Roberta Rabello Fiolo Pozzuto | Atualizado em 06/10/2021 - 10:48 Publicação

Pro-Posições - V. 32 (2021)

Periódico
Data
Volume
32
Número
2021 - Campinas

PRO-POSIÇÕES: Vol.32  Campinas  2021

e-ISSN 1980-6248

Sumário

EDITORIAL

EDITORIAL

.  Uma partida... e uma chegada 
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2021-ED01
Gallo, Sílvio

 

DOSSIÊ: “Formação de professores na contemporaneidade: da universidade à escola e da escola à universidade"

DOSSIER: "Teacher education in contemporary times: from university to school and from school to university"

·  Formação de professores na contemporaneidade: desafios e possibilidades da parceria entre universidade e escola
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2021-0031
Souza Neto, Samuel de; Borges, Cecilia; Ayoub, Eliana

.  Relações intergeracionais no mercado brasileiro de formação docente: antigos e novos desafios a considerar
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2018-0082
.  Intergenerational relationships in Brazilian market of teachers’ education: old and new challenges to consider
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2018-0082EN
Sarti, Flavia Medeiros

.  A participação da universidade e da escola no acontecimento do estágio curricular supervisionado de futuros professores de Educação Física
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2018-0085
.  The participation of the university and the school in the supervised school placement of future teachers of Physical Education
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2018-0085EN
Benites, Larissa Cerignoni

.  Construir a profissão na formação de professores de Educação Física: processos, desafios e dinâmicas entre a escola e a universidade
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2018-0084
.  Building the profession within Physical Education teacher education: processes, challenges, and dynamics between school and university
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2018-0084EN
Batista, Paula Fazendeiro; Graça, Amândio Braga

.  La práctica profesional en la formación inicial del profesorado: de los saberes profesionales a la co-construcción de una inteligencia situacional
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2018-0079ES
Núñez-Moscoso, Javier

.  Dois caminhos para aproximar a universidade da escola: a equipe de supervisores de estágio e a formação continuada
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2018-0112
Carlier, Ghislain; Clerx, Marie

.  Desenvolvimento profissional de professores de Educação Física iniciantes:  continuidades / descontinuidades entre a formação inicial e a iniciação à docência
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2018-0087
.  Professional development of novice Physical Education teachers: continuities / discontinuities between initial training and teaching induction
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2018-0087EN
Gariglio, José Ângelo
 

 

ARTIGOS

ARTICLES

·  "Ensinar para quem não quer aprender": um dos desafios da didática e da formação de professores
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2017-0115
·  "Teaching those who do not want to learn”: one of the challenges of Didactics and Teacher Training
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2017-0115EN
Mesquita, Silvana
 
·  Iniciação científica no ensino médio: refletir para construir o futuro
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2018-0083
.  Scientific initiation junior program: reflecting to build the future
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2018-0083EN
Fuentes-Rojas, Marta; Gemma, Sandra Francisca Bezerra

·  Ato infracional, escola e papéis profissionais: tramas complexas em relações frágeis
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2018-0099
Borba, Patrícia Leme de Oliveira; Pereira, Beatriz Prado; Lopes, Roseli Esquerdo
 
·  A trajetória da ciência política no Brasil e a sua autonomização: uma análise a partir dos programas de pós-graduação
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2019-0059
·  The trajectory of political science in Brazil and its autonomization: an analysis from the postgraduate programs
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2019-0059EN
Oliveira, Amurabi; Engerroff, Ana Martina Baron; Silva, Camila Ferreira da; Santos, Beatriz Melchioretto Claudino dos
 
·  Estratégias de estimativa numérica de quantidades
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2018-0031
Duro, Mariana Lima; Dorneles, Beatriz Vargas

·  O Programa Elos para prevenção do abuso de drogas: repercussões no cotidiano escolar
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2019-0072
·  The Elos Program for drug abuse prevention: repercussions in the daily life of schools
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2019-0072EN
Caron, Eduardo; Machado, Adriana Marcondes

·  Estudos sobre as elites: uma leitura da produção em periódicos – 1998-2017
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2018-0070
Setton, Maria da Graça Jacintho

·  Interferências na aula: dinâmica e percepção dos professores
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2018-0097
·  Interferences in the class: teachers’ dynamic and perceptions
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2018-0097EN
Lemes, Mariana Martins

·  Cartilhas alemãs da editora Rotermund (1927-1933): representação de gênero no trabalho rural
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2019-0003
·  German primers from the Rotermund publishing house (1927-1933): gender representations in rural work
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2019-0003EN
Weiduschadt, Patrícia; Albrecht, Elias Kruger

.  Lealdade, ambivalência e rebeldia: as estratégias de relacionamento de Oswald de Andrade e Menotti del Picchia na construção de suas redes de sociabilidade
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2019-0029
Ribeiro, Vanessa Konopczyk Amaral

.  Experiências de leitura literária digital por leitores jovens
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2018-0027
Araújo, Mônica Daisy Vieira; Frade, Isabel Cristina Alves da Silva

