Lucas Ferreira | Atualizado em 18/10/2022 - 13:55 Notícia

Pesquisa em Educação contribui na temática de livro infantojuvenil que será lançado este mês

Por Ana Lucia P. de Camargo

O novo lançamento da Editora Adonis é sobre um menino curioso, pode-se até dizer um pequeno cientista, capaz de criar confusão com as explicações vindas de sua imaginação. Escrito por Ana Lúcia P. de Camargo, doutoranda da Faculdade de Edcuação da UNICAMP e orientanda da profa. Dra. Orly Zucatto Mantovani de Assis, e ilustrado por Paulo R. Masserani, o livro "O menino Artur: há explicação para tudo"; será lançado em Adonópolis, no sábado (22), às 14 horas, e no domingo (23), às 10 horas. O trabalho integra a “Coleção Três Meninos”. Para a participação nos eventos realizados no espaço literário da editora, é necessária a inscrição antecipada e gratuita no site www.adonopolis.com.br.

Por meio da literatura infantojuvenil e da contribuição das pesquisas que a autora realiza na área de Educação, a coleção visa ajudar pais e filhos a construírem estruturas infralógicas, que tratam das noções de espaço, tempo e causa e que são adquiridas em brincadeiras e experiências com o mundo real, através dos meios físico e social. “O menino Artur conhece as coisas pelo que ele vê e sente, baseado na intuição, e não em um raciocínio lógico. Mas isso
ocorre por falta de estímulo para essa noção de causa, e não por alguma deficiência. A criança precisa ser inserida no mundo real”, explica.

Ê menino que precisa de explicação para tudo! Artur é um menino muito curioso, pode-se dizer que é um pequeno cientista, mas acontece que toda explicação vinha da sua imaginação. E por causa disso, ele criava muita confusão. Quanta imaginação tem esse menino! Mas, como ele é muito esperto começou a perceber que só a imaginação não servia de explicação. Então, procurou ajuda com sua professora, colegas e amigos para que juntos buscassem uma solução. E você, quer participar dessa investigação?

A “Coleção Três Meninos” conta com mais dois títulos: “O menino Rafael”, que mostra a importância da criança poder participar do planejamento de sua rotina, junto aos pais, que já foi lançado; e “O menino Felipe”, que possui uma rotina que o impede de brincar. Os livros acompanham suplementos destinados aos pais e apresentam atividades que podem ser trabalhadas em família.

Sobre a autora
Pedagoga e especialista em relações interpessoais, Ana Lucia P. de Camargo possui Mestrado em Educação pela Unicamp.
Atualmente, é doutoranda pela Faculdade de Educação e vinculada ao grupo de pesquisa LPG - Laboratório de Psicologia Genética.

Lançamento do livro “O menino Artur: há explicação para tudo”
Sábado (22), às 14 horas
Domingo (23), às 10 horas
Adonópolis: Rua José Bonifácio, 174 – Americana
www.adonopolis.com.br