Este número da Revista Pro-Posições apresenta um dossiê que desenvolve uma discussão de grande atualidade para a América Latina: compreender a pobreza tornou-se tema central para as Ciências Sociais do continente. Preferencialmente tratada como exclusão, a pobreza tem sido apresentada, geralmente, como fenômeno estrutural das economias periféricas.
Os artigos aqui oferecidos ao leitor imprimem um tratamento conceitual diferenciado para esse fenômeno: ocupam-se das práticas sociais e das políticas de contenção que caracterizam a pobreza nas sociedades latinas urbanas e globalizadas. A análise competente de uma variedade de práticas sociais em diferentes realidades geográficas torna a leitura deste dossiê instigante e necessária para aqueles que interrogam a persistente desigualdade continental.
Faz parte deste dossiê um texto póstumo de Milton José de Almeida, que, com sua habitual erudição, nos conduz a perscrutar, através da passagem entre diferentes mundos sociais, o caráter essencial da violência nas sociedades humanas, das quais a miséria é uma expressão social. A construção do texto não esconde a repulsa do autor à violência humana. Pensamos honrar Milton José de Almeida, se destacarmos, na sua múltipla e vasta obra e na sua vida vivida, o horror à violência como um dos traços estruturantes do seu pensamento.
A seção Diverso e Prosa homenageia o Professor Milton Almeida. Acadêmico, literato, pintor, e cineasta, sua obra é representada por meio de um ensaio de imagens.
A Revista apresenta, ainda, em outros cinco artigos, um debate amplo de temas de vivo interesse acadêmico para nossos leitores: as parcerias público-privado na educação; a questão de gênero em teses e dissertações nos últimos 25 anos; o quantitativo e o qualitativo na pesquisa educativa.
Com a seção Leituras e Resenhas, completa-se esta edição da nossa Revista.
Desejamos a todos uma boa leitura!
Vicente Rodriguez
SUMÁRIO
Dossiê: Educação, cidade e pobreza
. Editorial
Luci Banks-Leite
https://doi.org/10.1590/S0103-73072012000100001
. Apresentação: Cenas urbanas
Agueda Bernardete Bittencourt
https://doi.org/10.1590/S0103-73072012000100002
. Escuelas y barrios cercados: entre la contención social y la contención educativa
Renata Giovine
https://doi.org/10.1590/S0103-73072012000100003
. Imigrantes da Bolívia na escola em São Paulo: fronteiras do direito à educação
Giovanna Modé Magalhães
Flávia Schilling
https://doi.org/10.1590/S0103-73072012000100004
. Violência urbana, memoria y derecho a la ciudad: experiencias juveniles em Ciudad Bolivar
Martha Cecilia Herrera
Alvaro Chaustre
https://doi.org/10.1590/S0103-73072012000100005
. Chinos y gamines: imágenes de los habitantes pobres de Bogotá, em la primera mitad del siglo XX
Yeimy Cárdenas Palermo
https://doi.org/10.1590/S0103-73072012000100006
. Eurípedes e Pasolini: o mundo mítico rural e o mundo objetivo da cidade: educação e passagens
Milton José de Almeida
https://doi.org/10.1590/S0103-73072012000100007
Artigos
. Parcerias entre o setor público e o privado em escolas estaduais paulistas e o trabalho do professor: alguns dados para reflexão
Alda Junqueira Marin
Marieta Gouvêa de Oliveira Penna
https://doi.org/10.1590/S0103-73072012000100008
. Quantidade e qualidade na pesquisa em educação na perspectiva da dialética marxista
Alceu Ravanello Ferraro
https://doi.org/10.1590/S0103-73072012000100009
. Teses e dissertações sobre gênero e desempenho escolar no Brasil (1993-2007): um estado da arte
Marília Pinto de Carvalho
https://doi.org/10.1590/S0103-73072012000100010
. Tendências e tensões de sociabilidade de estudantes dos PALOP em duas universidades brasileira
Kelly Silva
Sara Santos Morais
https://doi.org/10.1590/S0103-73072012000100011
. O limiar da experiência estética: contribuições para entender um percurso de subjetivação
Marcos Villela Pereira
https://doi.org/10.1590/S0103-73072012000100012
Diverso e Prosa
https://doi.org/10.1590/S0103-73072012000100013
Leituras e Resenhas
. A pessoa religiosa na Sociologia da Religião de Georg Simmed
Patricia Amorim de Paula
https://doi.org/10.1590/S0103-73072012000100014
. As artes no ensino superior: entre a razão e a paixão
Cármen Lúcia Rodrigues Arruda
https://doi.org/10.1590/S0103-73072012000100015
Nota de Leitura
. Lev Vigotski: mediação, aprendizagem e desenvolvimento. Uma leitura filosófica e epistemológica.
Luci Banks-Leite
https://doi.org/10.1590/S0103-73072012000100016