tmarin | Atualizado em 11/12/2020 - 07:58 Notícia

FE apresenta à Secretaria de Educação de Campinas livro resultante de parceria para formação de gestores educacionais

Na última quarta-feira (21), as diretoras da FE, Dirce Zan e Débora Mazza, visitaram a Secretaria Municipal de Educação de Campinas para entregar o livro “Relação entre a universidade pública e a rede municipal de educação: uma experiência formativa”, organizado por Débora Mazza, coordenadora do Curso de Especialização em Gestão Educacional (Cege). Elas foram recebidas pela secretária de Educação, Solange Pelicer, e pelo diretor do Departamento Pedagógico, Juliano Mello.

A publicação será disponibilizada aos 36 gestores da rede pública de ensino de Campinas que se formaram na quarta edição do Cege. O curso foi oferecido em parceria entre a FE e a Secretaria Municipal de Educação do município, de agosto de 2013 a julho de 2015, em modalidade presencial e a distância.

A obra reúne nove artigos de professores e pesquisadores da FE que atuaram como formadores no Cege. “Desde sua primeira edição, o Cege tem como proposta não só qualificar, acompanhar e implementar um processo de formação de gestores de todos os níveis e modalidades da educação, mas também a tentativa de que esse processo formativo também contribua para a produção de conhecimento na universidade”, explica Debora Mazza.

Na última edição do curso, o desafio da produção de conhecimento em educação foi, pela primeira vez, estendido também aos gestores que estavam em formação. A produção dos formandos foi organizada em outra publicação do Cege, que está em fase de finalização. O livro reúne os trabalhos de conclusão de curso dos gestores. Apresentados em forma de memorial de percurso profissional, os textos trazem diagnósticos de cada um dos participantes a respeito das políticas educativas implantadas na rede municipal durante seu percurso de trabalho e o impacto gerado por elas nas unidades escolares.

Para Dirce Zan, diretora da FE, o Cege tem contribuído para que os gestores possam refletir sobre sua prática em um contexto de transformações que a sociedade e a escola brasileira estão vivendo. “Muitas das temáticas abordadas no curso e que estão presentes no livro dizem respeito a essas mudanças contemporâneas da sociedade brasileira e de que forma isso tem impactado a escola”, diz.

A parceria entre a FE e as redes públicas de ensino para a formação continuada de gestores educacionais nesse formato teve início há mais de 10 anos. A primeira versão do Cege foi promovida entre os anos de 2005 e 2006 e formou mais de 6 mil gestores da rede estadual de São Paulo. As outras duas edições do curso foram implementadas em convênio com secretarias municipais de educação da região metropolitana de Campinas. Realizadas de 2007 a 2011, elas formaram outros 350 gestores.

“A aproximação da universidade com a educação básica faz parte da missão da FE, da nossa função social”, afirma Dirce. “Temos a expectativa de que em 2017 possamos revigorar a parceria com as redes municipais da região metropolitana de Campinas por meio de iniciativas como essa”, planeja.