Roberta Rabello Fiolo Pozzuto | Atualizado em 11/12/2020 - 07:58 Notícia

A alfabetização como processo discursivo

Este livro reúne dex textos que pretendem relembrar, comemorar, ressignificaar a obra inaugural A criança na fase inicial da escrita: a alfabetização como processo discursivo, de Ana Luiza Bustamante Smolka, publicada em 1988. Livro que, em três décadas, se constituiu em importante referência bibliográfica para a área de alfabetização, fundamentado estudos, pesquisas, propostas curriculares, concursos e práticas, e professores atuantes em diferentes segmentos da escola básica e pesquisadores da área de educação e psicologi, entre outras.

Foram convidadas pesquisadoras que estabeleceram vínculos acadêmicos com a autora em algum período de suas vidas e produziram textos em que buscam destacar a relevância da tese de Smolka, por seus resultados contundentes, por sua originalidade, por sua rigorosa e vigorosa base teórico-metodológica, por seu compromisso com a alfabetização e a educação brasileira e por sua relevante contribuição à área da alfabetização e do discurso.

Elizabeth dos Santos Braga

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Título: A alfabetização como processo discursivo

Autores: Cecília M. A. Goulart, Cláudia Maria Mendes Gontijo e Norma Sandra de A. Ferreira