Eduardo Freitas | Atualizado em 01/06/2022 - 10:56 Notícia

Realizações da TIC-FE no combate ao novo coronavírus

Em meio à pandemia imposta pelo novo coronavírus (SARS-COV-2), a sociedade teve que readaptar-se quanto à dinâmica social para atender às medidas sanitárias e evitar o contágio pelo novo vírus. Na TIC-FE não foi diferente e, desde o início da pandemia, o setor adotou uma série de medidas com o intuito tornar os espaços físicos mais seguros e oferecer suporte técnico necessário no contexto remoto. 

 

Protocolos sanitários nos espaços físicos  

Devido à necessidade de evitar aglomerações, a TIC-FE adotou providências que mantivessem o distanciamento mínimo necessário. Para tal, reduziu o número de computadores — de 42 para 33 — nos salões do laboratório de modo que o distanciamento estivesse garantido entre as pessoas; dividiu a sala de atendimento em duas para evitar proximidade física e espera no corredor; adotou sinalização informando acerca dos cuidados com o vírus e disponibilizou, em vários pontos, álcool em gel para higienização

Imagens: Medidas sanitárias adotadas pela TIC-FE.

 

MonLab: software desenvolvido para monitorar a ocupação do Laboratório de Informática  

Diante da preocupação com a quantidade de usuários presentes no laboratório de informática, a equipe desenvolveu um software capaz de realizar um monitoramento em tempo real da quantidade de computadores que estão sendo utilizados em um determinado momento, a fim dos usuários evitarem o espaço quando ele estiver com um nível de ocupação alto. O programa está conectado aos 33 computadores localizados no laboratório e consegue verificar quando um está sendo usado, dispondo de um intervalo de atualização de aproximadamente 2 minutos. O nível de ocupação pode ser visualizado no site da FE (https://www.fe.unicamp.br/lab-informatica/) ou nos espaços físicos da faculdade, sendo a interface transmitida ao vivo em televisões localizadas na entrada e no Anexo 1. 

Imagens: Interface do software e TV’s onde são transmitidas.

 

Software para cálculo de estudantes por sala  

As salas de aulas possuem um potencial de contaminação em razão da alta quantidade de alunos inseridos num mesmo espaço, vislumbrado isso, a equipe da TIC-FE desenvolveu um software cuja função é calcular a quantidade de estudantes que podem estar numa sala de aula desde que esteja respeitando as orientações de distanciamento social. O sistema funciona de forma que, fornecendo a largura e a profundidade de uma sala, ajustando as definições de espaço reservado ao estudante e ao docente, e considerando o distanciamento social, será informada a quantidade máxima permitida de alunos acompanhada de um gráfico que dispõe sobre os lugares que as cadeiras ocuparão. No momento, todas as salas da Faculdade de Educação e do COTIL estão pré-configuradas, o que facilita o cálculo. Qualquer unidade da UNICAMP poderá solicitar a incorporação das dimensões de suas respectivas salas para a operação do cálculo. Vale ressaltar que a ação contempla o plano de retomada das atividades presenciais da universidade, como consta na Cartilha Covid-19.  

Imagem: Interface do programa.

 

Migração de dados de armazenamento em rede para nuvem  

Com a paralisação das atividades presenciais da universidade, o retorno remoto se tornou uma alternativa para a continuidade das atividades acadêmicas da instituição. Contudo, alguns recursos estavam apenas disponíveis na rede interna, o que impossibilitava o acesso a eles. Em virtude disso, houve esforços da equipe para que dados fossem transferidos para a nuvem, tornando-os acessíveis novamente e, assim, dando prosseguimento às ações da faculdade.