Giovanna da Costa Romaro | Atualizado em 11/10/2023 - 09:16 Agenda

II Seminário de Avaliação Psicogenética: Contribuições da teoria de Jean Piaget para o diagnóstico do desenvolvimento cognitivo

Tipo:
Data:
16/10/2023 - 19:00 a 30/10/2023 - 22:00
Local:
Faculdade de Educação da Unicamp
Objetivo do evento:
Proporcionar aos participantes a oportunidade de:
1. Competência para trabalhar com o método clínico crítico utilizado em Psicologia Genética a fim de capacitá-los a diagnosticar a estrutura de pensamento subjacente ao comportamento do sujeito.
2. Proporcionar aos alunos a oportunidade de planejar, realizar e relatar experimentos com o método clínico crítico.
3. Analisar relatos pesquisas em que foi utilizado método clínico crítico.
Público alvo:
profissionais que atuam na Educação Básica, Pedagogos, Psicopedagogos, alunos de Graduação e de Pós-graduação, e demais profissionais interessados no tema.
Período de inscrição:

EVENTO PAGO e HÍBRIDO – Online e presencial.

Pré-requisito: NÍVEL MÉDIO COMPLETO.

Investimento:

• R$ 180,00 à vista no boleto bancário
  • 3 parcelas de R$ 60,00 no cartão de crédito

Estudantes da pedagogia da Faculdade de Educação da Unicamp terão isenção de pagamento.

Quantidade de alunos: Mínimo de 08 e máximo de 25 alunos matriculados.

A partir dos quadros epistemológicos definidos por Jean Piaget e no prolongamento de seu próprio sistema e à luz dos conhecimentos atuais sobre a interação “sujeito-meio”, delinear novas perspectivas para a pesquisa e a prática da Psicologia que, de pluridisciplinar, se verá obrigada, a fim de perceber o sujeito em sua especificidade, a criar um novo campo de pesquisa transdisciplinar, fundando, enfim, a ciência do sujeito.

CRONOGRAMA

de 28 de agosto de 2023 a 30 de outubro de 2023 (todas as segundas-feiras), das 19h às 22h.

AULAS ONLINE

AULAS PRESENCIAIS

Atividades práticas

28 DE AGOSTO

02 DE OUTUBRO

04 DE SETEMBRO

09 DE OUTUBRO

11 DE SETEMBRO

16  DE OUTUBRO

18  DE SETEMBRO

23  DE OUTUBRO

25 DE SETEMBRO

30  DE OUTUBRO

Conteúdo Programático:

O estudo sobre a avaliação do desenvolvimento cognitivo e a construção das estruturas da inteligência – proporcionados pela utilização do método clínico critico piagetiano pretende abranger os seguintes tópicos:

1. Fundamentos epistemológicos da teoria de Jean Piaget;
  2. Lições da experiência e observação;
  3. Figuratividade;
  4. Operatividade;
  5. Diagnóstico e Intervenção Psicopedagógica Cognitiva;
  6. Elementos do Diagnóstico;
  7. O Método Clínico;
  8. O exame operatório: um método de diagnóstico;
  9. Utilização das informações recolhidas;
  10. Elementos da intervenção Psicopedagógica;
  11. Procedimentos extraídos da psicologia cognitiva.

Metodologia:

• Aulas expositivas seguidas de debates;
  • Leituras individuais e em grupos.

Referências Bibliográficas:

DELVAL, J. Introdução À Prática Do Método Clínico: Descobrindo O Pensamento Das Crianças. Porto Alegre: Editora ARTMED, Brasil, 2002.

DOLLE, Jean Marie. Essas crianças que não aprendem. Ed. Vozes, 6ª ed. 2004.

MANTOVANI de ASSIS, Orly Zucatto. A solicitação do meio e a construção das estruturas lógicas elementares na criança. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, 1976.

______________PROEPRE Fundamentos Teóricos da Educação Infantil. Campinas: Book Editora, 2013a.

______________PROEPRE Fundamentos Teóricos para o Ensino Fundamental. Campinas: Book Editora, 2013b.

PIAGET, Jean. Fazer e compreender. São Paulo: EDUSP/Melhoramentos, 1974/1978.

___________Seis estudos da psicologia. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1974/1994.

PIAGET, J. A representação do mundo na criança. Tradução: Adail Ubirajara Sobral. Porto Alegre: Ideias & Letras, 1926.

VINH- BANG. La méthode clinique et la recherche en psychologie de l’enfant. In: F. Bresson & M. Montmollin (Orgs.), Psychologie et épistémologie génétiques. Thèmes piagétiens. Paris: Dunod, pp. 67-81, 1966.

Realização:
  • LPG - Laboratório de Psicologia Genética