Giovanna da Costa Romaro | Atualizado em 18/02/2022 - 18:09 Agenda

PROEPRE em ação

Tipo:
Seminário
Data:
21/02/2022 - 19:30 a 24/02/2022 - 21:30
Local:
Zoom
Convidados:
  • Andréa Patapoff Dal Coleto
  • Ana Lúcia P. de Camargo
  • Édison Manoel da Silva
  • Daniela Borges da Silva Melo
  • Leonardo Crevelário de S. Carvalho
  • Carolina Pasquim Ribeiro
Objetivo do evento:
As Oficinas e Minicursos são voltados para Educação Infantil e Ensino Fundamental com o objetivo de proporcionar um espaço de vivências e reflexões em sala de aula.
Público alvo:
profissionais da educação que atuam em todos os graus de ensino, psicopedagogos, psicólogos, alunos de graduação e pós-graduação.
Período de inscrição:
a

Inscrições gratuitas.

Inscrições esgotadas. 

Serão oferecidas 04 oficinas, uma por dia das 19h30 às 21h30, sendo possível se inscrever em quantas quiser. 

É necessário se inscrever na oficina desejada para receber o link de acesso e preencher a lista de presença para ter direito ao certificado da mesma.

 

Programação

21 de fevereiro – Segunda-feira

Das 19h30 às 21h30 - Oficina 1: Apresentação PROEPRE

  • Dra. Orly Zucatto Mantovani de Assis
  • Profa. Dra. Andréa Patapoff Dal Coleto
  • Doutoranda Ana Lúcia P. de Camargo Meneghel
  • Prof. Édison Manoel da Silva
  • Doutoranda Daniela Borges da Silva Melo
  • Doutorando Leonardo Crevelário de S. Carvalho
  • Doutoranda Carolina Pasquim Ribeiro

Programa de Educação Infantil e Ensino Fundamental, criado por Mantovani de Assis, a partir de sua tese de doutoramento (1976), fundamentada na teoria de Jean Piaget. O PROEPRE, há mais de 40 anos, vem promovendo a formação teórico-prática de professores de vários estados brasileiros, visando capacitá-los para um trabalho pedagógico, que favoreça o desenvolvimento global da criança em seus aspectos: afetivo, físico, social e cognitivo.
Esperamos que este encontro proporcione entendimento inicial dos pressupostos e objetivos do PROEPRE.

22 de fevereiro – Terça-Feira

Das 19h30 às 21h30 - Oficina 2: O papel do professor na construção de relação éticas na escola

  • Doutoranda Ana Lúcia P. de Camargo Meneghel- LPG/FE/UNICAMP
  • Prof. Édison Manoel da Silva - LPG/FE/UNICAMP

Desde muito pequenas as crianças vivenciam situações e experiências, que contribuem para a sua formação moral. Esta oficina pretende apresentar propostas, sugeridas pelo PROEPRE, que contribuem para a construção de uma convivência ética na escola.

23 de fevereiro – Quarta-feira

Das 19h30 às 21h30 - Oficina 3: A atualidade da teoria de Jean Piaget. Contribuições das neurociências

  • Doutoranda Daniela Borges da Silva Melo
  • Doutorando Leonardo Crevelário de S. Carvalho

A Neurociência nos aponta, por meio de seus estudos, que o desenvolvimento do cérebro decorre da integração entre o corpo e o meio em que os indivíduos estão inseridos. Suas contribuições para o desenvolvimento cognitivo trazem clareza e precisão para estudos oriundos do século passado. Nesse sentido, também em seus estudos, Jean Piaget sempre considerou a maturação do sistema nervoso uma condição necessária, embora não suficiente, do desenvolvimento cognitivo. Tais afirmações trazem à tona possíveis convergências entre os estudos neurocientíficos a respeito do desenvolvimento e os estudos em Psicologia Genética do psicólogo e biólogo Jean Piaget. Neste sentido, o minicurso "A atualidade da teoria de Jean Piaget: Contribuições das neurociências" tem como principal objetivo pontuar importantes conexões entre as Neurociências e a teoria psicogenética de Jean Piaget, na qual o PROEPRE se fundamenta.

24 de fevereiro de 2022 – Quinta-feira

Das 19h30 às 21h30 - Oficina 4: Experiências para o Desenvolvimento

  • Profa. Dra. Andréa Patapoff Dal Coleto - LPG/FE/UNICAMP

Considerando que as crianças são sujeitos ativos, pensantes, com capacidades e amplas possibilidades de se desenvolver em interação com seu ambiente e que os processos de desenvolvimento se inter-relacionam e se influenciam mutuamente, você está convidado a refletir sobre a relação entre experiência e simples atividades que poderão ajudá-los a compreender como organizar propostas enriquecedoras de sentido, em que as crianças e os alunos participem ativamente dos processos de descobertas e invenções. Esperamos que este encontro contribua com a formação dos profissionais que desenvolvem experiências com crianças e alunos e possa também ampliar o seu conhecimento e enriquecer sua prática, de acordo com os princípios pedagógicos do PROEPRE.

 

Realização:
  • LPG - Laboratório de Psicologia Genética
Apoio:
  • Faculdade de Educação/Unicamp
Responsáveis:
  • Orly Zucatto Mantovani de Assis