Ver todas as publicações
| Atualizado em 01/10/2021 - 10:09 FE Publica

Como contar o tempo

CURTA-METRAGEM POÉTICO RETRATA A PERCEPÇÃO DE TEMPO NA PANDEMIA DO BRASIL

Poema-documentário que aborda a percepção de passagem do tempo afetada pela pandemia de COVID-19, no contexto brasileiro, é resultado das produções realizadas pelo programa Funciona Cultura, da Unicamp.

No último dia 08 de abril, a 1ª Mostra Funciona Cultura da Unicamp estreou o curta-metragem “Como contar o tempo”, relato documental e poético sobre a percepção da passagem do tempo no primeiro ano de pandemia no Brasil. O filme, escrito e dirigido pela produtora Giovanna Romaro, é resultado do programa Funciona Cultura, que promoveu oficinas culturais e selecionou, por meio de convocatória, projetos de servidores da Unicamp interessados em compor a mostra pública e online.  

Como contar o tempo (Dir. Giovanna Romaro, Brasil, 2021, 17 min, 14 anos) é um poema-documentário que explora diferentes linguagens artísticas, através da estética de colagem audiovisual, para refletir sobre os efeitos da pandemia de COVID-19 na percepção da passagem do tempo, misturando as vivências do trabalho remoto junto ao cotidiano doméstico. Adicionalmente, o curta-metragem traz de maneira subjetiva impressões sobre a condução de medidas de enfrentamento à pandemia pelo governo federal brasileiro — ou a falta destas medidas

O curta-metragem foi realizado em uma colaboração coletiva entre a produtora Giovanna Romaro, a atriz Vanessa Petroncari, o músico Vitor Zago e a designer Melina Menconi. A partir do poema “Que dia é hoje?” de Giovanna, os demais artistas trabalharam na criação poética em suas próprias linguagens para compor o curta-metragem em uma estética de colagem, partindo do pressuposto de uma poesia expandida para o som, a imagem e a performance. 

Sem nenhum encontro presencial, o curta-metragem foi produzido remotamente pelos quatro artistas, residentes em quatro cidades diferentes entre dois países, enfrentando a dificuldade do isolamento social, distância e diferença de fuso horário. 

O conceito de colagem visual também foi transposto para o som do filme, que intercalou a narração de Vanessa Petroncari, junto a discursos oficiais do Presidente da República e outros ruídos sonoros presentes no cotidiano do trabalho remoto, além da trilha, composta pelo percussionista Vitor Zago especialmente para o filme. Paralelamente, Melina Menconi explorou as possibilidades de uso dos vídeos e fotografias captados por Giovanna Romaro em sua casa, entrelaçando a outros recortes e referências de bancos de imagens para compor a narrativa.

 

A linguagem poética e a estética de colagem atravessam o filme, de maneira experimental, brincando com o documental e o artístico para narrar um ano de pandemia no Brasil, sem perder de vista a crítica à falta de políticas de enfrentamento da pandemia pelo governo federal brasileiro.

 

FICHA TÉCNICA:

Voz e performance: Vanessa Petroncari

Roteiro, produção, direção e fotografia: Giovanna Romaro

Design, efeitos visuais, montagem e finalização: Melina Menconi

Desenho de Som, mixagem e trilha original:  Vitor Zago

Apoio: Universidade Estadual de Campinas, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura/Unicamp, Diretoria de Cultura/Unicamp, Programa Funciona Cultura, Escola Corporativa da Unicamp e Grupo Gestor de Benefícios Sociais

Parcerias: Coletivo Barbante, Faculdade de Educação da Unicamp e IAC Garatuja

 

Lançamento em 08 de abril de 2021.

No canal do Coletivo Barbante: https://youtu.be/uaVRWuQTFLM

 

No canal da Dcult/Unicamp: https://www.youtube.com/watch?v=i2anjz4l5TE&t=1s 

 

Exibições:

  • Mostra Funciona Cultura (Dcult/Unicamp) em 08 de abril - estreia inédita.
  • Mostra competitiva internacional do First-Time Filmmaker Sessions (Reino Unido), de 26 de abril a 03 de maio de 2021. 
  • Mostra competitiva nacional [Em]Curta  (Brasil) -  de 10 de maio a 05 de junho de 2021.
  • Mostra competitiva internacional do Lift-Off Online Sessions (Reino Unido), de 17 a 24 de maio de 2021.
  • Catálogo de arte digital internacional Homeostasis Lab (Brasil), a partir de maio de 2021.
  • Exposição "Nada Será Como Antes" (Pavão Cultural, Campinas, Brasil), de maio a julho de 2021.
  • Festival Guarnicê de Cinema (UFMA, Brasil), de 17 a 24 de setembro de 2021.
  • Cine Latino (Reino Unido), 2021.
  • Make Art Not Fear (Portugal), 2021.