Fabiana Alves | Atualizado em 11/12/2020 - 07:58 Notícia

Encontro Missão de Estudo e Pesquisa - Programa de Cooperação Acadêmica (PROCAD) acontece nesta semana na Faculdade de Educação

Acontece nesta semana, dos dias 12 a 15 de fevereiro, o Encontro "Missão de Estudo e Pesquisa – Programa de Cooperação Acadêmica (PROCAD) - As experiências pedagógicas das políticas de educação integral na Amazônia: rede de pesquisa e formação acadêmica (Unicamp, Unir e Ufopa)" no salão nobre da Faculdade de Educação.

O evento, realizado pelo grupo de pesquisa GEPALE em parceria com os grupos NETTS, LAGE e LAPPLANE, pretende apresentar os resultados dos projetos de pesquisa atrelados ao PROCAD, e também debater o estágio atual da pesquisa em educação Integral no âmbito do programa, promover reuniões técnicas e lançar o segundo volume do livro “A educação integral como objeto de estudo: mais que um tempo... além dos espaços”.

Mini-curso

Além das mesas-redondas acontecerá durante o encontro, o mini-curso - Ernesto Laclau e o discurso da política: elementos para a análise em educação integral”, que será realizado pela psicanalista, pesquisadora, bacharel e professora de psicologia da Universidade de Buenos Aires, Gloria Perelló.

A proposta do mini-curso é criar um espaço de formação, reflexão e de partida a pesquisa de pós-marxismo (que traz problemas mútuos envolvidos entre a teoria política contemporânea, psicanálise e pós-estruturalismo em geral). A oficina tem como objetivo capacitar os participantes para discussões acadêmicas contemporâneas, criando um espaço de reflexão e investigação tendo em conta cruzamentos e tensões que existem entre a psicanálise, política e pós-estruturalismo, em geral, contribuir para a superação dos impasses.

PROCAD

O Programa Nacional de Formação Acadêmica (PROCAD) tem o intuito de promover a formação de recursos humanos de alto nível, nas diversas áreas do conhecimento, através de projetos conjuntos de pesquisa de média duração; intensificar, também, o intercâmbio científico no país, por intermédio do envolvimento de equipes acadêmicas de diversas instituições de ensino superior e de pesquisa brasileiras, criando condições para a elevação geral da qualidade do ensino superior e da pós-graduação.

Especificamente, o presente projeto consiste na realização de um levantamento na região Amazônica, que compreende os estados de Rondônia, Pará e Amazonas, com intuito de identificar os impactos dessas experiências educacionais em educação integral na região.

Além do estudo da educação integral na região Amazônica, o Programa objetiva constituir uma rede de cooperação com o propósito de minimizar o acentuado desequilíbrio regional, que ainda perdura na pós-graduação brasileira, através de missões de estudo, docência e pesquisa entre os participantes deste projeto;

Formar mestres, doutores e pós-doutores, em sistema de cooperação entre a Universidade Estadual de Campinas, Universidade Federal de Rondônia – UNIR e Universidade Federal do Oeste do Pará- UFOPA, através dos respectivos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, bem como ampliar a pesquisa e a produção científico-acadêmica nas linhas de pesquisa contempladas no âmbito do projeto; Mobilidade de docentes: promover a realização de cursos e seminários de docentes dos três Programas de Pós-graduação envolvidos no projeto. Oportunizar publicações conjuntas entre os três programas durante as ações e ao final do projeto.

Confira a programação completa do evento clicando aqui.