| Atualizado em 30/08/2022 - 11:01 Publicação

Pro-Posições - v. 18, n. 1 (52) 2007 Dossiê: Epistemologia e Teorias de Educação no Brasil: balanço e perspectivas

Periódico
Data
Volume
18
Número
1

O presente número da revista apresenta o dossiê: Epistemologia e teorias de educação no Brasil: balanço e perspectivas, produzido a partir das mesas-redondas e comunicações apresentadas no I Seminário de Epistemologia e Teorias de Educação, realizado na Faculdade de Educação da Unicamp. 

Na Seção Artigos, os temas cobrem distintas áreas tratadas pela educação, do lugar do idoso na sociedade contemporânea, passando pelo tema da formação do professor e cuidando dos mitos e da beleza.

Na Seção Diverso e Prosa, publicam-se as partes I e II do estudo de John Martin intitulado A dança moderna, cujas partes III e IV estarão no próximo número da revista. Tal estudo foi originalmente publicado em livro em 1933, pela Princeton Book Company, reunindo quatro conferências pronunciadas pelo prof. John Martin, na New School for Social Research em New York.

Em Leituras e Resenhas, são apresentados os livros Ensino de Biologia: conhecimentos e valores em disputa, organizado por Marta Marandino, Sandra E. Selles, Márcia S. Ferreira e Antonio Carlos Amorim e O Ritmo, a Música e a Educação, de Émile Jaques Dalcroze.

Agueda Bernardete Bittencourt

Editorial

Editorial

Agueda Bernardete Bittencourt

Dossiê

Apresentação

Silvio Sanchez Gamboa

Epistemologia e teorias da educação no Brasil

Dermeval Saviani

Como pensar a sociedade de conhecimento?

João Arriscado Nunes

O enfraquecimento da experiência na sala de aula

Bruno Pucci e Newton Ramos de Oliveira

Reflexões em torno de um possível objeto epistêmico próprio da Educação

Ferdinand Röhr

A questão da cientificidade das ciências humanas

Lidia Maria Rodrigo

Fenomenologia. O Método

Augusto Novaski

Estratégias heurísticas da análise geométrica grega aplicadas na elaboração de textos didáticos

Antônio Jorge Soares

Epistemologia social: possível origem e alguns momentos de seu percurso

Adolfo Ramos Lamar

A tecnologia como problema para uma teoria crítica da educação

Gildemarks Costa Silva

Artigos

O idoso e a sociedade moderna: desafios da gerontologia

Theophilos Rifiotis

Professor/a: os elementos de uma identidade em construção

Renata Barrichelo Cunha, Carla H. Fernandes, Ednacelí A. Damasceno Mota, Eliane Greice D. Nogueira

Educar: un concurrir apasionado a la ciudad

Francisco Beltrán Llavador

Mito e Beleza: a estatuária grega na revista Educação Physica

Felipe Magaldi Suguihura

Investigação em Ensino de Ciências no Brasil segundo pesquisadores da área: alguns fatores que lhe deram origem

Roberto Nardi e Maria José P. M. de Almeida

Diversos e Prosas

A Dança Moderna (Partes I e II)

John Martin (1930)

Leituras e Resenhas

Ensino de Biologia: conhecimentos e valores em disputa [MARANDINO, Marta; SELLES, Sandra E., FERREIRA, Márcia S.; AMORIM, Antonio Carlos (orgs.), 2005]

Elenise Cristina Pires de Andrade

O Ritmo, a Música e a Educação [DALCROZE, Émile Jaques, 1965]

José Rafael Madureira