| Atualizado em 04/12/2023 - 14:38 Publicação

Pro-Posições - v. 34 (2023)

Periódico
Data
Volume
34

PRO-POSIÇÕES: Vol.34  Campinas  2023

e-ISSN 1980-6248

https://www.scielo.br/j/pp/i/2023.v34/


SUMÁRIO

 

DOSSIÊ “Jovens, Trabalho e Educação”

DOSSIER “Young people, work and education”

. La integralidad en la formación de las trayectorias laborales de egresados de la escuela secundaria técnica: la configuración de los procesos de inserción laboral en distintas jurisdicciones de Argentina
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2020-0049ES
.The integrality in the formation of the labor paths of graduates from technical secondary school: the configuration of processes of labor insertion in different jurisdictions of Argentina
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2020-0049EN
Corica, Agustina; Arancibia, Milena; Miranda, Ana

.Trajetórias profissionais de jovens professoras e professores
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2020-0092
. Professional trajectories of young teachers 
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2020-0092EN
Zan, Dirce; Souza, Aparecida Neri de

.Trajetórias de trabalho: empregos precários e inserções provisórias
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2020-0107
. Pathways of work: precarious jobs and temporary entries
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2020-0107EN
Silva, José Humberto da

. As portas permanecem semiabertas: estudantes trabalhadores nas universidades federais
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2021-0033
.The doors remain half open: working students at federal universities
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2021-0033EN
Trópia, Patrícia Vieira; Souza, Davisson Charles Cangussu de

.Told to make a choice. From humiliation to a sense of injustice
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2020-0137EN
Kergoat, Prisca

Dossiê: "tempos De Educação E De Celebração: Histórias E Lições Sobre Independência, Civilização E Nação Na América, Europa E África"
 

Dossier: "Times of education and celebration: stories and lessons on independence, civilization and nation in America, Europe, and Africa"

.O Projeto Porto Maravilha e os 450 anos da cidade do Rio: sobre realces e silenciamentos 
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2021-0040
.The Porto Maravilha Project and the 450 years of the city of Rio: on highlights and silences
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2021-0040EN
Silva, José Cláudio Sooma; Sepulveda, José Antonio Miranda

.La Independencia de México vista desde la escuela: la historia y su escritura en los libros de texto, 1821-1911
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2021-0048ES
Meníndez-Martínez, Rosalía

.A construção da identidade moçambicana colonial e pós-colonial através de projetos de escolarização: desde 1930 até 1990
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2021-0087
.The construction of Mozambican colonial and postcolonial identity through schooling projects: from 1930 to 1990
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2021-0087EN
Zimbico, Octavio

.Processos de emancipação na América Central: civilizar, educar e instruir (1820-1821) 
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2021-0042
.Emancipation processes in Central America: civilize, educate, and instruct (1820–1821)
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2021-0042EN
García Laínez, Andrés Eduardo

.Reflexos do Império na educação portuguesa (1906 - 1951). Desbravando um campo pouco explorado 
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2021-0063PT
Repercussions of the Empire in the Portuguese education (1906 - 1951). Breaking new ground in a little-explored field
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2021-0063EN
Felgueiras, Margarida Louro

.Emancipação brasileira e princípios da boa educação na capital do Brasil (1827 - 1839) 
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2021-0043
.Brazilian emancipation and principles of good education in the capital of Brazil (1827 - 1839)
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2021-0043EN
Maia de Souza, Maria Zélia

DOSSIÊ “Desenvolvimento humano, drama e vivências: Vigotski e a questão da psicologia da criação pelo ator”

DOSSIER “Human development, drama and perezhivania: Vygotsky and the question of the psychology of the actor’s creation”

.O trabalho criador como vivência duplicada do ator em si e na personagem: a perejivanie (est)ética
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2021-0105
.The creative work as duplicated experience of the actor in himself and in the character: the (aest)ethical perezhivanie
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2021-0105EN
Magiolino, Lopes Salomão Lavínia; Silva, Daniele Nunes Henrique; Smolka, Ana Luiza Bustamante

.O Laboratório Madalenas – Teatro das Oprimidas e as contribuições de Lev Vygotsky e Augusto Boal: entrelaçamento da arte com a vida 
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2022-0061
.The Madalenas Laboratory – Theater of the Oppressed and the contributions of Lev Vygotsky and Augusto Boal: intertwining art and life
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2022-0061EN
Ribeiro, Adriana Barbosa; Zanella, Andréa Vieira

