Nos dias 4 à 6 de Setembro foi realizado no Salão Nobre da Faculdade de Educação o 1º Colóquio Franco-brasileiro de Filosofia da Educação: Diferença e diversidade ou como escapar do conformismo?
"No contexto de um projeto de cooperação entre o Brasil e a França (financiada pelo convenio CAPES-COFECUB) que reúne pesquisadores brasileiros (Unicamp; Unesp-Marília; Unifesp; UFRJ; UFSJ) e pesquisadores franceses (Universidades de Rouen, Nantes, Paris 8 e Lille) será realizado um primeiro colóquio de Filosofia da Educação com o objetivo de aprofundar as análises conceituais em torno da diferença e da diversidade.
O colóquio propõe-se a examinar a questão do conformismo em educação. De fato, a reflexão sobre o conformismo esteve frequentemente no centro das reflexões e preocupações concernentes à escola e à educação. De um lado, é difícil negar que a escola e a educação produzem – e devem produzir – um espaço comum. O sentido da escola e da educação não está voltado para um trabalho de socialização, ou de modo mais amplo, de humanização? E socializar, assim como humanizar, significa reportar-se a uma mesma forma ou medida e cultivar uma certa identidade de uns e de outros. Claro que há maneiras, algumas mais legítimas outras mais brutais, de fazer esta operação, mas no horizonte da educação está uma preocupação com um certo comum, a preocupação com uma identidade comum, preocupação com hábitos partilhados – como dizia Aristóteles – ou mesmo preocupação com uma cultura comum, como se diz na França. Seria necessário acrescentar que tal preocupação com o comum precisa hoje ser particularmente defendida, talvez como no passado, mas agora com razões e motivos diferentes e levam em conta as tendências à divisão próprias a nossa época. Ainda que em realidades e com aspectos muito distintos entre si, isto é sentido hoje tanto no Brasil quanto na França."