Renata Seta | Atualizado em 20/07/2022 - 15:27 Notícia

Professoras da Faculdade de Educação da Unicamp organizam livro oriundo de pesquisa sobre a reforma do Ensino Médio no Estado de São Paulo

O livro digital tem a intenção de socializar os primeiros resultados da pesquisa, intitulada "A Reforma do Ensino Médio em São Paulo", realizada como parte da pesquisa da Rede Nacional EMpesquisa, com o objetivo de acompanhar o processo de implementação da reforma do Ensino Médio nos diferentes estados do Brasil.

Coordenado pelas professoras Nora Krawczyk e Dirce Zan, em São Paulo, a partir de um grupo constituído por pesquisadores, começaram a pesquisa. O processo de reforma do Ensino Médio no Brasil, que se iniciou com a Medida Provisória do governo Temer e se consolidou com a Lei 13415/20171 e tem produzido diferentes ações do poder público e das instituições escolares para adequar seus sistemas às novas orientações.

As ações governamentais nos níveis federal e estadual, ao mesmo tempo em que inauguram novas tensões e disputas por diferentes projetos para a educação, se mostram alinhadas às orientações neoliberais que têm impactado a política educacional brasileira desde o final do século XX.

A diferença em relação às reformas anteriores é que desta vez as escolas sofrerão uma significativa alteração na sua vida escolar, ecoando na experiência estudantil e na organização do trabalho docente.

Por outro lado, as mudanças nos fazem refletir sobre a possibilidade de construir uma rede fortemente diversificada, com a criação de uma realidade virtual para a gestão, através de plataformas digitais, e com uma significativa padronização pedagógica, orientada por instituições e fundações privadas, o que poderá resultar no aprofundamento das desigualdades educacionais e sociais.

Os objetivos da pesquisa nos primeiros anos foi compreender como vem ocorrendo a reforma no caso de São Paulo, nas suas diferentes redes públicas: rede regular, Instituto Técnico Federal e rede do Centro Paula Souza, uma autarquia do governo com tradição na formação técnica e profissional em níveis médio e superior.

São Paulo foi o primeiro estado a iniciar a reforma de Ensino Médio, com os Programas Novotec e Inova Educação e a ampliação das escolas de tempo integral.

O livro "A Reforma do Ensino Médio em São Paulo: a continuidade do projeto neoliberal" compõe-se de quatro artigos e uma entrevista.

Para acessar a obra gratuitamente, clique aqui.

A reforma do ensino médio em São Paulo [recurso eletrônico]: a continuidade do projeto neoliberal / organização Nora Krawczyk, Dirce Zan; autores Ana Beatriz Gasquez Porelli... [et al.]. - 1. ed. - Belo Horizonte [MG]: Fino Traço, 2022. 195 p. – ebook; ISBN 978-85-8054-491-6 (recurso eletrônico)