| Atualizado em 15/04/2024 - 10:14 Notícia

Editora FE-Unicamp lança "PIBID e RP Unicamp - Tempos de re-existências e re-invenções frente à pandemia da Covid-19"

Pedro da Cunha Pinto Neto

Elaine Prodócimo

FEF Unicamp

Guilherme do Val Toledo Prado

Eliana Ayoub

Palavras-chave:

Iniciação à docência, Residência pedagógica, Covid-19 - Educação

Sinopse

Este livro é composto por 11 textos elaborados por participantes de 09 subprojetos (sendo 06 do Pibid e 03 da RP), e um texto oriundo de uma pesquisa de doutorado acerca do Pibid. Ao apresentarmos tais narrativas, estamos construindo uma memória sobre as práticas instituídas durante o período pandêmico, dos modos como as atividades escolares foram desenvolvidas utilizando os recursos das mídias eletrônicas, dos impasses e angústias que vivemos, e também dos mecanismos para manutenção dos laços que a escola proporciona, a continuidade dos processos educativos, o exercício da solidariedade e manutenção da coletividade, mesmo quando tivemos de nos isolar em nossas casas.

DETALHES:

Editora: FE-Unicamp

Idioma: Português

ISBN: 978-65-87175-44-7

Formato: e-book (pdf)

Páginas: 296

Download Alternativo: https://editora.fe.unicamp.br/index.php/fe/catalog/book/82

Capítulos

• O PIBID E A RP UNICAMP EM TEMPOS INIMAGINÁVEIS DE PANDEMIA DA COVID-19

• A Educação Física e o Pibid:

outras possibilidades formativas

• Gramática, literatura e produção textual no Pibid de Língua Portuguesa da UNICAMP, (2020-2022):

um percurso autoavaliativo em tempos de pandemia

• Formação de professores em contexto de pandemia:

o Pibid na área de Ciências da Natureza

• Processos formativos diante de cenários em transformação:

experiências do subprojeto Pibid Pedagogia (2020-2022)

• Projeto PIBID Biologia 2020-2022, UNICAMP, durante a pandemia de COVID

• Saberes docentes e construção de identidade no contexto do Pibid

• Sociabilidades desafiadas:

o ensino de História em tempos pandêmicos

• Ateliês e pandemia:

por uma formação docente criativa e sensível

• De mãos dadas na formação inicial de professoras

• Ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa e os multiletramentos: produção de podcasts e posts informativos em redes sociais

• Projeto interdisciplinar Educação Física e Geografia.

O aparentemente distante que se mostrou tão próximo

Biografia do Autor

Pedro da Cunha Pinto Neto, FE Unicamp

Licenciado em Química pelo Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Mestre e Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Unicamp. Professor Associado (Livre-Docente) na Faculdade de Educação da Unicamp desde 1998, ligado ao Departamento de Ensino e Práticas Culturais (DEPRAC) e ao Grupo de Estudos e Pesquisa em Ciência e Ensino (gepCE). Na graduação atuo na formação de professores, com ênfase nas disciplinas para formação de professores de química, na pós-graduação em disciplinas que abordam as relações entre ciência e ensino, orientando trabalhos que abordam o ensino das ciências, a difusão das ideais científicas e demais questões da educação escolar. Minhas pesquisas abordam duas temáticas: as relações entre diferentes produções culturais e a produção científica e a formação de professores nas áreas científicas. Os resultados das pesquisas e orientações já realizadas compõe minha produção bibliográfica, já tendo orientado trabalhos de iniciação científica, mestrado e doutorado. Na Faculdade de Educação da Unicamp já exerci os cargos de Coordenador da Comissão de Biblioteca (07/2001 - 06/2005), Coordenador Associado das Licenciaturas (10/2004 - 06-2005), Coordenador de Ensino de Graduação em Licenciaturas em duas gestões (07/2005 a 09/ 2007 e 11/2011 a 10/2014). Fui Coordenador de Área (Química) no processo de avaliação dos Livros Didáticos de Química no PNLD-2012 e PNLD-2015, desenvolvido pela Secretaria da Educação Básica do Ministério da Educação. De novembro de 2018 a novembro de 2022 exerci o cargo de Vice-presidente da Comissão Permanente de Formação de Professores (CPFP) da Unicamp (atuando na equipe de coordenação institucional do Pibid e da RP Unicamp), em dezembro de 2022 assumi a presidência da CPFP.

Elaine Prodócimo, FEF Unicamp

Possui mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (1994) e doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2002). Atualmente é livre docente da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Física Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física escolar, escola, violência, educação infantil e jogo. Colaboradora na equipe de coordenação institucional do Pibid e da RP Unicamp.

Guilherme do Val Toledo Prado, FE Unicamp

Professor Livre-Docente da Faculdade de Educação da UNICAMP e coordenador do GEPEC - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada e participante do Nozsoutres - Círculo de Estudos Narrativos em Educação. Graduado em Pedagogia (1987), mestre em Metodologia de Ensino (1992) e doutor em Linguística Aplicada - Ensino e Aprendizagem de Língua Materna (1999), obtidos na Universidade Estadual de Campinas. Livre-Docente em Educação Escolar (2015). Realizou estágio pós-doutoral pelo Departamento de Didáctica e Tecnologia Educativa da Universidade de Aveiro (Portugal), em 2007-2008, sob supervisão da Profa. Dra. Idália Sá-Chaves. Com experiências na área de Educação, ênfase na Prática de Ensino e Estágio Supervisionado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, bem como consultoria e assessoria à projetos educativos centrados na escola, atuando principalmente nos seguintes temas, na graduação e pós-graduação: formação de professores - inicial e continuada, epistemologia da prática docente, professor-pesquisador, escrita docente, investigação educacional e pesquisa narrativa. Coordenador institucional do Programa de Residência Pedagógica (RP/Capes) da Unicamp.