Ver todas as publicações
Prof. Ronaldo Alexandrino | Atualizado em 30/11/2021 - 11:12 FE Publica

Caminhos da formação de professoras

 

A primeira live da série “Educação & Psicologia: divulgando o conhecimento científico” intitulada “Caminhos da formação de professoras” discute as teses concluídas de doutorado das pesquisadoras Tamyris Bonilha Garnica / Unicamp (Representações sociais de professores sobre as “Dificuldades de aprendizagem”: efeitos de um processo de intervenção) e Soraya Cunha Couto Vital / UFMS (Formação continuada de professores: uma análise a partir das bases teórico-metodológicas das propostas formativas). A discussão é problematizada pelo Prof. Ronaldo Alexandrino considerando a possibilidade de diálogo em ambos os estudos.

A série “Educação & Psicologia: divulgando o conhecimento científico” faz parte do Projeto de pós-doutorado do pesquisador Ronaldo Alexandrino discute, semanalmente às sextas-feiras de agosto à novembro de 2021, duas pesquisas produzidas em dois grupos de pesquisa, o GEPPE / UFMS e o DiS/Unicamp, sob orientação das professoras Sônia da Cunha Urt e Ângela Soligo, respectivamente, com o objetivo de explicitar e dar visibilidade em pesquisas voltadas para a área de pesquisa em Psicologia e Educação.

Live transmitida em 18/08/2021

 

o link: https://youtu.be/eddOqAH1Uc8

Informações das participantes:

Tamyris Proença Bonilha Garnica
Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, cursou graduação em Pedagogia na Universidade Estadual de Campinas. Atuou no Ensino Superior como pesquisadora, professora e assessora pedagógica. Na educação básica, exerceu função de docente, diretora de ensino e consultora pedagógica. Durante o período que atuou na docência da educação básica, participou de projetos relacionados à gestão e à orientação pedagógica. Desenvolve pesquisas relacionadas à educação, docência e formação de professores, com ênfase em Psicologia Social. Atualmente, atua como Professora do Ensino Básico Técnico e Tecnológico, área de Educação, no Instituto Federal de São Paulo - Campus Avaré.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9257946096715734
Tese de doutorado: http://repositorio.unicamp.br/jspui/h...

Soraya Cunha Couto Vidal
Doutora em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Mestre em Psicologia -Psicologia e Processos Educativos, pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Membro do GEPPE - Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia e Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Possui graduação em Letras - Português, Inglês e Respectivas Literaturas, pela Universidade Anhanguera Uniderp, e graduação em Pedagogia pela UNAES - Faculdade de Campo Grande. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Psicologia Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: oratória, educação integral, violência escolar e formação de professores.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9148635320968031
Orcid: https://orcid.org/0000-0001-5716-5605