Fabiana Alves | Atualizado em 11/12/2020 - 07:58 Notícia

Faculdade de Educação participa de 15 projetos no Congresso de apoio à permanência estudantil

A Faculdade de Educação esteve presente em cerca de 15 projetos apresentados na última segunda-feira (23), no 1º. Congresso de Projetos de Apoio à Permanência de Estudantes de Graduação da Unicamp.

O evento, que foi realizado no Ginásio Multidisciplinar da Universidade, teve como objetivo divulgar e fomentar a reflexão, o aprimoramento e a construção de conhecimento em torno dos projetos institucionais ligados às bolsas sociais.

No total foram expostos 238 projetos, no formato de pôsteres, envolvendo quase 500 autores. Os Projetos de 2018 apresentados foram das modalidades: Bolsa de Auxílio-Social (BAS), Bolsa Auxílio-Estudo e Formação (BAEF) e Programa Bolsa Aluno-Artista, vinculados ao Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) e à Pró-Reitoria de Graduação (PRG).

As bolsas sociais visam apoiar a permanência e contribuir com a qualidade da formação de estudantes em seu primeiro curso de graduação.

Confira logo abaixo a lista dos trabalhos que a Faculdade de Educação está envolvida:

ÁREA DO PROJETO: BAS - Acervos, Arquivos e Biblioteca

A Educação Integral Em Estados Brasileiros: Estudo de Tipologias.

Participantes: Debora Cristina Jeffrey e Igor Leonardo Ferreira.

Organização do Acervo dos Congressos de Leitura do Brasil (1978-2018) no Centro de Memória da Educação da Faculdade de Educação-Unicamp.

Participantes: Lilian Lopes Martin Silva, Luciane M. Oliveira, Yasmim Marino, Karolyne Stefanny de Souza e Alexandro Henrique Paixão.

ÁREA DO PROJETO: BAS - Alfabetização e Educação

Parceria Formativa Universidade/Escola de Educação Básica: em foco professores de salas de leitura da SEE/SP.

Participantes: Cláudia Beatriz de Castro Nascimento Ometto e Gabrielle Audrey de Sousa Costa.

Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu como espaços de Formação de Professores da Educação Básica.

Participantes: Elisabete Monteiro de Aguiar Pereira, Joyce Wassem, Leonardo Granero Gonçalves, Tainá Rodrigues Gomes, Tiago Moreira Andrade Salviano.

Projeto Inclusão Digital de Jovens, Adultos e Idosos.

Participantes: Amanda Cristina De Godoy, Bianca dos Santos Perez, Daniele Piovesan, Francisco Rodrigues Melo, Liliane Esteves Ramalho, Pâmela Santaguita Betin, Sandra Fernandes Leite.

Projeto Educativo de Integração Social – PEIS.

Participantes: Ana Martha Santos Vieira, Bruna Melo Santos, Bruno Martinez de Farias, Juan Carlos da Silva Rodrigues de Lima, Leonardo Silva Costa, Sandra Fernandes Leite, Veridiana Alves Silva.

ÁREA DO PROJETO: BAS - Apoio à Docência

Curso de Especialização em Educação de Crianças e Pedagogia da Infância.

Participantes: Adriana Varani e Bianca de Morais Lima Garcia.

ÁREA DO PROJETO: BAS - aprimoramento técnico – Exatas

Ensinando Matemática na Educação Básica.

Participantes: Jefferson Monção da Silva, Sergio Apparecido Lorenzato, Victor Feitosa Marques de Oliveira.

ÁREA DO PROJETO: BAS - aprimoramento técnico – Humanas

A Internacionalização da Educação Superior no Brasil e em Países da América Latina, Portugal e Espanha.

Participantes: Elisabete Pereira e William Hirose.

Presença Indígena na Universidade.

Participantes: Alik Wunder e Caio Gusmão.

Projeto Políticas Públicas, Educação e Qualidade de Vida na Cidade.

Participantes: Debora Mazza e Wellynton Samuel Oliveira de Souza.

Estrutura de Sentimento Transatlântica: Apropriação e Tradução de R. Williams no Brasil e na Argentina.

Participantes: Alexandro Henrique Paixão, e Jéssica Lopes Rezende.

ÁREA DO PROJETO: BAS - Infância e Adolescência

Politicas para a Infância e para a Educação Infantil.

Participantes: Ana Beatriz da Costa Bezerra e Gabriela Tebet.

ÁREA DO PROJETO: BAS - Necessidades educacionais especializadas / Deficientes

Educomunicação.

Participantes: Henrique Wakimoto de Almeida, Ingrid de Souza, Lilian Cristine Ribeiro Nascimento, Rodrigo Gomes Pinto.

Informática na Educação de Crianças Surdas.

Participantes: Francisca Elisa Carvalho Rosa, Jéssica Emanuelle Silva, Lilian Cristine Ribeiro Nascimento.

Confira as fotos do evento