Roberta Rabello Fiolo Pozzuto | Atualizado em 15/09/2022 - 15:40 Publicação

Pro-Posições - v. 33 (2022)

Periódico
Data

PRO-POSIÇÕES: Vol.33  Campinas  2022

e-ISSN 1980-6248

https://www.scielo.br/j/pp/i/2022.v33/


SUMÁRIO

 

 

ARTIGOS

ARTICLES

. Debater para encontrar caminhos: a evolução da presença da filosofia ao longo dos vinte anos do Enem (1998-2018)
  https://doi.org/10.1590/1980-6248-2019-0104
. Finding room for philosophy in a large-scale assessment: an overview of philosophy’s presence over Enem’s twenty years of existence (1998-2018)
  https://doi.org/10.1590/1980-6248-2019-0104EN
Macedo, Ester Pereira Neves de

. A formação dos(as) trabalhadores(as) da saúde na construção de um acesso à saúde integral, equânime e universal à população trans
  https://doi.org/10.1590/1980-6248-2019-0083
. The training of health worker for an integral, equitable, and universal health access for Trans people
  https://doi.org/10.1590/1980-6248-2019-0083EN
Rocon, Pablo Cardozo; De Barros, Maria Elizabeth Barros; Rodrigues, Alexsandro

. A emergência das corridas de bicicleta em Curitiba (1895-1913): idealizando pedagogias corporais
  https://doi.org/10.1590/1980-6248-2019-0105
. The emergency of bike races in Curitiba (1895-1913): idealizing body pedagogies
  https://doi.org/10.1590/1980-6248-2019-0105EN
Moraes e Silva, Marcelo; Lessa, Priscila Requião; Gomes, Leonardo do Couto; Capraro, André Mendes

. A dimensão metodológica da aula: revisitando a organização pedagógica do trabalho docente
  https://doi.org/10.1590/1980-6248-2020-0001
. The methodological dimension of class: revisiting the pedagogical organization of teaching
  https://doi.org/10.1590/1980-6248-2020-0001EN
Almeida, Luana Costa

. Os livros de filosofia do PNLD/2018 e a lei 10.639/03: reflexões sobre a diversidade étnico-racial no material didático de filosofia no Ensino Médio
  https://doi.org/10.1590/1980-6248-2019-0112
. The PNLD/2018 philosophy books and the Law 10,639/03: reflections on ethnic-racial diversity in philosophy teaching material in High School
  https://doi.org/10.1590/1980-6248-2019-0112EN
Ferreira, Soraia Aparecida Belton; Ferreira, Amauri Carlos

. Diários online como dispositivos de pesquisa-formação: uma conversa com o filme Avatar
  https://doi.org/10.1590/1980-6248-2019-0124
. Online journals as research-training devices: a conversation with the Avatar film
  https://doi.org/10.1590/1980-6248-2019-0124EN
Amaral, Mirian Maia do; Santos, Rosemary dos; Santos, Edméa

. A obra Antimoderne de Jacques Maritain e suas representações sobre o pensamento moderno (1922)
  https://doi.org/10.1590/1980-6248-2019-0102
. Jacques Maritain's book Antimoderne and its representations of modern thought (1922)
  https://doi.org/10.1590/1980-6248-2019-0102EN
Souza, Rodrigo Augusto de

. Lesbofobia familiar: técnicas para produzir e regular feminilidades heterocentradas
  https://doi.org/10.1590/1980-6248-2019-0082
. Lesbophobia in the family: techniques to produce and regulate heterocentric femininities
  https://doi.org/10.1590/1980-6248-2019-0082EN
Braga, Keith Daiani da Silva; Ribeiro, Arilda Ines Miranda; Caetano, Marcio Rodrigo Vale

. O corpo e o contemporâneo: entre o princípio do prazer, o ascetismo e a áskesis
  https://doi.org/10.1590/1980-6248-2019-0127
The body and the contemporary: between the pleasure principle, the asceticism and the áskesis
  https://doi.org/10.1590/1980-6248-2019-0127EN
Pich, Santiago; Fensterseifer, Paulo Evaldo

. Efeitos positivos de um programa de intervenção para o fortalecimento das estratégias de aprendizagem de professores do Ensino Médio brasileiro
  https://doi.org/10.1590/1980-6248-2020-0100
. Positive effects of an intervention program to strengthen the learning strategies of Brazilian High School teachers
  https://doi.org/10.1590/1980-6248-2020-0100EN
Góes, Natália Moraes; Boruchovitch, Evely

. As relações teórico-metodológicas entre Freire e Dussel e suas contribuições para uma práxis axiológico-transformadora
  https://doi.org/10.1590/1980-6248-2020-0022
. Theoretical-methodological relations between Freire and Dussel and their contributions to an axiological-transformative práxis
  https://doi.org/10.1590/1980-6248-2020-0022EN
Santos, Jefferson da Silva; Gehlen, Simoni Tormöhlen

