Giovanna da Costa Romaro | Atualizado em 30/08/2022 - 10:21 Agenda

Local:
Google Meet
Convidados:
  • Profa. Dra. Maria Nizete de Azevedo (Unifesp)
Mediadores:
  • Profa. Dra. Ana Luiza Bustamante Smolka (FE/Unicamp)
Objetivo do evento:
Apresentação do Relatório Final do Projeto de Pós-doutoramento de Maria Nizete de Azevedo, intitulado “Atividade criadora coletiva de professoras que ensinam ciências nos anos iniciais: o coletivo como unidade de resistência do trabalho docente”.
Público alvo:
Docentes, estudantes de pós-graduação e graduação de grupos de pesquisa interessados no tema
Período de inscrição:

Evento online e gratuito.

É necessário se inscrever e preencher a lista de presença durante o evento, para ter direito ao certificado de participação.

Carga horária: 2 horas

O projeto desenvolvido no estágio de pós-doutoramento discute sobre processos imaginativos e criadores de professoras dos anos iniciais de escolarização, em um contexto que abrange o trabalho docente de professoras de uma escola envolvida em um projeto de parceria colaborativa universidade/escola. A análise de atividades de ensino evidenciou o coletivo como unidade de resistência, no qual a imaginação de cada professora é, ao mesmo tempo, por ele sustentada e fonte de criação coletiva. Os resultados levam à defesa de que ações colaborativas entre docentes as convidam para a atividade de imaginação e criação. Nesta apresentação apontaremos algumas das reflexões de natureza teórica e analítica aportadas ao desenvolvimento do projeto pelo diálogo com os estudos e pela participação nas atividades do Grupo de Pesquisa Pensamento e Linguagem, da Unicamp, durante o estágio pós-doutoral.

Realização:
  • GPPL – Grupo de Pesquisa Pensamento e Linguagem