PRO-POSIÇÕES: Vol.31 Campinas 2020
ARTIGOS
. Semiformação e inteligência artificial no ensino
. Semiformation and artificial intelligence in teaching
Campos, Luis Fernando Altenfelder de Arruda; Lastória, Luiz Antônio Calmon Nabuco
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2018-0105
. O cuidado como dimensão ontológica na educação infantil: sobre corpos, espaços e movimentos na constituição do ser-no-mundo
Colla, Rodrigo Avila
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2018-0059
. Crianças agitadas/desatentas: modelos de explicação
. Agitated/inattentive children: explanatory models
Silva, Izabel Penteado Dias da; Batista, Cecilia Guarnieri
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2017-0184
. A interdisciplinaridade no estágio supervisionado de um curso de Educação Física
Reis, Wladimir Barbosa; Gomes, Ricardo José; Oliveira, Rogério Cruz de
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2018-0030
. Jogar e brincar de crianças pantaneiras: um estudo em uma “escola das águas”
. Plays and games of Pantanal children: a study in an “escola das águas”
Zaim-de-Melo, Rogério; Duarte, Rosalia Maria; Sambugari, Marcia Regina do Nascimento
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2018-0052
. Surdez e alteridade: “o encontro entre o tilintar das vozes e o tremular das mãos”
. Deafness and alterity: “the meeting between the tiling of the voices and the waving of hands”
Silva, Rubia Carla Donda da; Martins, Sandra Eli Sartoreto de Oliveira
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2017-0167
. O potencial educativo dos romances de ficção científica: leituras de Verne, Wells, Asimov e Clarke
Ferneda, Túlio; Pierson, Alice Helena Campos
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2016-0067
. Uma perspectiva de comparação na escrita histórico-social do currículo do ensino secundário
. A perspective of comparison in the historical and social writing of secondary education curriculum
Silva, Fabiany de Cássia Tavares; Pessanha, Eurize Caldas
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2017-0100
. Projeto 500: desafios da inclusão de estudantes negros numa universidade pública de pesquisa nos Estados Unidos, 1968-2018
. Project 500: a plan meant to include African Americans in a public research university in the United States and its challenges, 1968-2018
Oliven, Arabela Campos
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2018-0033
. Olhares sobre a educação para a democracia: a visão dos educadores que atuam no Congresso Nacional
Barros, Antonio Teixeira de; Mota, Rildo José Cosson
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2017-0150
· Educação bilíngue inclusiva para surdos como espaço de resistência
Morais, Mariana Peres de; Martins, Vanessa Regina de Oliveira
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2018-0089
· Alfabetização na Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
. Literacy in the National Common Core (BNCC)
Gontijo, Cláudia Maria Mendes; Costa, Dania Monteiro Vieira; Perovano, Nayara Santos
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2018-0110
· A obrigatoriedade da educação infantil e a escassez de vagas em creches e estabelecimentos similares
. The obligation of child education and the shortage of places in kindergartens and similar establishments
Silva, Luiz Henrique Gomes da; Strang, Bernadete de Lourdes Streisky
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2016-0069
. Política de correção de fluxo escolar em Pernambuco: uma análise do programa Travessia
Andrade, Edson Francisco de; Aguiar, Silvana Galvão de
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2017-0026
· Professores no Facebook: explorações sobre a gestão da distância e da proximidade diante do público escolar
. Teachers on Facebook: explorations on distance and proximity management faced by school audience
Santos, Tiago Ribeiro; Valle, Ione Ribeiro
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2018-0021
· Considerações sobre os indicadores de formação docente no Brasil
. Considerations on Brazilian Teacher Training Indicators
Schwerz, Roseli Constantino; Deimling, Natalia Neves Macedo; Deimling, Cesar Vanderlei; Silva, Daniele Cristina da
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2017-0199
· Produção de conhecimento sobre dança e educação física no Brasil: analisando artigos científicos
Brasileiro, Lívia Tenorio; Fragoso, Aline Renata de Farias; Gehres, Adriana de Faria
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2018-0113
· O público e o privado na educação superior: uma contribuição para a revisão de conceitos
. The public and private in higher education: a contribution to the review of concepts
Fioreze, Cristina; Bortolin, Júlio César Godoy
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2017-0129
· O destino social de licenciandos e bacharéis em Química: um estudo de caso sobre a formação de professores no plano microssociológico
. The social destination of chemistry teacher education and other graduates: a case study on the pre-service teacher education at the micro-sociological level
Massi, Luciana; Villani, Alberto
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2017-0089
· O corpo a corpo na relação educativa entre babá e criança: uma revisão da literatura
