Este número da Pro-Posições, além de artigos, resenhas e as partes III e IV do texto "A Dança Moderna", de Jonh Martin, para a seção "Diverso e Prosa", traz o dossiê "Em multiplicidades nomeia-se currículo", organizado pelo Professor Antonio Carlos Rodrigues de Amorim.
O dossiê apresenta enorme contribuição para o debate sobre currículo e escola, problematizando, até às raízes - superando a dita grade curricular - a produção e a reprodução de conhecimento, atingindo as origens da desigualdade.
Uma bibliografia pós-colonialista questionadora da educação para qualquer forma de subordinação exalta, na diversidade das temáticas aqui apresentadas, a possibilidade de rompimento com uma cultura escolar prescritiva, indo da metáfora do loteamento à imagem da diáspora. Chamo a atenção para o trabalho gráfico de Gustavo Torrezan, que consta na apresentação feita pelo professor Antonio Carlos, que lá também nos diz: "outra vontade deste dossiê é aglutinar, na escrita, a dispersão caótica do pensamento sobre currículo, e deixar a caoticidade acontecer" . Fora dos modelos tradicionais de discussão do currículo, espero que a leitura deste dossiê permita o sonho de uma escola para as crianças e jovens onde, parafraseando Boaventura Sousa Santos, teremos a igualdade quando a diferença nos discrimina e teremos a diferença quando a igualdade nos descaracteriza.
Ana Lúcia Goulart de Faria
Editorial
Agueda Bernardete Bittencourt
Dossiê
Antonio Carlos Rodrigues de Amorim
Questionando as reformas educativas: a contribuição dos estudos biográficos na educação
Ivor Goodson
Maria do Carmo Martins
Maria Inês Petrucci Rosa
Lutas sociais e currículos escolares: questões, intenções e práticas
Marta M. C. A. Pernambuco e Irene A. Paiva
Jane Felipe
ModernidadeColonialidade ocidental e a produção subalterna do outro
Nadir Esperança Azibeiro
Wladimir A. C. Garcia
Joanna Francesa e Dorian Gray: passagens, paisagens e fronteiras em nomes, retratos, currículos
Elenise Cristina Pires de Andrade
Perversão do presente em currículos nômades: acontecimentos
José Mário Aleluia Oliveira
Artigos
Daiani Barboza e Andréa Vieira Zanella
Inspirações da memória e identidade docente
Maria Ângela Borges Salvadori
Avaliação da aprendizagem no ensino superior. "Nota" expressão do comportamento do aluno
Luiz Roberto Gomes, Jomar Barros Filho,João Luiz Pegoraro, Dirceu da Silva e Fernanda Oliveira Simon
Funções do discurso tecnológico na sociedade contemporânea
André Favacho e Daniel Mill
Diversos e Prosas
John Martin (1930)
Leituras e Resenhas
Amalhene Baesso Reddig
Aléxia Pádua Franco