. A genealogia e a pesquisa em educação: crianças disparatadas como zonas cegas no diagrama de forças sociais ou nos dispositivos de poder/saber
  https://doi.org/10.1590/1980-6248-2020-0031
. The genealogy and the research in education: absurd children as blind zones in the social forces diagram or in the power/knowledge devices
  https://doi.org/10.1590/1980-6248-2020-0031EN
Carvalho, Janete Magalhães; Kuster, Patrick Stefenoni

. O modo e a ordem de conhecer na Suma Teológica de Tomás de Aquino: aspectos essenciais para a formação do mestre na universidade medieval
  https://doi.org/10.1590/1980-6248-2020-0064
. Of the mode and order of understanding in Summa Theologica by Thomas Aquinas: essential aspects to the master education on the medieval university
  https://doi.org/10.1590/1980-6248-2020-0064EN
Santin, Rafael Henrique; Oliveira, Terezinha

. Educação Aberta, Letramento Midiático e MOOCs: Questões para a prática docente, a partir da ecologia das mídias
  https://doi.org/10.1590/1980-6248-2019-0023
. Open Education, Media Literacy and MOOCs: Issues for teaching practice, from the ecology of the media 
  https://doi.org/10.1590/1980-6248-2019-0023EN
Siqueira, Alexandra Bujokas de

. Florestan Fernandes e a educação pública na Assembleia Nacional Constituinte (1987-1988)
  https://doi.org/10.1590/1980-6248-2019-0115
. Florestan Fernandes and public education in the National Constituent Assembly (1987-1988)
  https://doi.org/10.1590/1980-6248-2019-0115EN
Rodrigues, Fabiana de Cássia

. Viver no mundo conectado: formação para além do “conteudismo produtivista”
  https://doi.org/10.1590/1980-6248-2020-0079
. Living in a connected world: education beyond “productivist contentism”
  https://doi.org/10.1590/1980-6248-2020-0079EN
Loureiro, Carine Bueira; Veiga-Neto, Alfredo

. Pedagogias da sexualidade: discursos, práticas e (des)encontros na atenção integral à saúde de adolescentes
  https://doi.org/10.1590/1980-6248-2020-0043
. Pedagogies of sexuality: discourses, practices and (mis)encounters in integrated health care for adolescents
  https://doi.org/10.1590/1980-6248-2020-0043EN
Guimarães, Jamile; Cabral, Cristiane da Silva

. Educação interprofissional em saúde: aprendizados de uma experiência inovadora de integração entre pessoas, currículos e profissões
  https://doi.org/10.1590/1980-6248-2020-0011
. Interprofessional health education: learning from an innovative experience of integration between people, curricula and professions
  https://doi.org/10.1590/1980-6248-2020-0011EN
Souza, Renyelle Schwantes de; Ely, Luciane Ines; Toassi, Ramona Fernanda Ceriotti

. Dilemas de um esporte em construção: uma análise da seção de cartas na revista Overall (1985 - 1990)
  https://doi.org/10.1590/1980-6248-2020-0102
. Dilemmas of a sport under-construction: an analysis of the letter section in the Overall magazine (1985 - 1990)
  https://doi.org/10.1590/1980-6248-2020-0102EN
Brandão, Leonardo; Fortes, Rafael

. Disciplina, biopolítica e educação: Um balanço em torno dos estudos foucaultianos em educação
  https://doi.org/10.1590/1980-6248-2020-0083ES
Espinel-Bernal, Oscar

. O estatuto epistemológico do Ensino de Filosofia: uma discussão da área a partir de seus autores e autoras
  https://doi.org/10.1590/1980-6248-2020-0018
. The epistemological foundation of Philosophy Teaching: a discussion about the area from its authors’ viewpoint
  https://doi.org/10.1590/1980-6248-2020-0018EN    
Velasco, Patrícia Del Nero

. Igualdade, Diferença e Conhecimento: o que pode uma base curricular comum em meio à “tensão” entre direitos?
  https://doi.org/10.1590/1980-6248-2020-0012
. Equality, Difference and Knowledge: what are the possibilities of common learning standards when there is a “tension” between rights?
  https://doi.org/10.1590/1980-6248-2020-0012EN
Meira, Marina

. Anísio Teixeira e o “direito à educação” – ideias que evocam Dewey e inspiram Freire
  https://doi.org/10.1590/1980-6248-2020-0033
. Anísio Teixeira and the “right to education” – ideas that remember Dewey and inspire Freire
  https://doi.org/10.1590/1980-6248-2020-0033EN
Henning, Leoni Maria Padilha

