Roberta Rabello Fiolo Pozzuto | Atualizado em 19/08/2022 - 10:07 Publicação

Pro-Posições - v. 31 (2020)

Periódico
Data
Volume
31
Número
.

PRO-POSIÇÕES: Vol.31  Campinas  2020



ARTIGOS

. Semiformação e inteligência artificial no ensino
. Semiformation and artificial intelligence in teaching

Campos, Luis Fernando Altenfelder de Arruda; Lastória, Luiz Antônio Calmon Nabuco
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2018-0105

. O cuidado como dimensão ontológica na educação infantil: sobre corpos, espaços e movimentos na constituição do ser-no-mundo
Colla, Rodrigo Avila
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2018-0059

. Crianças agitadas/desatentas: modelos de explicação
. Agitated/inattentive children: explanatory models

Silva, Izabel Penteado Dias da; Batista, Cecilia Guarnieri
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2017-0184

. A interdisciplinaridade no estágio supervisionado de um curso de Educação Física
Reis, Wladimir Barbosa; Gomes, Ricardo José; Oliveira, Rogério Cruz de
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2018-0030

. Jogar e brincar de crianças pantaneiras: um estudo em uma “escola das águas”
. Plays and games of Pantanal children: a study in an “escola das águas”

Zaim-de-Melo, Rogério; Duarte, Rosalia Maria; Sambugari, Marcia Regina do Nascimento
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2018-0052

. Surdez e alteridade: “o encontro entre o tilintar das vozes e o tremular das mãos”
. Deafness and alterity: “the meeting between the tiling of the voices and the waving of hands”

Silva, Rubia Carla Donda da; Martins, Sandra Eli Sartoreto de Oliveira
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2017-0167

. O potencial educativo dos romances de ficção científica: leituras de Verne, Wells, Asimov e Clarke
Ferneda, Túlio; Pierson, Alice Helena Campos
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2016-0067

. Uma perspectiva de comparação na escrita histórico-social do currículo do ensino secundário
. A perspective of comparison in the historical and social writing of secondary education curriculum

Silva, Fabiany de Cássia Tavares; Pessanha, Eurize Caldas
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2017-0100
      
. Projeto 500: desafios da inclusão de estudantes negros numa universidade pública de pesquisa nos Estados Unidos, 1968-2018
. Project 500: a plan meant to include African Americans in a public research university in the United States and its challenges, 1968-2018

Oliven, Arabela Campos
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2018-0033
      
. Olhares sobre a educação para a democracia: a visão dos educadores que atuam no Congresso Nacional
Barros, Antonio Teixeira de; Mota, Rildo José Cosson
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2017-0150

·  Educação bilíngue inclusiva para surdos como espaço de resistência
Morais, Mariana Peres de; Martins, Vanessa Regina de Oliveira
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2018-0089
      
·  Alfabetização na Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
.  Literacy in the National Common Core (BNCC)

Gontijo, Cláudia Maria Mendes; Costa, Dania Monteiro Vieira; Perovano, Nayara Santos
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2018-0110
     
·  A obrigatoriedade da educação infantil e a escassez de vagas em creches e estabelecimentos similares
.  The obligation of child education and the shortage of places in kindergartens and similar establishments

Silva, Luiz Henrique Gomes da; Strang, Bernadete de Lourdes Streisky
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2016-0069
      
.  Política de correção de fluxo escolar em Pernambuco: uma análise do programa Travessia
Andrade, Edson Francisco de; Aguiar, Silvana Galvão de
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2017-0026
      
·  Professores no Facebook: explorações sobre a gestão da distância e da proximidade diante do público escolar
.  Teachers on Facebook: explorations on distance and proximity management faced by school audience

Santos, Tiago Ribeiro; Valle, Ione Ribeiro
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2018-0021
      
·  Considerações sobre os indicadores de formação docente no Brasil
.  Considerations on Brazilian Teacher Training Indicators

Schwerz, Roseli Constantino; Deimling, Natalia Neves Macedo; Deimling, Cesar Vanderlei; Silva, Daniele Cristina da
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2017-0199

·  Produção de conhecimento sobre dança e educação física no Brasil: analisando artigos científicos
Brasileiro, Lívia Tenorio; Fragoso, Aline Renata de Farias; Gehres, Adriana de Faria
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2018-0113
      
·  O público e o privado na educação superior: uma contribuição para a revisão de conceitos
.  The public and private in higher education: a contribution to the review of concepts

Fioreze, Cristina; Bortolin, Júlio César Godoy
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2017-0129
      
·  O destino social de licenciandos e bacharéis em Química: um estudo de caso sobre a formação de professores no plano microssociológico
.  The social destination of chemistry teacher education and other graduates: a case study on the pre-service teacher education at the micro-sociological level

Massi, Luciana; Villani, Alberto
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2017-0089
      
