Viviani Vicentin Bergamaschi | Atualizado em 15/03/2024 - 16:13 Notícia

Disciplina concentrada eventual FE/Unicamp - FE 196 turma A: Promover a pró-socialidade nas escolas: práticas educativas promotoras dos processos autorregulatórios e da convivência saudável

Disciplina FE 196 turma A: Promover a pró-socialidade nas escolas: práticas educativas promotoras dos processos autorregulatórios e da convivência saudável

Semestre de Oferecimento: 1º semestre de 2024

Período: 16 a 17 de abril de 2024

Horário: dia 16/04 -  9h às 13h e 14h às 18h e dia 17/04 -  9h às 13h e 14h às 17h

Carga Horária: 15 horas

Vagas: 30 alunos regulares

Professora Participante Temporária: Ana Margarida Vieira da Veiga Simão (Universidade de Lisboa/Portugal)

Ementa: A escola constitui um espaço privilegiado para a aprendizagem não só de conteúdos relacionados com as disciplinas e tarefas escolares, mas também para a aprendizagem das competências socio emocionais, que podem contribuir para a promoção de uma convivência saudável no contexto educativo. Com esta disciplina pretende-se promover nos alunos o autoconhecimento e a consciência social e desenvolver

competências de autorregulação, corregulação, regulação socialmente partilhada e de autorreflexão. Destaca-se a importância da promoção da convivência saudável em contexto educacional nomeadamente através do desenvolvimento de estratégias autorregulatórias e sócio emocionais, dado que estas podem contribuir para comportamentos pró-sociais, para a diminuição de comportamentos agressivos e disruptivos nas escolas e para a regulação da aprendizagem. Sabemos que o comportamento agressivo nas escolas tem sido relacionado com o bullying e o cyberbullying, um tipo de violência entre as crianças que constitui uma ameaça para a construção de sociedades inclusivas. O papel dos professores tem sido considerado fundamental para abordar estas preocupações sociais contemporâneas. Estes profissionais contribuem de forma significativa para fomentar um clima de escola positivo e comportamentos pró-sociais fundamentais para o bem-estar e a aprendizagem (projeto Te@ch4SocialGood: promover a pro-socialidade nas escolas para prevenir o cyberbullying" (PTDC/PSI- GER/1918/2020) doi 10.54499/PTDC/PSI-GER/1918/2020).

Inscrições de 18 a 20/03 através do formulário (que será disponibilizado na data de inscrição): https://forms.gle/EJMNaAmu6shj56ah8