. Análise das concepções de futuros professores de Ciências Biológicas sobre conceitos da Teoria Evolutiva
  https://doi.org/10.1590/1980-6248-2020-0020
. Analysis of the conceptions of future Biological Sciences teachers about concepts of Evolutionary Theory
  https://doi.org/10.1590/1980-6248-2020-0020EN
Angeloni-Duarte, Mariana; Rosa, Marcelo D’Aquino; Santos-Alfaya, João Vicente

. A visão de matriculados sobre a evasão num curso de Licenciatura em Física Artigos
  https://doi.org/10.1590/1980-6248-2020-0046
. The perspective of enrolled undergraduate students on the dropout in a Physics Teaching Degree
  https://doi.org/10.1590/1980-6248-2020-0046EN
Silva, André Coelho da; Cabral, Tairine de Carvalho

. Problematização da escolarização doméstica: uma defesa da escola pública enquanto espaço comum e democrático
  https://doi.org/10.1590/1980-6248-2020-0040
. Problematizing of homeschooling: a defense of the public school as a common democratic space
  https://doi.org/10.1590/1980-6248-2020-0040EN
Traversini, Clarice Salete; Lockmann, Kamila

. Amizade e Educação Infantil
  https://doi.org/10.1590/1980-6248-2020-0075
. Friendship and childhood education
  https://doi.org/10.1590/1980-6248-2020-0075EN
Pereira, Artur Oriel

. Recolher e colecionar a leitura e a escrita: por uma montagem estética do pensamento
  https://doi.org/10.1590/1980-6248-2020-0106
. Retreat and collect reading and writing: for an aesthetical assemblage of thought
  https://doi.org/10.1590/1980-6248-2020-0106EN
Campesato, Maria; Rodrigues, Elisandro; Schuler, Betina

. Corpos, silêncios e disciplinas: sobre modos de confinamento e suas educações possíveis
  https://doi.org/10.1590/1980-6248-2020-0114
. Bodies, silences, and disciplines: on the ways to confine and their possible educations
  https://doi.org/10.1590/1980-6248-2020-0114EN
Bocchetti, André

. Pesquisa documental histórica e pesquisa bibliográfica: focos de estudo e percursos metodológicos
  https://doi.org/10.1590/1980-6248-2020-0141
. Documentary historical analysis and bibliographic research: study subjects and methodology
  https://doi.org/10.1590/1980-6248-2020-0141EN
Grazziotin, Luciane Sgarbi; Klaus, Viviane; Pereira, Ana Paula Marques

. Tendências globais nas elites locais. Formas de institucionalização e distinção social em Brasília e Córdoba
  https://doi.org/10.1590/1980-6248-2020-0005ES
Giovine, Manuel Alejandro; Mataluna, Mariana Beatriz

. Microscopias biotextuais em aula: proposições perecquianas
  https://doi.org/10.1590/1980-6248-2020-0056ES
Máximo, Lamela Adó

. Epistemologia da Educação Comparada com ênfase em reformas educacionais: um olhar a partir da teoria Decolonial
  https://doi.org/10.1590/1980-6248-2020-0067
. Epistemology of comparative education emphasizing educational reforms: a view from the Decolonial theory
  https://doi.org/10.1590/1980-6248-2020-0067EN
Vicentini, Taiani; Ramos Lamar, Adolfo

. A presença de obras freireanas nos cursos de Pedagogia do Rio Grande do Sul: um olhar exploratório
  https://doi.org/10.1590/1980-6248-2020-0119
. Freirean works in Pedagogy undergraduate degrees in Rio Grande do Sul: an exploratory glance
  https://doi.org/10.1590/1980-6248-2020-0119EN
Pereira, Diuliana Nadalon; Muenchen, Cristiane

. Dialética do esclarecimento e tecnologia: a mediação das redes sociais na produção da violência
  https://doi.org/10.1590/1980-6248-2020-0136
. Dialectic of enlightenment and technology: mediation of social networks in the production of violence
  https://doi.org/10.1590/1980-6248-2020-0136EN
Bergo, Mariana; Gomes, Luiz Roberto

. Desafios e oportunidades para a participação no futsal escolar extracurricular: percepções de alunas do ensino médio
  https://doi.org/10.1590/1980-6248-2020-0059
. Challenges and opportunities for participation in extracurricular school futsal: perceptions of high school girls
  https://doi.org/10.1590/1980-6248-2020-0059EN
Oliveira, Flavia Volta Cortes de; Ricci, Christiano Streb; Marques, Renato Francisco Rodrigues