.  O Pibid e a licenciatura: veredas de uma mesma formação
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2018-0096
Gimenes, Camila Itikawa

.  Aprender por signos proustianos numa filosofia da diferença
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2018-0102
.  Learning by Proustian Signs in a Philosophy of Difference
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2018-0102EN
Vitorino, Artur José Renda; Felix, Grace da Silva

.  Identidade profissional de professores que ensinam matemática: Elementos e ações para a construção de uma proposta para futuras investigações
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2018-0109
.  The Professional Identity in educators who teach mathematics: elements and actions to build a proposal for future research
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2018-0109EN
Paula, Enio Freire de; Cyrino, Márcia Cristina de Costa Trindade

.  A publicidade oficial do Enem representada nas mídias: um olhar para o exame como dispositivo educacional
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2019-0114
.  Enem’s official advertising represented in media: a look at the exam as an educational device
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2019-0114EN
Rocha, Paula Del Ponte; Ferreira, Maira

.  Fazendo o neoliberalismo funcionar “dentro de nós”: pedagogia das organizações da sociedade civil sem fins lucrativos e formação docente
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2018-0137
.  Making neoliberalism work “within us”: the pedagogy of nonprofit civil society organizations and teacher education
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2018-0137EN
Knöpker, Mônica; Costa, Marisa Vorraber

.  Formação docente e imaginário social
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2019-0007
Ramos, Rosane Karl; Souza, Maria Inês Marcondes de

.  Princípios básicos da pesquisa relacional, dialógica e colaborativa
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2018-0125
.   Basic principles of relational, dialogical and collaborative research
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2018-0125EN
Souza, Rita de Cássia de

.  As noções de experiência e vivência no currículo cultural de Educação Física: ressonâncias nietzschianas e foucaultianas
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2019-0047
Nunes, Mário Luiz Ferrari; Silva, Fidel Machado de Castro; Boscariol, Marina Contarini; Neira, Marcos Garcia

.  O Sonho da Docência: Fantástico Tear
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2020-0008
Corazza, Sandra Mara

.  Formação docente: efeitos de um programa autorreflexivo de intervenção em teorias sociocognitivas da motivação
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2020-0101
.  Teacher education: effects of a self-reflective intervention program on socio-cognitive theories of motivation
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2020-0101EN
Machado, Amélia Carolina Terra Alves; Boruchovitch, Evely

.  Um currículo para médicos em Cuba pela solidariedade política no campo da saúde: possível explicação para a atuação no programa “Mais Médicos”
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2019-0051
.  A curriculum for doctors in Cuba based on political solidarity in the field of health: possible explanation for the work in the “More Doctors” program
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2019-0051EN
Silva, Maria Patrícia; Paraíso, Marlucy Alves

.  A crítica ao currículo: entre Deleuze, Guattari e Foucault
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2018-0136
Caffagni, Lou Guimarães Leão

.  “E se o relatório fosse do Victor?” Pensando com o cinema a alteridade, a imaginação e a psicologia na formação de professores
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2019-0015
Walter, Fernanda Omelczuk

.  Autoridade, Violência e Educação
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2019-0016
.  Authority, Violence and Education
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2019-0016EN
Trevisan, Amarildo Luiz

.  O diário invertido como possibilidade de variação pedagógica intensiva
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2020-0042
Federici, Conrado Augusto Gandara; Mendes, Mariana Louver; Liberman, Flávia

.  Meritocracia: origens do termo e desdobramentos no sistema educacional do Reino Unido
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2019-0063
.  Meritocracy: origins of the term and developments in the UK education system
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2019-0063EN
Mazza, Moisés Giordano; Mari, Cezar Luiz De

.  De volta ao brejo: a ausência do sublime em Dewey e o sublime na educação
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2019-0037
Cavallari Filho, Roberto

.  Posicionamentos e relações valorativas sobre gêneros e mídias digitais: uma análise sociológica da série 13 Reasons Why
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2019-0042
Rossi, Tulio Cunha

.  Enseñanza de lenguas y el mito del hablante nativo
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2019-0031ES
Angelucci, Thalita Camargo; Pozzo, María Isabel

.  ¿Cómo fomentar la competencia comunicativa intercultural desde el enfoque por tareas?
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2018-0069ES
Herrera-Torres, Diana Marcela; Pérez-Guerrero, Claudia Milena

.  El objeto de estudio de la profesión docente como reto epistemológico
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2019-0067ES
Castañeda-Díaz, María Teresa; Jarpa-Arriagada, Carmen Gloria

 

 

DIVERSO E PROSA

DIVERSE AND PROSE

.  Maurice Tardif - trajetória de um pesquisador: entre profissionalização do ensino, pensamento crítico e riscos contemporâneos
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2020-0145
Souza Neto, Samuel de; Ayoub, Eliana

 

 

NOMINATA

NOMINATA

.  Agradecimentos
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2021-tks

 

 

 

<SUBMISSÕES ON-LINE>