Ver todas as publicações
Prof. Ronaldo Alexandrino | Atualizado em 01/12/2021 - 12:36 FE Publica

Entre experiências e expectativas: É possível melhorar a escola!

A terceira live da série “Educação & Psicologia: divulgando o conhecimento científico” intitulada “Entre experiências e expectativas: É possível melhorar a escola!” discute os trabalhos do pesquisador Eder Ahmad Charaf Eddine/UFMS (Desenvolvimento e aprendizagem em manuais didáticos da psicologia educacional) e da pesquisadora Luciane Ribeiro Dias Gonçalves/UFU (Ações afirmativas: uma análise a partir de experiências exitosas). A discussão é problematizada pelo Prof. Ronaldo Alexandrino considerando a possibilidade de diálogo em ambos os estudos.

A série “Educação & Psicologia: divulgando o conhecimento científico” faz parte do Projeto de pós-doutorado do pesquisador Ronaldo Alexandrino discute, semanalmente às sextas-feiras de agosto à novembro de 2021, duas pesquisas produzidas em dois grupos de pesquisa, o GEPPE / UFMS e o DiS/Unicamp, sob orientação das professoras Sônia da Cunha Urt e Ângela Soligo, respectivamente, com o objetivo de explicitar e dar visibilidade em pesquisas voltadas para a área de pesquisa em Psicologia e Educação.

Live transmitida em 27/08/2021 (dia do Psicólogo e da Psicóloga)

o link: https://www.youtube.com/watch?v=vemBCrKcJuo

Informações dxs participantes:

Eder Ahmad Charaf Eddine
Doutor em Educação, área de concentração Psicologia e Educação, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de São Paulo - USP (2018), mestre em Educação, linha de pesquisa Educação, Psicologia e Prática Docente pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS (2011) e psicólogo pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS (2007). É Professor do Magistério Superior da Universidade Federal do Tocantins - UFT. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Psicologia Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: formação e trabalho docente, ensino e aprendizagem, diversidade sexual e educação e manuais didáticos.

Luciane Ribeiro Dias Gonçalves
É doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP ( 2011) - UNICAMP, mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU (2004) e graduada em Matemática pela Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG (1987), graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG (1997). Atualmente é professora adjunta na Faculdade de Ciências Integradas do Pontal - FACIP / UFU no curso de Pedagogia. Desenvolve trabalhos relacionados à pesquisa e extensão ligados a implementação da Lei 10.639/03 e educação das relações étnico-raciais.Tem experiência na área de Educação como: Professora regente da Educação Infantil e séries iniciais ( trabalho com alfabetização e letramento); Diretora escolar ( escola pública municipal e particular); Professora univesitária com ênfase em Currículos específicos para níveis e tipos de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: alfabetização e letramento, literatura infantil, jogos e brincadeiras, multiculturalismo, formação do educador, educação das relações étnico-raciais, implementação da Lei 10.639/03 e práticas educativas. Milita no movimento negro através da Fundação Municipal Zumbi dos Palmares - FUMZUP e Curso Pré-vestibular para negros/as e carentes - PREVESTI.