. O racismo na infância e a infância do racismo: vida e rastros de uma criança negra 
  https://doi.org/10.1590/1980-6248-2020-0084
. Racism in Childhood and the Childhood of Racism: Life and tracks of a Black Child
  https://doi.org/10.1590/1980-6248-2020-0084EN
Ferreira, Emerson Benedito; Abramowicz, Anete

. Os jesuítas e os descaminhos de uma missão 
  https://doi.org/10.1590/1980-6248-2020-0124
. The Jesuits and the misdirections of a mission
  https://doi.org/10.1590/1980-6248-2020-0124EN
Faria, Marcos Roberto de

. Malhar como metáfora da exercitação física 
  https://doi.org/10.1590/1980-6248-2020-0097
. “Malhar” as a metaphor of physical exercise
  https://doi.org/10.1590/1980-6248-2020-0097EN
Coelho Filho, Carlos Alberto de Andrade

. Intelectuais mediadores e a internacionalização de saberes: Kumlien e a ginástica sueca (1895 - 1921)
  https://doi.org/10.1590/1980-6248-0020-0098
. Intellectual mediators and the internationalization of knowledge: Kumlien and the Swedish gymnastics (1895 - 1921)
  https://doi.org/10.1590/1980-6248-0020-0098EN
Bonifácio, Iara Marina dos Anjos; Moreno, Andrea; Baía, Anderson da Cunha

. Mobilidade estudantil de universitários oriundos do ensino médio público: experiências com o programa Ciência sem Fronteiras 
  https://doi.org/10.1590/1980-6248-2021-0062
. Student mobility of college students from former public high schools: experiences within the Science without Borders Program
  https://doi.org/10.1590/1980-6248-2021-0062EN
Weller, Wivian; Reis, Jéssica

. Noções de engajamento cívico e liderança em adolescentes Civismo, Liderança e Adolescência 
  https://doi.org/10.1590/1980-6248-2021-0020
. Notions of civic engagement and leadership in adolescents
  https://doi.org/10.1590/1980-6248-2021-0020EN
D’Auria-Tardeli, Denise; Barros, Lucian da Silva

. A literatura sobre shadow education: recortes de pesquisa
  https://doi.org/10.1590/1980-6248-2020-0129
. Studies on shadow education: research excerpts
  https://doi.org/10.1590/1980-6248-2020-0129EN
Galvão, Fernando Vizotto

. “O que favorece e o que prejudica a minha saúde mental?” – o olhar de crianças que frequentam um projeto de contraturno escolar
  https://doi.org/10.1590/1980-6248-2020-0010
. “What benefits and what damages my mental health?” - Children’s perceptions regarding an after-school program
  https://doi.org/10.1590/1980-6248-2020-0010EN
Martins, Bruna Melo; Cervelino, Paula Maria; Cid, Maria Fernanda Barboza

. Mediações familiares e escolares entre crianças e tecnologias digitais
  https://doi.org/10.1590/1980-6248-2020-0085
. Family and school mediations between children and digital technologies
  https://doi.org/10.1590/1980-6248-2020-0085EN
Muller, Juliana Costa; Fantin, Monica

. Educação Estética e Mediação de Leitura de Imagem: Um Estudo com Crianças
  https://doi.org/10.1590/1980-6248-2020-0096
. Aesthetic Education and Image Reading Mediation: A Study with Children
  https://doi.org/10.1590/1980-6248-2020-0096EN
Francez, Letícia; Neitzel, Adair de Aguiar

. Psicanálise, Inquietude de si e Formação Humana: uma reflexão sobre o tempo e a transitoriedade
  https://doi.org/10.1590/1980-6248-2020-0104
. Psychoanalysis, Disquiet of Self and Human Formation: a reflection about the time and the transience
  https://doi.org/10.1590/1980-6248-2020-0104EN
Rossetto, Miguel da Silva; Santos Filho, Francisco Carlos dos

. Educación en Salud desde la Educación Popular: propuestas para el abordaje del dengue/chikungunya/zika
  https://doi.org/10.1590/1980-6248-2020-0127ES
Garelli, Fernando; Dumrauf, Ana

 

 

LEITURAS E RESENHAS

READINGS AND REVIEWS

. Nas franjas dos arquivos – incursões, biografias e memórias
  https://doi.org/10.1590/1980-6248-2020-0003
. On the fringes of archives - forays, biographies and memories
  https://doi.org/10.1590/1980-6248-2020-0003EN
Philippi, Carolina Cechella

 

 

DIVERSO E PROSA

DIVERSE AND PROSE

. Henri Bergson - O bom senso e os estudos clássicos
  https://doi.org/10.1590/1980-6248-2020-0142
Pinto, Tarcísio Jorge Santos; Quintiliano, Aimberê

 

 

NOMINATA

NOMINATA

.  Agradecimentos
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2022-tks