tmarin | Atualizado em 11/12/2020 - 07:58 Notícia

Práticas escolares debatidas em evento da FE

[Do Portal da Unicamp - Autor: Thais Marin | Fotos: Antoninho Perri | Edição de imagem: André Vieira]

Até sexta-feira (28), a Unicamp recebe o seminário Fala Outra Escola, promovido pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada (Gepec) da Faculdade de Educação (FE). Em sua oitava edição, o seminário traz como tema “Re-existir nas pluralidades do cotidiano” e reúne professores e outros profissionais da educação para o diálogo sobre os conhecimentos e saberes construídos no dia a dia das escolas. “Compartilhar nossos conhecimentos e saberes nos enriquece e cria outros horizontes de possibilidades na construção de um cotidiano mais humano, democrático, igualitário e respeitoso”, explicou Guilherme Prado, coordenador do evento, durante a sessão de abertura do seminário nesta terça-feira (25) no salão nobre da faculdade.

Também participaram da mesa de abertura os professores Marcelo Knobel, reitor da Unicamp; Dirce Zan, diretora da FE; e Inês Bragança, professora da FE e organizadora do evento. Dirce Zan, que acompanhou a montagem da primeira edição do evento quando ainda era estudante da FE, enfatizou a importância do seminário ao possibilitar que a escola e suas práticas sejam apresentadas à Universidade. “Nós, pesquisadores da educação, sabemos o quanto o cotidiano escolar é um espaço extremamente potente e necessário de criatividade e investimento, mais do que nunca hoje. É olhando para o trabalho diário do professor junto aos alunos, às famílias, à gestão das escolas que podemos construir uma escola mais digna, que contribua para uma sociedade mais justa. Precisamos reencantar esse sentimento em todos nós, e (re)existir é fundamental para isso”, comentou.

O 8º Seminário Fala Outra Escola conta com 211 trabalhos a serem apresentados nas sessões de diálogo e 18 rodas de conversa. Também compõe sua programação a mostra artística “Ocupações plurais”, que reúne 27 trabalhos sobre o diálogo entre professores e profissionais da escola com estudantes. Confira a programação completa do seminário.

Aecsse a notícia no Portal da Unicamp.