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Prof. Ronaldo Alexandrino | Atualizado em 30/11/2021 - 11:11 FE Publica

Idas e vindas nas políticas de educação: o que adoece os professores?

 

A segunda live da série “Educação & Psicologia: divulgando o conhecimento científico” intitulada “Idas e vindas nas políticas de educação: o que adoece os professores?” discute os os trabalhos das pesquisadoras Isabel Passos de Oliveira Santos / Unicamp – dissertação concluída (A implementação da lei 10639/03 no município de Campinas) e Silvia Segovia Araujo Freire / UFMS – tese em andamento (Saúde psíquica e docência: um mapeamento da percepção do adoecimento para profissionais da Educação em região de fronteira – Corumbá MS). A discussão é problematizada pelo Prof. Ronaldo Alexandrino considerando a possibilidade de diálogo em ambos os estudos.

A série “Educação & Psicologia: divulgando o conhecimento científico” faz parte do Projeto de pós-doutorado do pesquisador Ronaldo Alexandrino discute, semanalmente às sextas-feiras de agosto à novembro de 2021, duas pesquisas produzidas em dois grupos de pesquisa, o GEPPE / UFMS e o DiS/Unicamp, sob orientação das professoras Sônia da Cunha Urt e Ângela Soligo, respectivamente, com o objetivo de explicitar e dar visibilidade em pesquisas voltadas para a área de pesquisa em Psicologia e Educação.

 

Live transmitida em 20/08/2021

o link: https://youtu.be/D-Eld7v9Qxk

Informações das participantes:

Isabel Passos de Oliveira Santos
Atualmente é diretor educacional da Prefeitura Municipal de Campinas há 14 anos. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração de Unidades Educativas.Atuou como Coordenadora da Educação Básica da Prefeitura Municipal de Campinas no período de 2005 a 2006. Foi nomeada Representante Regional do Secretário de Educação na Região Sudoeste no período de 2011 a 2013. Finalizou mestrado na área de Psicologia Educacional pela Faculdade de Educação da Unicamp em 2014. Título da dissertação: A Lei 10.639/03 e sua implementação nas escolas municipais do município de Campinas- SP.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0377205183975025
Link dissertação: http://repositorio.unicamp.br/jspui/h...

 

Silvia Segovia Araujo Freire
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2004) . Especialização em Dependência Química pela UNIDERP (2009). Mestrado em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2012). Curso de Formação de Tutores do Projeto Caminhos do Cuidado (2013). Curso de Aperfeiçoamento em Processos Educacionais na Saúde com Ênfase em Avaliação de Competência pelo Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa (2017). EPES Processos Educacionais na Saúde - Especialização com Ênfase em Tecnologias Educacionais Construtivas pelo Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa (2017). Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Educação PPGEdu UFMS - Campo Grande. Atuou como professora no curso de Administração de Empresas, curso de Enfermagem e Pedagogia na Faculdade Salesiana Santa Teresa.Também atuou como tutora no Projeto Caminhos do Cuidado - Formação em Saúde Mental (crack, álcool e outras drogas) para Agentes Comunitários de Saúde e Auxiliares/Técnicos em Enfermagem da Atenção Básica em Corumbá MS. Atuou como Coordenadora Municipal de Saúde Mental na Prefeitura Municipal de Corumbá. Também como professora Assistente A da UFMS -CPAN no curso de Psicologia e Facilitadora do curso do Instituto de Ensino e Pesquisa Sírio Libanês no curso Gestão da Clínica nas Regiões de Saúde no município de Corumbá MS.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7170128323967125