Juliana Marques Lourenço | Atualizado em 07/08/2023 - 17:12 Notícia

FE e Prefeitura de Monte Alto lançam curso de formação de dinamizadores ambientais para servidores públicos

Imagem: Assessoria Municipal da Prefeitura de Monte Alto.

Lançamento do curso de extensão “Formação de dinamizadores ambientais na administração pública”

Capacitação para os servidores públicos de Monte Alto, o curso “Formação de dinamizadores ambientais na administração pública”, foi oficialmente apresentado na tarde de quinta-feira, 27 de julho, em cerimônia no Cine-Teatro Municipal.

Idealizado pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, tem o objetivo de debater avanços na agenda de 2030 do ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), idealizados pela Organização das Nações Unidas (ONU).

São 17 os objetivos elencados pelo órgão, que abordam os principais desafios enfrentados pelas populações do Brasil e do mundo, dentre os quais incluem o combate à pobreza, à fome, o estímulo à proteção do meio ambiente, o acesso à saúde e à educação por todos, saneamento básico e água potável, dentre outros tópicos.

“Investir no funcionário é vital para qualquer gestão pública”, comentou o Dr. Carlos Ricardo Serrano, diretor de fiscalização do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo.

A Faculdade de Educação da Unicamp será a responsável por ministrar o curso que acontecerá, de forma gratuita, entre outubro de 2023 a março de 2024, com carga horária de 60 horas. Os encontros acontecerão quinzenalmente nos próprios locais de trabalho dos servidores.

Por sua vez, o Dr. Carlos Miguel da Silva Ribeiro, coordenador de extensão da Faculdade, ressaltou o pioneirismo do governo montealtense em promover o curso.

Finalizando, a prefeita Maria Helena Rettondini agradeceu a parceria com a Unicamp, reforçou seu compromisso de investir junto ao funcionalismo público e a importância do bem-estar da relação meio ambiente e humanidade.

Fonte: Portal da Prefeitura de Monte Alto.

A cerimônia de lançamento do curso contou com a participação das seguintes autoridades: Profa. Maria Helena Rettondini (Prefeita de Monte Alto), Donizete Morelli (Vereador Vice-Presidente da Câmara Municipal de Monte Alto), Carlos Ricardo Serrano (Diretor de Fiscalização - Tribunal de Contas do Estado de São Paulo), Prof. Me. Fábio Gabriel Nascibem (Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente) e Prof. Dr. Carlos Miguel da Silva Ribeiro (Coordenador de Extensão da Faculdade de Educação da Unicamp). Também estavam presentes, representando a equipe de trabalho do curso, os seguintes professores: Profa. Dra. Alessandra Aparecida Viveiro (coordenadora do Curso e docente da Faculdade de Educação da Unicamp), Profa. Dra. Maria Cristina de Senzi Zancul (por videoconferência), Prof. Dr. Alexandre Ferrari, Profa. Dra. Laís Goyos Pieroni, Prof. Dr. Pedro Neves da Rocha (por videoconferência), Profa. Rosa Helena Borghi, Profa. Me. Rosimari Ruy (por videoconferência). 

Durante a visita ao município, Miguel Ribeiro também concedeu uma entrevista a um Programa da Rádio Cultura da cidade (Clique aqui para assistir, a partir de 42 min).