1. Competência para trabalhar com o método clínico crítico utilizado em Psicologia Genética a fim de capacitá-los a diagnosticar a estrutura de pensamento subjacente ao comportamento do sujeito.
2. Proporcionar aos alunos a oportunidade de planejar, realizar e relatar experimentos com o método clínico crítico.
3. Analisar relatos pesquisas em que foi utilizado método clínico crítico.
EVENTO PAGO e HÍBRIDO – Online e presencial.
Pré-requisito: NÍVEL MÉDIO COMPLETO.
Investimento:
- R$ 180,00 à vista no boleto bancário
- 3 parcelas de R$ 60,00 no cartão de crédito
Estudantes da pedagogia da Faculdade de Educação da Unicamp terão isenção de pagamento.
Quantidade de alunos: Mínimo de 08 e máximo de 25 alunos matriculados.
A partir dos quadros epistemológicos definidos por Jean Piaget e no prolongamento de seu próprio sistema e à luz dos conhecimentos atuais sobre a interação “sujeito-meio”, delinear novas perspectivas para a pesquisa e a prática da Psicologia que, de pluridisciplinar, se verá obrigada, a fim de perceber o sujeito em sua especificidade, a criar um novo campo de pesquisa transdisciplinar, fundando, enfim, a ciência do sujeito.
CRONOGRAMA
de 28 de agosto de 2023 a 30 de outubro de 2023 (todas as segundas-feiras), das 19h às 22h.
AULAS ONLINE |
AULAS PRESENCIAIS Atividades práticas |
28 DE AGOSTO |
02 DE OUTUBRO |
04 DE SETEMBRO |
09 DE OUTUBRO |
11 DE SETEMBRO |
16 DE OUTUBRO |
18 DE SETEMBRO |
23 DE OUTUBRO |
25 DE SETEMBRO |
30 DE OUTUBRO |
Conteúdo Programático:
O estudo sobre a avaliação do desenvolvimento cognitivo e a construção das estruturas da inteligência – proporcionados pela utilização do método clínico critico piagetiano pretende abranger os seguintes tópicos:
- Fundamentos epistemológicos da teoria de Jean Piaget;
- Lições da experiência e observação;
- Figuratividade;
- Operatividade;
- Diagnóstico e Intervenção Psicopedagógica Cognitiva;
- Elementos do Diagnóstico;
- O Método Clínico;
- O exame operatório: um método de diagnóstico;
- Utilização das informações recolhidas;
- Elementos da intervenção Psicopedagógica;
- Procedimentos extraídos da psicologia cognitiva.
Metodologia:
- Aulas expositivas seguidas de debates;
- Leituras individuais e em grupos.
Referências Bibliográficas:
DELVAL, J. Introdução À Prática Do Método Clínico: Descobrindo O Pensamento Das Crianças. Porto Alegre: Editora ARTMED, Brasil, 2002.
DOLLE, Jean Marie. Essas crianças que não aprendem. Ed. Vozes, 6ª ed. 2004.
MANTOVANI de ASSIS, Orly Zucatto. A solicitação do meio e a construção das estruturas lógicas elementares na criança. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, 1976.
______________PROEPRE Fundamentos Teóricos da Educação Infantil. Campinas: Book Editora, 2013a.
______________PROEPRE Fundamentos Teóricos para o Ensino Fundamental. Campinas: Book Editora, 2013b.
PIAGET, Jean. Fazer e compreender. São Paulo: EDUSP/Melhoramentos, 1974/1978.
___________Seis estudos da psicologia. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1974/1994.
PIAGET, J. A representação do mundo na criança. Tradução: Adail Ubirajara Sobral. Porto Alegre: Ideias & Letras, 1926.
VINH- BANG. La méthode clinique et la recherche en psychologie de l’enfant. In: F. Bresson & M. Montmollin (Orgs.), Psychologie et épistémologie génétiques. Thèmes piagétiens. Paris: Dunod, pp. 67-81, 1966.
- LPG - Laboratório de Psicologia Genética
- Daniela Borges da Silva Melo
- Orly Zucatto Mantovani de Assis