| Atualizado em 30/08/2022 - 10:57 Publicação

Pro-Posições - v. 18, n. 3 (54) 2007 Dossiê: linguagem e construção do conhecimento: a argumentação em sala de aula

Periódico
Volume
18
Número
3

Com o dossiê Linguagem e construção de conhecimento: a argumentação em sala de aula, a Revista Pro-Posições dá visiblilidade a uma pesquisa realizada por um grupo de pesquisadores de vários Estados e Universidades do País – São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Rio Grande do Norte – que se formalizou como um GT da ANPEPP há mais de cinco anos. Todos os artigos discutem uma mesma aula de História sobre escravidão no Brasil, numa 5ª série do Ensino Fundamental, a partir de registros videogravados e transcritos. A cuidadosa apresentação da Profª. Dra. Ana Luiza Smolka destaca as diversas posições teóricas e como cada pesquisadora explicita seus pressupostos, define seus objetivos, desenvolve seus argumentos e procede por vias analíticas também diferenciadas: “Os percursos singulares entretecem-se, no entanto, num pano de fundo no qual se destaca a preocupação com a elaboração do conhecimento na instituição escolar. Compreender como os sujeitos operam na construção do conhecimento, como o conhecimento vai fazendo sentido, nos níveis individual e coletivo, é um objetivo compartilhado que sustenta a proposta deste dossiê”.

Na seção “Diverso e Prosa” temos o texto de Wilson Cantoni: Manifesto de professôres da Faculdade de Filosofia de Rio Prêto contra o projeto de ‘Diretrizes e Bases’ e em Leituras e Resenhas, o comentário de Lisandra Ogg Gomes sobre o livro de Giorgio Agamben, Infância e história: destruição da experiência e origem da história.

A seção de artigos, fiel à linha editorial da Revista, traz temas e abordagens teóricas diversos.

Ana Angélica Albano

Agueda Bernardete Bittencourt

DOSSIÊ

DOSSIER