. The meeting of bodies in the educational relation between nanny and child: a literature review
Kondratiuk, Carolina; Neira, Marcos Garcia
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2017-0161
· Programas Brafitec e Ciência sem Fronteiras: percepção de gestores dos programas no Brasil e na França
. The programs Brafitec and Science without Borders: perception of program managers in Brazil and France
Lievore, Caroline; Cechin, Marizete Righi; Pilatti, Luiz Alberto
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2017-0175
· Interfaces entre cinema, ciência e ensino: uma revisão sistemática de literatura
Machado, Camila Juraszeck; Silveira, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2017-0190
· Apropriação e usos do pensamento de Antonio Gramsci sobre Educação em trabalhos acadêmicos
. Appropriation and uses of the Antonio Gramsci’s thought on Education in academic works
Jacomini, Márcia Aparecida
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2018-0117
· Formação permanente de professores de um município da Grande Vitória/ES: um exercício estético
. In-service teacher training in a city on the urban region of Vitória/ES: an aesthetic exercise
Barros, Maria Elizabeth; Ferraço, Carlos Eduardo; Debenetti, Carmen Ines
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2017-0120
· A comunidade científica de Alagoas: um olhar a partir dos seus grupos de pesquisa
. The scientific community of Alagoas: an analysis based on its research groups
Silva, Camila Ferreira da; Lopes, Rodrigo de Macedo
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2018-0086
. Hablo con mi cuerpo, y sin saber. Observaciones sobre el saber del cuerpo y el significante
Behares, Luis Ernesto; Giménez, Raumar Rodríguez
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2018-0104
· La escolarización en secundarias universitarias en Argentina: la elección escolar entre los techos de cristal y el cierre socia
Piero, Emilia Di
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2017-0111
· Access of indigenous peoples to formal education: science education: a challenge, a reality
Mizetti, Maria do Carmo Ferreira; Krolow, Ivan Renato Cardoso; Teixeira, Maria do Rocio Fontoura
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2017-0147
· Computational thinking as a heuristic endeavour: students’ solutions of coding problems
Silva, Ricardo Scucuglia Rodrigues da; Gadanidis, George; Hughes, Janette; Namukasa, Immaculate Kizito
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2018-0034
· The use of cognitive instruments for research in early childhood education: constraints and possibilities in the Brazilian context
Bartholo, Tiago Lisboa; Koslinski, Mariane Campelo; Costa, Márcio da; Tymms, Peter; Merrell, Christine; Barcellos, Thaís Mendonça
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2018-0036
· Pensamiento crítico en el siglo XXI: J. Rancière
Castillo, Karla
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2019-0062
. Grupo de interlocução na pesquisa em educação: produção, análise e sistematização dos dados
Ferreira, Liliana Soares; Cezar, Taise Tadielo; Machado, Célia Tanajura
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2019-0025
· Da servidão irrestrita à simpatia cooperante: reflexões a partir de Georg Herbert Mead e Monteiro Lobato
Dalbosco, Cláudio Almir; Vargas, Claudeonor Antônio de; Maraschin, Renata
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2019-0075
· Da relação com o saber às identidades da educação física: narrativas de estudantes do Ensino Médio
Santos, Wagner dos; Santos, Verônica Freitas dos; Gama, Jean Carlos Freitas; Paula, Sayonara Cunha de; Cassani, Juliana Martins
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2019-0074
· As memórias do imemorável por uma educação contra o esquecimento e a barbárie
Ferreira, Marcelo Santana; Salgado, Raquel Gonçalves
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2019-0093
. Rodas de conversa e pesquisa: reflexões de uma abordagem etnográfica
Pinheiro, Leandro Rogério
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2019-0041
LEITURAS E RESENHAS
. Os selves na modernidade líquida
Carmo, Valéria Rocha Aveiro do
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2018-0129
. As confissões da carne: o último volume da História da sexualidade de Michel Foucault
Carvalho, Alexandre Filordi de
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2018-0131
· A (auto)exploração do sujeito em rede digital: a liberdade em crise?
Habowski, Adilson Cristiano; Conte, Elaine
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2019-0004
· New Flagship Universities: apontando caminhos para universidades mais relevantes
Colus, Flávia Soares de Oliveira
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2019-0006
· O circo no cenário educacional no Brasil e países da América Latina
Pires, Ademir Faria; Matioli, Jonas Spaciari; Rinaldi, Ieda Parra Barbosa
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2019-0050
· Por uma arqueologia do corpo: representação, imagem e educação
Soares, Marta Genú; Paula, Teressa Daniela Faval de
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2019-0103
NOMINATA
. Agradecimentos
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2020-tks