tmarin | Atualizado em 11/12/2020 - 07:58 Notícia

Projeto da FE em parceria com a França é apoiado pelo programa Capes/Cofecub

A Capes já divulgou o resultado do último edital do programa Capes/Cofecub (n. 16/2015), que apoia projetos de intercâmbio e parcerias acadêmicas entre instituições de ensino superior brasileiras e francesas. A chamada selecionou 23 projetos que terão vigência de 2017 a 2018.

O projeto "Trabalho no Brasil e na França. Sentido das mudanças e mudanças de sentido", desenvolvido por três faculdades e institutos da Unicamp em parceria com o Centre de Recherches Sociologiques et Politiques de Paris, foi um dos selecionados. No Brasil, o projeto é coordenado pela professora da FE Aparecida Neri de Souza. Na França, a coordenadora é Régine Bercot.

Com o objetivo de analisar as mudanças recentes no mercado de trabalho, tendo em vista o papel do Estado, as formas e sentidos das mobilizações dos trabalhores e as relações sociais de classe, gênero e raça/etnia, a iniciativa prêve missões de trabalho e bolsas de estudos de pós-doutorado e mobilidade internacional (sanduíche).

Na Unicamp, ainda participam do projeto os professores Liliana Segnini, Márcia Leite, Vicente Rodriguez, Alexandro Paixão, Carolina Catini, Luciano Pereira, José Roberto Heloani, Evaldo Piolli e Selma Venco, da FE, Ricardo Antunes, Ângela Araújo e Barbara Castro, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), José Dari Krein e Hugo Dias, do Instituto de Economia (IE), e a pesquisadora Cármen Lúcia Arruda (Ação Cultural/PREAC). Também compõem a equipe Maria Rosa Lombardi, da Fundação Carlos Chagas, e Fábio Luís dos Santos, da Unifesp.

Os projetos conjuntos entre as duas equipes vêm de uma parceria de longa data. O primeiro acordo de cooperação Capes/Cofecub firmado entre os grupos teve início em 2000, sob coordenação da professora da FE Liliana Segnini e da pesquisadora francesa Lucie Tanguy ("As mudanças na organização do trabalho, relações profissionais e formação").  Entre 2004 e 2009, a parceria se desdobrou em Projeto Temático da Fapesp (“Formação e trabalho no campo da cultura: professores, bailarinos e músicos”), com a mesma coordenação. Já o projeto atual, é resultado das pesquisas desenvolvidas no segundo acordo Capes/Cofecub 2010-2014, sob responsabilidade de Danièle Linhart (França) e Aparecida Neri de Souza (Brasil) ("Organização e condições do trabalho moderno. Emprego, desemprego e precarização do trabalho”).

Segundo a Capes, desde o seu lançamento em 1979, o programa já atendeu a mais de 870 projetos.