.Teatro social dos afetos: sobre a potência da arte cênica na superação de relações opressivas na escola 
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2021-0091
.Social theater of affections: on the power of theatrical arts to overcome oppressive school relations
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2021-0091EN
Sawaia, Bader Burihan; Fernandes, Kelly Cristina

.O desenvolvimento engajado e o teatro-brincar na constituição da coletividade 
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2021-0077
Liberali, Fernanda

.Imaginação e experiência em processos criativos teatrais na infância 
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2021-0086
Araujo, Hanna Talita Gonçalves Pereira de

.Autocrítica dirigida com artistas-trabalhadores(as): uma proposta metodológica a partir da Psicologia Histórico-Cultural 
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2022-0024
.Directed self-criticism with artist-workers: a methodological proposal based on cultural-historical psychology
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2022-0024EN
Lima, Erickaline Bezerra de; Coelho-Lima, Fellipe; Ciotti, Naira Neide

.Vigotski e a arte do ator: por uma psicologia do ator-performer 
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2021-0083
Vygotsky and the actor’s art: for a psychology of the actor-performer
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2021-0083EN
Tonezzi, José

.A questão das emoções e da vivência estética: o diálogo entre Vigotski e Stanislávski em torno da psicologia do ator 
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2021-0084
.The question of emotions and aesthetic experience: the dialogue between Vygotsky and Stanislavski around actor’s psychology
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2021-0084EN
Marques, Priscila Nascimento; Moschkovich, Diego

.Concrete Psychology of the Actor’s dvoistvennost’: Emotions and Art as Vygotsky’s means for rethinking Methods of Psychology
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2021-0092EN
Reinecke, Willi

.Between form and content: affective generalization in Art
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2021-0089EN
Xu, Shuangshuang; Tateo, Luca

 

ARTIGOS

ARTICLES

. Habitus de gênero: tensionamentos ao conceito de habitus em Bourdieu
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2020-0045
. Gender Habitus: tensioning the concept of habitus in Bourdieu
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2020-0045EN
Silva, Erineusa Maria da; Bartolozzi Ferreira, Eliza

. Quando os professores desistem: um estudo sobre a exoneração na rede pública estadual de ensino de São Paulo
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2021-0055
. When teachers drop out: a study on resignation in the state public school system in São Paulo
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2021-0055EN
Pagani, Gabriela; Fernandes, Maria José da Silva; Barbosa, Andreza

. A formação do habitus religioso e os estabelecimentos de ensino confessionais conveniados com o Estado: questões e conflitos
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2021-0003
. The formation of religious habitus and confessional educational establishments in agreement with the State: issues and conflicts
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2021-0003EN
Oliveira, Letícia Casagrande; Assis, Jacira Helena do Valle Pereira

. “Um ato de liberdade”: movimento de estudantes secundaristas em São Paulo, 2015
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2021-0101
.“An act of freedom”: secondary students movement in São Paulo, Brazil, 2015
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2021-0101EN
Groppo, Luis Antonio; Tomizaki, Kimi Aparecida; Corrochano, Maria Carla; Borges, Lívia; Ginzel, Flávia; Biliatto, Carusa

. Análise de características discursivas e disciplinares em artigos sobre o ensino da escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental publicados entre 2008 e 2018
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2020-0071
. Analysis of discursive and disciplinary characteristics in articles on teaching of writing in the early years of elementary school published between 2008 and 2018
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2020-0071EN
Eufrásio, Daniela; Barzotto, Valdir

. A Profilaxia Pré-Exposição (PrEP): tensões e disputas quanto ao sexo em pelo no currículo bareback
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2021-0072
. Pre-Exposure Prophylaxis (PrEP): tensions and disputes about sex in the bareback curriculum
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2021-0072EN
Oliveira, Danilo Araujo de; Sales, Shirlei

. Educación y adoctrinamiento: una mirada desde la educación radical e inclusiva
Gascón, Agustín de la Herrán; Fortunato, Ivan; Aguilar, Nivia T. Álvarez
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2021-0124ES

. Agência e autonomia: construção coletiva de conhecimento sobre as diferenças sociais com base em sexo e gênero
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2021-0056
. Agency and autonomy: building knowledge about social differences based on sex and gender
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2021-0056EN
Liparini-Pereira, Flávia; Caicedo-Roa, Mônica; Marçon, Luana; Barros, Nelson Filice de

. Habermas e Paulo Freire: para além dos lugares-comuns
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2022-0012
. Habermas and Paulo Freire: beyond the commonplaces
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2022-0012EN
Leite, Ivonaldo

. Protagonismo juvenil no ensino médio: reflexões acerca da elaboração e implementação dos jogos interclasses
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2021-0132
. Youth protagonist in high school: reflections about interclass games
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2021-0132EN
Nazario, Murilo Eduardo dos Santos; Santos, Wagner dos; Ferreira Neto, Amarílio

. Experiências, percepções e expectativas de estudantes na escola gerencialista da rede estadual paulista
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2021-0129
. Experiences, perceptions and expectations of students in managerial school of Educational network of São Paulo
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2021-0129EN
Ramos, Rubia de Araujo; Goulart, Débora Cristina; Jacomini, Márcia Aparecida

. Segunda geração de privatização da educação paulista: a articulação sistêmica dos atores empresariais
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2021-0103
. Second generation of privatization of education in São Paulo: the systemic articulation of business actors
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2021-0103EN
Garcia, Teise de Oliveira; Adrião, Theresa; Drabach, Nadia; Santos, Maria

. Formação continuada de longa duração: uma análise dos fatores que potencializam a mudança de concepção de professores de Educação Física
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2021-0068
. Long-term continuing education: an analysis of factors that potentialize the change of physical education teacher's conception
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2021-0068EN
Borges, Robson Machado; Fraga, Alex Branco

. Una mirada al interior de la toma de decisiones universitarias: intereses y actores en torno a la política de expansión territorial de la UdelaR entre 2007 y 2014
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2020-0131ES
Heinzen, Margarita; Bortagaray, Isabel

. Música, linguagem e formação estética: um estudo em perspectiva dialógica
https://doi.org/10.1590/1980-6248-0106
. Music, language, and aesthetic education: a study from a dialogical perspective
https://doi.org/10.1590/1980-6248-0106EN
Bocca, Hugo de Oliveira Verardi; Gonçalves, Jean Carlos

. Contos de fadas na sala de aula: perspectivas de professoras atuantes na Educação Infantil
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2020-0155
. Fairy tales in the classroom: perspectives of teachers working in early childhood education
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2020-0155EN
Kielb, Eliziane Gorete; Mendes Silva, Ivone Maria

.Coleção de coleções: breve relato da constituição do acervo digital on-line do Programa Cinema & Educação Artigos
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2020-0134
.Collection of collections: brief report of the organization of the Cinema & Education Program online digital collection
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2020-0134EN
Oliveira Junior, Wenceslao Machado; Palma, Luciane Vieira; Souza, Eliana da Silva; Coimbra, Joice Ribeiro Souza

.Infância em Augusto Cury: uma análise acerca do governamento da infância no transbordamento da literatura de autoajuda na Educação Artigos
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2021-0002
.Childhood in Augusto Cury: an analysis of the government of childhood in the overflow of self-help literature in Education
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2021-0002EN
Machado, Dimitrius Gonçalves

.Homogeneidade, heterogeneidade e práticas corporais. Esporte, Lazer, Direitos Humanos e Corpos Diversos Artigos
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2021-0066
.Homogeneity, heterogeneity, and body practices. Sport, Leisure, Human Rights and Diverse Bodies
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2021-0066EN
Galak, Eduardo

.O outro como eu em Vygotsky: o conceito de deficiência a partir da experiência de um judeu em contexto antissemita 
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2021-0133
Piccolo, Gustavo Martins

.A escrita de notas como artesanato intelectual: Niklas Luhmann e a escrita acadêmica como processo Artigos
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2021-0123
.Note-writing as an intellectual craft: Niklas Luhmann and academic writing as a process
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2021-0123EN
Cruz, Robson Nascimento da; Rezende, Junio

.Do uno ao múltiplo: as didáticas de Comenius e de Montaigne e a diversidade e suas contribuições para a contemporaneidade 
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2022-0057
.From unity to multiplicity: Comenius’ and Montaigne’s didactics and diversity and its contributions to contemporaneity
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2022-0057EN
Coppi, Luiz Antonio Callegari

.De Malba Tahan a Mello e Souza: a construção de uma identidade (1923-1938)
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2021-0071
.From Malba Tahan to Mello e Souza: the construction of an identity (1923-1938)
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2021-0071EN
Porto, Ana Gomes

.Potencialidades dos casos de ensino na formação de professoras iniciantes
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2022-0029
.Potential of teaching cases in the training of beginning teachers
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2022-0029EN
Mota, Jéssica Regina da; Ambrosetti, Neusa Banhara; Almeida, Patricia Cristina Albieri de

.Monitoramento e avaliação dos planos municipais de educação: coordenação federativa e poder local
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2022-0039
.Municipal education plans monitoring and assessment: federal coordination and local power
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2022-0039EN
Scaff, Elisangela Alves da Silva; Oliveira, Regina Tereza Cestari de

.Burocracia escolar e reprodução de estigmas sobre os estudantes e suas famílias 
https://doi.org/10.1590/1980-6248-0112
.School bureaucracy and reproduction of stigmas in the students and their families
https://doi.org/10.1590/1980-6248-0112EN
Rosistolato, Rodrigo; Pires do Prado, Ana; Cerdeira, Diana Gomes da Silva

.Da formação de artífices à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica 
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2021-0113
.From the training of Artificers to the Federal Network of Professional, Scientific, and Technological Education
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2021-0113EN
Cechin, Marizete Righi; Pilatti, Luiz Alberto

.O jogo na Pedagogia de Rousseau: uma leitura do episódio dos doces 
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2021-0120
.The game in Rousseau’s Pedagogy: a reading of the sweets episode
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2021-0120EN
Paiva, Wilson Alves de; Lima, Wanderson Pereira

.Fracasso escolar e alfabetização de crianças no Projeto Principal de Educação (PPE) para a América Latina e o Caribe (1980-2000)
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2022-0018
.School Failure and Children's Literacy in the Core Education Project (CEP) for Latin America and the Caribbean (1980-2000)
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2022-0018EN
Dias, Fabrícia Pereira de Oliveira; Gontijo, Cláudia Maria Mendes

.Professores na pandemia: fatores e condições associados à Síndrome de Burnout 
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2021-0100
.Teachers in the pandemic: factors and conditions associated with Burnout Syndrome
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2021-0100EN
Ramos, Daniela Karine; Anastácio, Bruna Santana; Silva, Gleice Assunção da; Pires, Leila Urioste Rosso

.Docência no Ensino Superior: quais saberes mobilizar para formar professores?
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2022-0044
.Teaching in Higher Education: which knowledges to mobilize to train teachers?
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2022-0044EN
Fialho, Lia Machado Fiuza; França, Maria do Socorro Lima Marques; Nascimento, Vanusa Neves

.Biografemas infames – rastros de vidas docentes
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2022-0058
.Infamous biographemes – traces of teaching lives
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2022-0058EN
Barros, Maria Elizabeth Barros de; Rodrigues, Heliana Barros Conde

.Pesquisar arquivos, habitar o arquivo: o caso da obra A desordem das famílias 
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2022-0070
.Researching archives, inhabiting the archive: the case of the book Disorderly Families
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2022-0070EN
Aquino, Julio Groppa; Vieira, Elisa; Val, Gisela Maria do

.Construção de autoria no combate ao plágio: um panorama da atividade de pesquisa escolar 
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2022-0034
.Authorship construction in the fight against plagiarism: an overview of school research
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2022-0034EN
Dias, Wagner Teixeira; Eisenberg, Zena

.Uma história de Ou isto ou aquilo, de Cecília Meireles: primeira edição, editora Giroflex, 1964 
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2022-0053
Ferreira, Norma Sandra de Almeida

.Reflexões sobre uma educação quixotesca em um mundo póspandemia (ou como o processo de invenção de mundo de dom quixote nos ajuda a pensar alternativas educacionais) 
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2022-0081
Vargas, Diego da Silva

.Os trinta e cinco anos da educação na Constituição de 1988
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2023-0070
Cury, Carlos Roberto Jamil

DIVERSO E PROSA

DIVERSE AND PROSE

.Projeto Pesquisa-Ação Participante: entrevista com Ernesto Morales Morales sobre uma Política Pública de formação para a cidadania em Barcelona 
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2022-0076
Homma, Luana Hanaê Gabriel; Corrêa, Mirele

.Sobre a questão da psicologia da criação pelo ator
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2021-0085
Vigotski, L. S.

 

 

NOMINATA

NOMINATA

. Agradecimentos
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2023-tksBR
. Thankfulness
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2023-tksEN
. Agradecimientos
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2023-tksES

 

 


| Submissão de artigos | | Paper submissions |  | Envío de artículos |

https://mc04.manuscriptcentral.com/pp-scielo

 

| Orientações aos Colaboradores | | Instructions to authors | | Instruciones a los autores

https://www.scielo.br/journal/pp/about/#instructions

 


 
Siga a Pro-Posições nas redes sociais e acompanhe as atualizações de conteúdo:

Follow Pro-Posições on the social networks and keep up with content updates:

Siga a Pro-Posições en las redes sociales y manténgase al día de los contenidos:


logo Facebook


logo Instagram


logo LinkedIn