·  O corpo a corpo na relação educativa entre babá e criança: uma revisão da literatura
.  The meeting of bodies in the educational relation between nanny and child: a literature review

Kondratiuk, Carolina; Neira, Marcos Garcia
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2017-0161
      
·  Programas Brafitec e Ciência sem Fronteiras: percepção de gestores dos programas no Brasil e na França
.  The programs Brafitec and Science without Borders: perception of program managers in Brazil and France

Lievore, Caroline; Cechin, Marizete Righi; Pilatti, Luiz Alberto
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2017-0175
      
·  Interfaces entre cinema, ciência e ensino: uma revisão sistemática de literatura
Machado, Camila Juraszeck; Silveira, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2017-0190
      
·  Apropriação e usos do pensamento de Antonio Gramsci sobre Educação em trabalhos acadêmicos
.  Appropriation and uses of the Antonio Gramsci’s thought on Education in academic works

Jacomini, Márcia Aparecida
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2018-0117
      
·  Formação permanente de professores de um município da Grande Vitória/ES: um exercício estético
.  In-service teacher training in a city on the urban region of Vitória/ES: an aesthetic exercise

Barros, Maria Elizabeth; Ferraço, Carlos Eduardo; Debenetti, Carmen Ines
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2017-0120
      
·  A comunidade científica de Alagoas: um olhar a partir dos seus grupos de pesquisa
.  The scientific community of Alagoas: an analysis based on its research groups

Silva, Camila Ferreira da; Lopes, Rodrigo de Macedo
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2018-0086

.  Hablo con mi cuerpo, y sin saber. Observaciones sobre el saber del cuerpo y el significante
Behares, Luis Ernesto; Giménez, Raumar Rodríguez
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2018-0104
     
·  La escolarización en secundarias universitarias en Argentina: la elección escolar entre los techos de cristal y el cierre socia
Piero, Emilia Di
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2017-0111

·  Access of indigenous peoples to formal education: science education: a challenge, a reality
Mizetti, Maria do Carmo Ferreira; Krolow, Ivan Renato Cardoso; Teixeira, Maria do Rocio Fontoura
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2017-0147
      
·  Computational thinking as a heuristic endeavour: students’ solutions of coding problems
Silva, Ricardo Scucuglia Rodrigues da; Gadanidis, George; Hughes, Janette; Namukasa, Immaculate Kizito
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2018-0034
     
·  The use of cognitive instruments for research in early childhood education: constraints and possibilities in the Brazilian context
Bartholo, Tiago Lisboa; Koslinski, Mariane Campelo; Costa, Márcio da; Tymms, Peter; Merrell, Christine; Barcellos, Thaís Mendonça
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2018-0036
      
·  Pensamiento crítico en el siglo XXI: J. Rancière
Castillo, Karla
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2019-0062

. Grupo de interlocução na pesquisa em educação: produção, análise e sistematização dos dados
Ferreira, Liliana Soares; Cezar, Taise Tadielo; Machado, Célia Tanajura
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2019-0025
      
·  Da servidão irrestrita à simpatia cooperante: reflexões a partir de Georg Herbert Mead e Monteiro Lobato
Dalbosco, Cláudio Almir; Vargas, Claudeonor Antônio de; Maraschin, Renata
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2019-0075
      
·  Da relação com o saber às identidades da educação física: narrativas de estudantes do Ensino Médio
Santos, Wagner dos; Santos, Verônica Freitas dos; Gama, Jean Carlos Freitas; Paula, Sayonara Cunha de; Cassani, Juliana Martins
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2019-0074
      
·  As memórias do imemorável por uma educação contra o esquecimento e a barbárie
Ferreira, Marcelo Santana; Salgado, Raquel Gonçalves
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2019-0093
      
.  Rodas de conversa e pesquisa: reflexões de uma abordagem etnográfica
Pinheiro, Leandro Rogério
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2019-0041
 

 

LEITURAS E RESENHAS

. Os selves na modernidade líquida
Carmo, Valéria Rocha Aveiro do
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2018-0129
      
. As confissões da carne: o último volume da História da sexualidade de Michel Foucault
Carvalho, Alexandre Filordi de
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2018-0131

·  A (auto)exploração do sujeito em rede digital: a liberdade em crise?
Habowski, Adilson Cristiano; Conte, Elaine
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2019-0004

·  New Flagship Universities: apontando caminhos para universidades mais relevantes
Colus, Flávia Soares de Oliveira
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2019-0006

·  O circo no cenário educacional no Brasil e países da América Latina
Pires, Ademir Faria; Matioli, Jonas Spaciari; Rinaldi, Ieda Parra Barbosa
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2019-0050

·  Por uma arqueologia do corpo: representação, imagem e educação
Soares, Marta Genú; Paula, Teressa Daniela Faval de
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2019-0103


NOMINATA

.  Agradecimentos
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2020-tks

 

 

<SUBMISSÕES ON-LINE>