Roberta Rabello Fiolo Pozzuto | Atualizado em 18/05/2022 - 08:07 Publicação

Pro-Posições - V. 33 (2022)

Periódico
Data

PRO-POSIÇÕES: Vol.33  Campinas  2022

e-ISSN 1980-6248

https://www.scielo.br/j/pp/i/2022.v33/

 

SUMÁRIO

 

ARTIGOS

ARTICLES

. Debater para encontrar caminhos: a evolução da presença da filosofia ao longo dos vinte anos do Enem (1998-2018)
  https://doi.org/10.1590/1980-6248-2019-0104
. Finding room for philosophy in a large-scale assessment: an overview of philosophy’s presence over Enem’s twenty years of existence (1998-2018)
  https://doi.org/10.1590/1980-6248-2019-0104EN
Macedo, Ester Pereira Neves de

. A formação dos(as) trabalhadores(as) da saúde na construção de um acesso à saúde integral, equânime e universal à população trans
  https://doi.org/10.1590/1980-6248-2019-0083
. The training of health worker for an integral, equitable, and universal health access for Trans people
  https://doi.org/10.1590/1980-6248-2019-0083EN
Rocon, Pablo Cardozo; De Barros, Maria Elizabeth Barros; Rodrigues, Alexsandro

. A emergência das corridas de bicicleta em Curitiba (1895-1913): idealizando pedagogias corporais
  https://doi.org/10.1590/1980-6248-2019-0105
. The emergency of bike races in Curitiba (1895-1913): idealizing body pedagogies
  https://doi.org/10.1590/1980-6248-2019-0105EN
Moraes e Silva, Marcelo; Lessa, Priscila Requião; Gomes, Leonardo do Couto; Capraro, André Mendes

. A dimensão metodológica da aula: revisitando a organização pedagógica do trabalho docente
  https://doi.org/10.1590/1980-6248-2020-0001
. The methodological dimension of class: revisiting the pedagogical organization of teaching
  https://doi.org/10.1590/1980-6248-2020-0001EN
Almeida, Luana Costa

. Os livros de filosofia do PNLD/2018 e a lei 10.639/03: reflexões sobre a diversidade étnico-racial no material didático de filosofia no Ensino Médio
  https://doi.org/10.1590/1980-6248-2019-0112
. The PNLD/2018 philosophy books and the Law 10,639/03: reflections on ethnic-racial diversity in philosophy teaching material in High School
  https://doi.org/10.1590/1980-6248-2019-0112EN
Ferreira, Soraia Aparecida Belton; Ferreira, Amauri Carlos

. Diários online como dispositivos de pesquisa-formação: uma conversa com o filme Avatar
  https://doi.org/10.1590/1980-6248-2019-0124
. Online journals as research-training devices: a conversation with the Avatar film
  https://doi.org/10.1590/1980-6248-2019-0124EN
Amaral, Mirian Maia do; Santos, Rosemary dos; Santos, Edméa

. A obra Antimoderne de Jacques Maritain e suas representações sobre o pensamento moderno (1922)
  https://doi.org/10.1590/1980-6248-2019-0102
. Jacques Maritain's book Antimoderne and its representations of modern thought (1922)
  https://doi.org/10.1590/1980-6248-2019-0102EN
Souza, Rodrigo Augusto de

. Lesbofobia familiar: técnicas para produzir e regular feminilidades heterocentradas
  https://doi.org/10.1590/1980-6248-2019-0082
. Lesbophobia in the family: techniques to produce and regulate heterocentric femininities
  https://doi.org/10.1590/1980-6248-2019-0082EN
Braga, Keith Daiani da Silva; Ribeiro, Arilda Ines Miranda; Caetano, Marcio Rodrigo Vale

. O corpo e o contemporâneo: entre o princípio do prazer, o ascetismo e a áskesis
  https://doi.org/10.1590/1980-6248-2019-0127
The body and the contemporary: between the pleasure principle, the asceticism and the áskesis
  https://doi.org/10.1590/1980-6248-2019-0127EN
Pich, Santiago; Fensterseifer, Paulo Evaldo

