PRPG para o e-mail:
prpg.mobilidade@reitoria.unicamp.br
O interessado ainda deverá atender às outras solicitações emitidas pelos gestores do
programa ou pela universidade de destino.

12. DO CRONOGRAMA DO PROCESSO
Até 22 de abril de 2018 - Período de Inscrições online, via Sistema DAC
De 23 a 24 de abril de 2018 - Avaliação das candidaturas pela UNICAMP
24 de abril de 2018, após 18h00 - Divulgação da Classificação e Seleção UNICAMP na página da
PRPG e via e-mail
De 24 de abril a 04 de maio de 2018 - envio da documentação (ver item 9) para os e-mails
tomita.akiko@office.uec.ac.jp e prpg.mobilidade@reitoria.unicamp.br

13,. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
A inexatidão das informações ou a irregularidade nos documentos, verificadas a qualquer
tempo, em especial por ocasião do recebimento do benefício, acarretará a exclusão do candidato
do processo seletivo.
O não atendimento das condições estabelecidas no presente Edital implicará a
desclassificação a qualquer tempo.
Este Edital poderá sofrer eventuais alterações, atualizações, acréscimos ou revogação,
enquanto não consumada a providência ou o evento que lhe disser respeito.
Não serão fornecidos(as) atestados, declarações, certificados e/ou certidões relativos à
habilitação ou classificação de candidatos, valendo para tal fim a publicação do Resultado.
É de responsabilidade do candidato manter seu endereço (inclusive eletrônico) e telefone
atualizados no Sistema Acadêmico da DAC, por intermédio da Secretaria da Comissão de PósGraduação de sua unidade, para viabilizar os contatos necessários.
É de inteira responsabilidade do candidato acompanhar os comunicados e demais
publicações referentes a este processo seletivo por meio de Edital Retificado, oportunamente
disponíveis no site da PRPG.
O processo de seleção e o recebimento da Bolsa estão sujeitos ao Código de Ética da
UNICAMP e sua violação, seja pela prestação de informação falsa ou pelo descaso do discente na
sua atuação no exterior, será verificada e punida por comissão criada especificamente para esse
fim.

14. DAS ETAPAS DO PROCESSO
Edital PRPG nº 001/2018:
Inscrições (vide item 7)
Seleção UNICAMP (vide item 8)
Envio da documentação pelos selecionados UNICAMP (vide item 90)
Resultado (vide item 10)
Relatório Final de Atividades (vide item 11)

 

Arquivos e anexos: