Fabiana Alves | Atualizado em 11/12/2020 - 07:58 Notícia

III Jornada Político-Pedagógica Paulo Freire celebra cinquentenário dos manuscritos do livro “Pedagogia do Oprimido”

No último dia 09 de outubro, foi realizado na Faculdade de Educação da Unicamp, para celebrar os 50 anos dos manuscritos do livro “Pedagogia do Oprimido”, a III Jornada Político-Pedagógica Paulo Freire.

Durante o evento, que contou com a participação das docentes da FE, Profª Drª. Debora Mazza, Profª Drª Nilma I. Spigolon e Profª Drª. Marli P. Ancassuerd, e também da Profa. Dra. Camila Lima Coimbra (FACED/UFU) e do Prof. Dr. Ladislau Dowbor (PUC-SP), foram doadas Cartilhas de Alfabetização de Adultos (reprodução) de São Tomé e Príncipe e Cabo Verde, elaboradas por Paulo Freire, Elza Freire e a equipe do IDAC.

Na ocasião o economista e Prof. Dr. Ladislau Dowbor promoveu o lançamento do seu mais recente livro “A era do capital improdutivo – A nova arquitetura do poder: dominação financeira, sequestro da democracia e destruição do planeta", que resume um conjunto de pesquisas sobre o processo de financeirização no planeta e no Brasil.

Para Dowbor, é necessário resgatar Paulo Freire por várias razões, que vão desde os valores, como em termos sociais, políticos e econômicos, e a visão de respeito às pessoas e da redução das desigualdades através do conhecimento.

 “Da mesma forma que em outros tempos o problema central era a alfabetização, hoje essa perda de rumos que a gente sente no país está muito ligada à incompreensão por parte do grosso da população de como ela está sendo explorada por mecanismos financeiros. De certa maneira é a contribuição do economista à mensagem de Paulo Freire”, conclui Ladislau Dowbor.

Confira a Entrevista do Prof. Dr. Ladislau Dowbor clicando aqui.