. Efeitos positivos de um programa de intervenção para o fortalecimento das estratégias de aprendizagem de professores do Ensino Médio brasileiro
  https://doi.org/10.1590/1980-6248-2020-0100
. Positive effects of an intervention program to strengthen the learning strategies of Brazilian High School teachers
  https://doi.org/10.1590/1980-6248-2020-0100EN
Góes, Natália Moraes; Boruchovitch, Evely

. As relações teórico-metodológicas entre Freire e Dussel e suas contribuições para uma práxis axiológico-transformadora
  https://doi.org/10.1590/1980-6248-2020-0022
. Theoretical-methodological relations between Freire and Dussel and their contributions to an axiological-transformative práxis
  https://doi.org/10.1590/1980-6248-2020-0022EN
Santos, Jefferson da Silva; Gehlen, Simoni Tormöhlen

. A genealogia e a pesquisa em educação: crianças disparatadas como zonas cegas no diagrama de forças sociais ou nos dispositivos de poder/saber
  https://doi.org/10.1590/1980-6248-2020-0031
. The genealogy and the research in education: absurd children as blind zones in the social forces diagram or in the power/knowledge devices
  https://doi.org/10.1590/1980-6248-2020-0031EN
Carvalho, Janete Magalhães; Kuster, Patrick Stefenoni

. O modo e a ordem de conhecer na Suma Teológica de Tomás de Aquino: aspectos essenciais para a formação do mestre na universidade medieval
  https://doi.org/10.1590/1980-6248-2020-0064
. Of the mode and order of understanding in Summa Theologica by Thomas Aquinas: essential aspects to the master education on the medieval university
  https://doi.org/10.1590/1980-6248-2020-0064EN
Santin, Rafael Henrique; Oliveira, Terezinha

. Educação Aberta, Letramento Midiático e MOOCs: Questões para a prática docente, a partir da ecologia das mídias
  https://doi.org/10.1590/1980-6248-2019-0023
. Open Education, Media Literacy and MOOCs: Issues for teaching practice, from the ecology of the media 
  https://doi.org/10.1590/1980-6248-2019-0023EN
Siqueira, Alexandra Bujokas de

. Florestan Fernandes e a educação pública na Assembleia Nacional Constituinte (1987-1988)
  https://doi.org/10.1590/1980-6248-2019-0115
. Florestan Fernandes and public education in the National Constituent Assembly (1987-1988)
  https://doi.org/10.1590/1980-6248-2019-0115EN
Rodrigues, Fabiana de Cássia

. Viver no mundo conectado: formação para além do “conteudismo produtivista”
  https://doi.org/10.1590/1980-6248-2020-0079
. Living in a connected world: education beyond “productivist contentism”
  https://doi.org/10.1590/1980-6248-2020-0079EN
Loureiro, Carine Bueira; Veiga-Neto, Alfredo

. Pedagogias da sexualidade: discursos, práticas e (des)encontros na atenção integral à saúde de adolescentes
  https://doi.org/10.1590/1980-6248-2020-0043
. Pedagogies of sexuality: discourses, practices and (mis)encounters in integrated health care for adolescents
  https://doi.org/10.1590/1980-6248-2020-0043EN
Guimarães, Jamile; Cabral, Cristiane da Silva

. Educação interprofissional em saúde: aprendizados de uma experiência inovadora de integração entre pessoas, currículos e profissões
  https://doi.org/10.1590/1980-6248-2020-0011
. Interprofessional health education: learning from an innovative experience of integration between people, curricula and professions
  https://doi.org/10.1590/1980-6248-2020-0011EN
Souza, Renyelle Schwantes de; Ely, Luciane Ines; Toassi, Ramona Fernanda Ceriotti
 

 

LEITURAS E RESENHAS

READINGS AND REVIEWS

. Nas franjas dos arquivos – incursões, biografias e memórias
  https://doi.org/10.1590/1980-6248-2020-0003
. On the fringes of archives - forays, biographies and memories
  https://doi.org/10.1590/1980-6248-2020-0003EN
Philippi, Carolina Cechella

 

 

NOMINATA

NOMINATA

.  Agradecimentos
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2022-tks