duini | Atualizado em 11/12/2020 - 07:58 Notícia

Curso de Especialização em Educação de Crianças e Pedagogia da Infância divulga calendário de apresentações de TCC

Acontece nos dias 28 e 30 de março as apresentações dos trabalhos de conclusão de curso da especialização, modalidade extensão, EDU0180 – Educação de Crianças e Pedagogia da Infância, promovida pela Faculdade de Educação em parceria com a Divisão de Educação Infantil e Complementar da Unicamp (DEdIC). 

Durante o período de dois anos, trinta funcionárias da DEdIC participaram do curso coordenado pelas professoras Adriana Momma, Gabriela Tebet e Eliana Ayoub. Um dos principais objetivos do programa foi oferecer às alunas subsídios para que possam desenvolver com as crianças uma educação infantil pautada nos princípios éticos, políticos e estéticos. O curso também propõe a contribuir para garantir o cumprimento da meta 16 do Plano Nacional de Educação (PNE) no que diz respeito à formação em nível de pós-graduação das/os profissionais da educação infantil que atuam em suas instituições.

As apresentações dos trabalhos aconteceram nesta terça (28) nas dependências da FE em diversas sessões de comunicação. Já  a sessão de encerramento  está agendada para o dia 30 de março, às 14h, no Salão Nobre da FE e contará com a presença do Reitor da Unicamp Prof. Dr. José Tadeu Jorge, Direção da FE e Coordenação do Curso.

Coordenação dos Trabalhos: Gabriela Tebet/Mariana
Sala 14 (2º andar, bloco E), às 13h30

Carla Iolanda Torete

A organização do trabalho pedagógico na creche universitária CECI/FOP: refletindo sobre o espaço físico

Caroline Quintas Ferreira A. de Oliveira

Organização do espaço: cantos temáticos na educação infantil

Elisabeth Mariano de Godoy Contribuições do Espaço Físico do CECI para o cotidiano da Educação Infantil
Valdinéia Bento Cordeiro Documentação Pedagógica na Educação Infantil como avaliação
Adriely Ferreira Quental Não só de amor se constitui uma professora de educação infantil
Debora Evelin Ferreira Inclusão nos contos de fadas: análise das deficiências em quatro histórias infantis
Heloisa Dragojevic Bossalon Educação Especial/Inclusão
Rosana Aranha Dutra Rosa Da Memória ao Registro - reflexões sobre o se fazer docente na educação infantil: A teoria e a prática
Wanessa Cristina Albieri Beraldo Benedito As transformações na caminhada: o tornar-se professora de bebês

 

Coordenação dos Trabalhos: Gabriela Tebet/Mariana
Sala da Congregação (Piso Térreo, bloco E), às 13h30

Debora Jaqueline Farias Fabiani O Jogo na educação infantil: considerações e possibilidades para uma prática lúdica
Giselle Cristina Avelar O brinquedo construído e a criança de quatro anos: o desenvolvimento do brincar na infância
Katia Regina Di Federico O efeito das histórias na vida das pessoas
Ligiane Regina Coelho O jogo na educação de crianças dos nove aos onze anos 
Vanilda Pena Dias da Silva Brincar na infância: teorias para orientar a prática
Carmen Lucia Leme Luna A música na educação infantil a partir da perspectiva do desenvolvimento e da linguagem: reflexões sobre a prática
Lenice Guerazzi A importância da música no desenvolvimento dos bebês
Milena Ferreira Guatelli Entre os fios, um contador de histórias na Educação Infantil: entrelaçando encontros e trançando encantos
Samara Annuar Haddad Mesquita Seo Parangolés: a arte como forma de viver o universo infantil
Serimar Siqueira A metodologia da educação não formal [...]

 

Coordenação dos Trabalhos: Helena Altmann
Sala do LAE  (1º andar, bloco D), às 13h30

Denise da Silva Campos

Relações de gênero no cotidiano da creche: problematizando meus relatos de professora
Mellina Silva Diferentes Intervenções Pedagógicas sobre gênero e sexualidade: reflexões a partir da minha prática docente
Milene Cristianne Bento de Oliveira A importância do contato com os elementos da natureza na primeira infância
Stella Maris Siqueira da Silva Uma reflexão sobre as aprendizagens da cultura afro brasileira no contexto da educação infantil na creche da Unicamp
Vera Lucia Nunes Barboza Educação ambiental no espaço da educação infantil –  pesquisando concepções numa creche universitária/ UNICAMP

 

Coordenação dos Trabalhos: Sueli H. C. Palmen
Sala do LAE (1º andar, bloco D), às 15h20

Benedita de Lurdes Motta Silva Reflexões acerca da infância, da educação infantil e da formação de professores 
Cecília Alejandra Rodriguez Parra da Silva Voltando ao reino: revisitando os territórios da infância para a reinvenção da professora de crianças bem pequenininhas
Rosana Aparecida do Nascimento Souza Ramos

O percurso numa creche universitária: de recreacionista à coordenação pedagógica

Simoni Aparecida Rodrigues Educação infantil e formação docente no contexto da política nacional 
Viviani Vicentin Bergamaschi Plano de Carreira das Profissionais da Educação Infantil da DEdIC

 

Coordenação dos Trabalhos: Adriana Momma
Sala de Defesa (1º andar, bloco A), às 13h30

Joseane dos Santos Ferreira Pereira Centro de Convivência Infantil da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (CECI/FOP/Unicamp)
Simone Dinorah Rossi Reflexões sobre a qualidade educacional no desenvolvimento integral das crianças no PRODECAD
Suellen Irene Pereira Pierri Gestão na DEdIC
Thais de Souza Silva Freitas Experiência e Infância: um estudo da educação não formal no PRODECAD
Adriana da Rosa Frezzato Desfralde: existe a idade certa para esse processo?
Cristina Aparecida Dias Kovalski Educação Infantil segundo a Pedagogia Freinet - a experiência junto ao Centro de Convivência Infantil - CECI/Unicamp
Maria Amália Penna Firme dos Santos Desafios do acolhimento numa creche universitária da UNICAMP – Em busca de uma Pedagogia para a Infância
Maria Jacira Lopes Macedo A escuta das crianças (roda de conversas)
Marta Regina Perissotto Dellai O currículo na Educação Infantil: orientação nacional e o Projeto Político Pedagógico da DEdIC

 

Solenidade de Enceramento

30/03, às 14h, no Salão Nobre da FE

Mesa de encerramento
Prof. Dr. José Tadeu Jorge (Reitor da Unicamp)
Profa. Dra. Dirce Zan (Diretora da FE-Unicamp)
Profa. Dra. Adriana Momma (Coordenadora do curso)
Profa. Dra. Gabriela Tebet (Coordenadora do curso)
Profa. Dra. Eliana Ayoub (Coordenadora do curso)

Apresentação Culturarl
Sr. Sebastião

Depoimento de professoras da DEdIC que realizaram o curso em sua primeira edição

Maria Jacira Lopes Macedo (CAS )
Lígia Regina Coelho (PRODECAD)
Carla Iolanda Torete , Joseane dos Santos Ferreira Pereira e Milene Cristianne Bento de Oliveira (CECI/FOP)