- Andréa Patapoff Dal Coleto
- Ana Lúcia P. de Camargo
- Édison Manoel da Silva
- Daniela Borges da Silva Melo
- Leonardo Crevelário de S. Carvalho
- Carolina Pasquim Ribeiro
Inscrições gratuitas.
Inscrições esgotadas.
Serão oferecidas 04 oficinas, uma por dia das 19h30 às 21h30, sendo possível se inscrever em quantas quiser.
É necessário se inscrever na oficina desejada para receber o link de acesso e preencher a lista de presença para ter direito ao certificado da mesma.
Programação
21 de fevereiro – Segunda-feira
Das 19h30 às 21h30 - Oficina 1: Apresentação PROEPRE
- Dra. Orly Zucatto Mantovani de Assis
- Profa. Dra. Andréa Patapoff Dal Coleto
- Doutoranda Ana Lúcia P. de Camargo Meneghel
- Prof. Édison Manoel da Silva
- Doutoranda Daniela Borges da Silva Melo
- Doutorando Leonardo Crevelário de S. Carvalho
- Doutoranda Carolina Pasquim Ribeiro
Programa de Educação Infantil e Ensino Fundamental, criado por Mantovani de Assis, a partir de sua tese de doutoramento (1976), fundamentada na teoria de Jean Piaget. O PROEPRE, há mais de 40 anos, vem promovendo a formação teórico-prática de professores de vários estados brasileiros, visando capacitá-los para um trabalho pedagógico, que favoreça o desenvolvimento global da criança em seus aspectos: afetivo, físico, social e cognitivo.
Esperamos que este encontro proporcione entendimento inicial dos pressupostos e objetivos do PROEPRE.
22 de fevereiro – Terça-Feira
Das 19h30 às 21h30 - Oficina 2: O papel do professor na construção de relação éticas na escola
- Doutoranda Ana Lúcia P. de Camargo Meneghel- LPG/FE/UNICAMP
- Prof. Édison Manoel da Silva - LPG/FE/UNICAMP
Desde muito pequenas as crianças vivenciam situações e experiências, que contribuem para a sua formação moral. Esta oficina pretende apresentar propostas, sugeridas pelo PROEPRE, que contribuem para a construção de uma convivência ética na escola.
23 de fevereiro – Quarta-feira
Das 19h30 às 21h30 - Oficina 3: A atualidade da teoria de Jean Piaget. Contribuições das neurociências
- Doutoranda Daniela Borges da Silva Melo
- Doutorando Leonardo Crevelário de S. Carvalho
A Neurociência nos aponta, por meio de seus estudos, que o desenvolvimento do cérebro decorre da integração entre o corpo e o meio em que os indivíduos estão inseridos. Suas contribuições para o desenvolvimento cognitivo trazem clareza e precisão para estudos oriundos do século passado. Nesse sentido, também em seus estudos, Jean Piaget sempre considerou a maturação do sistema nervoso uma condição necessária, embora não suficiente, do desenvolvimento cognitivo. Tais afirmações trazem à tona possíveis convergências entre os estudos neurocientíficos a respeito do desenvolvimento e os estudos em Psicologia Genética do psicólogo e biólogo Jean Piaget. Neste sentido, o minicurso "A atualidade da teoria de Jean Piaget: Contribuições das neurociências" tem como principal objetivo pontuar importantes conexões entre as Neurociências e a teoria psicogenética de Jean Piaget, na qual o PROEPRE se fundamenta.
24 de fevereiro de 2022 – Quinta-feira
Das 19h30 às 21h30 - Oficina 4: Experiências para o Desenvolvimento
- Profa. Dra. Andréa Patapoff Dal Coleto - LPG/FE/UNICAMP
Considerando que as crianças são sujeitos ativos, pensantes, com capacidades e amplas possibilidades de se desenvolver em interação com seu ambiente e que os processos de desenvolvimento se inter-relacionam e se influenciam mutuamente, você está convidado a refletir sobre a relação entre experiência e simples atividades que poderão ajudá-los a compreender como organizar propostas enriquecedoras de sentido, em que as crianças e os alunos participem ativamente dos processos de descobertas e invenções. Esperamos que este encontro contribua com a formação dos profissionais que desenvolvem experiências com crianças e alunos e possa também ampliar o seu conhecimento e enriquecer sua prática, de acordo com os princípios pedagógicos do PROEPRE.
- LPG - Laboratório de Psicologia Genética
- Faculdade de Educação/Unicamp
- Orly Zucatto Mantovani de Assis