Juliana Marques Lourenço | Atualizado em 11/12/2020 - 07:58 Notícia

Lançamento do livro "Políticas Públicas de Educação: Coletânea de Pesquisas sobre a Região Metropolitana de Campinas"

"Os dados coletados e apresentados neste livro tiveram como objetivo conhecer as estruturas e estratégias utilizadas na Formação Continuada de Professores na Região Metropolitana de Campinas, realizada por pesquisadores do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas, Educação e Sociedade (GPPES) sob a coordenação do Professor Dr. Vicente Rodriguez, no período de 2006 a 2012.

O desejo maior na época da elaboração do trabalho intitulado “PROJETO BANCO DE DADOS - Descentralização e Formação Continuada de Professores: Novas Articulações Institucionais na Região Metropolitana de Campinas” era a construção de um banco de dados da RMC, possibilitando uma análise das propostas de Formação Continuada de Professores vigentes nos sistemas municipalizados.

Assim, somente em 2017 e 2018 o trabalho foi retomado com a participação de alunos da pós-graduação e professores comprometidos com a luta por uma educação pública, laica e de qualidade, sempre sob a orientação emancipatória e não-tutelada do Professor Dr. Vicente Rodriguez. Portanto, foi possível compilar-se informações sobre o perfil dos professores da RMC, com ênfase na formação continuada, buscando informações nacionais, estaduais e municipais. Além de dados de Formação Continuada de Professores na RMC, também temos a grande alegria de apresentar as pesquisas e suas configurações na RMC, abordando desde a Implementação da Lei do Piso Salarial Docente, O Programa Naves-Mãe e as Parcerias Público-Privado no Município de Campinas, a Implementação do Projeto Piloto Escola de Educação Integral no município de Campinas à Centros de Formação Continuada de Professores: um Estudo de Caso no Brasil e na Argentina."