tmarin | Atualizado em 11/12/2020 - 07:58 Notícia

Dermeval Saviani recebe Título de Cidadão Campineiro

Na noite da última terça-feira (02), o professor da FE Dermeval Saviani foi agraciado com o Título de Cidadão Campineiro em solenidade promovida pela Câmara Municipal de Vereadores de Campinas. A homenagem é concedida a personalidades que se destacaram e contribuíram para o desenvolvimento da cidade.

"Esta homenagem tem um significado particular porque ela coincide com o momento em que eu estou completando 50 anos de magistério, de docência, 36 dos quais aqui na cidade de Campinas, na Unicamp", afirmou Saviani em seu discurso durante a cerimônia. Ele encerrou sua fala destacando o papel da educação na formação para a cidadania e se contrapondo ao projeto "Escola sem Partido".  "Formular uma proposta para excluir da educação a política é um absurdo porque a política não é exclusivamente partidária. Ao afastar a formação política das escolas está se afastando a cidadania", explicou.

Os professores Dirce Zan e André Paulilo estiveram presentes na cerimônia para prestigiar e parabenizar Saviani em nome da Direção e do Departamento de Filosofia e História da Educação da FE.

Conheça abaixo a lista completa de personalidades homenageadas na solenidade.

Autoria Vereador Gustavo Petta
Título de Cidadão Campineiro
Dermeval Saviani
Luiz Carlos Cappellano
Ricardo Hasson Sayeg

Autoria Ex-Vereador Romeu Santini
Título de Cidadão Campineiro
Agostinho Geraldo Gomes
Hilda Hilst – In Memoriam

Título de Cidadão Emérito
Luis Arlindo Feriani

Assista à gravação da cerimônia.