
Com o dossiê Linguagem e construção de conhecimento: a argumentação em sala de aula, a Revista Pro-Posições dá visiblilidade a uma pesquisa realizada por um grupo de pesquisadores de vários Estados e Universidades do País – São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Rio Grande do Norte – que se formalizou como um GT da ANPEPP há mais de cinco anos. Todos os artigos discutem uma mesma aula de História sobre escravidão no Brasil, numa 5ª série do Ensino Fundamental, a partir de registros videogravados e transcritos. A cuidadosa apresentação da Profª. Dra. Ana Luiza Smolka destaca as diversas posições teóricas e como cada pesquisadora explicita seus pressupostos, define seus objetivos, desenvolve seus argumentos e procede por vias analíticas também diferenciadas: “Os percursos singulares entretecem-se, no entanto, num pano de fundo no qual se destaca a preocupação com a elaboração do conhecimento na instituição escolar. Compreender como os sujeitos operam na construção do conhecimento, como o conhecimento vai fazendo sentido, nos níveis individual e coletivo, é um objetivo compartilhado que sustenta a proposta deste dossiê”.
Na seção “Diverso e Prosa” temos o texto de Wilson Cantoni: Manifesto de professôres da Faculdade de Filosofia de Rio Prêto contra o projeto de ‘Diretrizes e Bases’ e em Leituras e Resenhas, o comentário de Lisandra Ogg Gomes sobre o livro de Giorgio Agamben, Infância e história: destruição da experiência e origem da história.
A seção de artigos, fiel à linha editorial da Revista, traz temas e abordagens teóricas diversos.
Ana Angélica Albano
EDITORIAL
EDITORIAL
Agueda Bernardete Bittencourt
DOSSIÊ
DOSSIER
Ana Luiza Bustamante Smolka
Aprendizagem e construção/constituição de conhecimento: explorando situações escolares
Dominique Colinvaux
Inferências na argumentação e na construção de conhecimento: explorando situações escolares
Clara Maria M. dos Santos
Processos de construção do conhecimento: a argumentação em foco
Selma Leitão
Enunciar é argumentar: analisando um episódio de uma aula de História com base em Bakhtin
Cecilia Goulart
O discurso argumentativo em aula de História: "topoi", estereótipos e construção de conhecimento
Luci Banks-Leite
ARTIGOS
ARTICLES
Uma pequena introdução ao "Emilio", de Rousseau
Wilson Alves de Paiva
Débora Mazza
Na jornada de formação: tocar o arquétipo do mestre-aprendiz
Luciana Esmeralda Osteto
Nuevo Sensorium. Imágenes en Walter Benjamín
Luis Fernando Marín Ardila
Sueli Helena de Camargo Palmen
DIVERSO E PROSA
DIVERSE AND PROSE
Wilson Cantoni
LEITURAS E RESENHAS
READINGS AND REVIEWS
Lisandra Ogg Gomes