| Atualizado em 01/07/2024 - 08:39 Publicação

Pro-Posições - v. 35 (2024)

Periódico
Data
Volume
35

PRO-POSIÇÕES: Vol.35  Campinas  2024

e-ISSN 1980-6248

https://www.scielo.br/j/pp/i/2024.v35/


SUMÁRIO

ARTIGOS
ARTICLES

.Sujeitos históricos e ensino sob a ótica de Eduardo Coutinho: proposta para a formação de professores de história
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2021-0134BR
.Historical subjects and teaching from the perspective of Eduardo Coutinho: proposal for the training of history teachers
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2021-0134EN
Perinelli Neto, Humberto; Paziani, Rodrigo Ribeiro

.Considerações sobre o ensino médio, a evasão escolar e a juventude no contexto da pandemia na Argentina
.Considerations as to secondary education, school dropout and youth in the context of the pandemic in Argentina
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2022-0015EN
Corica, Agustina María; Vicente, María Eugenia; Otero, Analía Elizabeth

.A política educacional da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC): um olhar a partir da biopolítica
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2022-0065BR
.The educational policy of the new Brazilian Common National Curriculum Framework: an Analysis based on Biopolitics
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2022-0065EN 
Trevisan, Amarildo Luiz

.Sínteses da apropriação do conceito de Educação Estética de Vigotski no Ensino de Arte brasileiro (2006-2020)
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2023-0015BR
.Syntheses of the appropriation of Vygotsky’s concept of Aesthetic Education in Brazilian art teaching (2006-2020)
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2023-0015EN

Almeida, Marilene Oliveira; Barros, Gelka Arruda de; Campos, Regina Helena de Freitas; Araújo, Christiane Campos de; Cañete, Lilian Sipoli Carneiro

.Os efeitos de Maio de 68 na trajetória de Jacques Rancière: a dicotomia althusseriana entre ciência e ideologia colocada em xeque
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2023-0044BR
.May 68's effects in Jacques Rancière’s path: The Althusserian dichotomy between science and ideology questioned
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2023-0044EN 
Araújo, Taís

.As pessoas que passavam xingavam ela de “macaca”: as facetas do racismo em textos infantis
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2022-0041BR
.People passing by called her “Monkey”: facets of racism in children’s writings
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2022-0041EN 
Riolfi, Claudia; Costa, Renata de Oliveira

.Violência escolar e o exercício da autoridade do professor: um estudo com adolescentes de São Paulo
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2022-0035BR
.School violence and the exercise of teacher authority: a study with adolescents in São Paulo
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2022-0035EN

Gomes, Aline Morais Mizutani; Piccirillo, Debora; Theodoro, Renan; Komatsu, André Vilela

.Paulo Freire e bell hooks: um encontro nos Estados Unidos
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2023-0043BR
.Paulo Freire and bell hooks: an encounter in the United States
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2023-0043EN
Mazza, Débora

.Desenvolvimento profissional e preocupações docentes: uma análise com professores de Educação Física brasileiros
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2022-0082BR
.Career development and Teaching Concerns: an analysis with Brazilian Physical Education teachers
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2022-0082EN
Vieira, Suelen Vicente; Piovani, Verónica Gabriela Silva; Both, Jorge

.Palhaceando pelo Brasil: um panorama sobre o ensino de palhaças e palhaços brasileiros
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2022-0083BR
.Clowning around Brazil: an overview of the teaching of Brazilian clowns
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2022-0083EN
Braccialli, Felipe; Bortoleto, Marco Antonio Coelho

.Crítica e virtude como autoformação do sujeito: Judith Butler como leitora de Michel Foucault
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2023-0030BR
.Critique and virtue as formation of the subject: Judith Butler as a reader of Michel Foucault
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2023-0030EN
Dalbosco, Cláudio Almir; Cenci, Angelo Vitório; Goergen, Pedro Laudinor

.O direito à educação infantil do/no campo: um estudo sobre grupos de pesquisas no CNPq
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2022-0040BR
.The right to child education in/of the countryside: a study about research groups at CNPq
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2022-0040EN
Vieira, Emilia Peixoto; Teles, Isabela Fernandes

.O uso do Banco de Dados de uma pesquisa longitudinal e etnográfica: discussões teórico-metodológicas
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2022-0002BR
. The use of a longitudinal and ethnographic research database: theoretical-methodological discussions
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2022-0002EN
Penafiel, Kelly Jessie Queiroz; Gomes, Maria de Fátima Cardoso

.A patrimonialização da escola: implementação de espaços de memória em instituições educacionais de Sergipe (2005- 2018)
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2022-0007BR
.School patrimonialization: the implementation of memory spaces in educational institutions of Sergipe (2005–2018)
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2022-0007EN
Oliveira, João Paulo Gama; Souza-Chaloba, Rosa Fátima de

.Escrita e reescrita de narrativas ficcionais orientadas pelas propostas criativas de Gianni Rodari
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2023-0008BR
.Writing and rewriting fictional narratives guided by Gianni Rodari’s creative proposals
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2023-0008EN
Dalla-Bona, Elisa Maria; Stapassoli, Danielle Mari

.Evasão de curso e do sistema na graduação de saúde coletiva
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2023-0031BR
.Program and system dropout in collective health undergraduate education
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2023-0031EN
Sousa, Sandra Carvalho; de Almeida, Alexandre Nascimento; Castioni, Remi; Pires, Maria Raquel Gomes Maia

.A aprendizagem ao longo da vida e a infinita reinvenção profissional
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2023-0040BR
.Lifelong learning and inexhaustible professional reinvention
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2023-0040EN
Oliveira, Erinaldo Silva; Saraiva, Karla

 

LEITURAS E RESENHAS
READING AND REVIEWS

.Constelações freirianas: lutas, afetos e memórias
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2023-0067BR
Dias Júnior, Antonio Carlos; Pereira, Aline de Souza

.Memórias de professoras e o uso de cartas como ferramenta pedagógica
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2023-0027BR
Barbosa-Rinaldi, Ieda Parra; Bisconsini, Camila Rinaldi; Pires, Ademir Faria; Vinholes, Lara; Pizani, Juliana

.Narrativas míticas como patrimônio da cultura imaterial do Ibitipoca
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2023-0004BR
Targino, Arcenira Resende Lopes

 

NOMINATA
NOMINATA

.Agradecimentos
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2024-tksBR

.Thankfulness
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2024-tksEN

.Agradecimientos
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2024-tksES

 

 | Submissão de artigos | | Paper submissions |  | Envío de artículos |

https://mc04.manuscriptcentral.com/pp-scielo

 

| Orientações aos Colaboradores | | Instructions to authors | | Instruciones a los autores

https://www.scielo.br/journal/pp/about/#instructions

 


 
Siga a Pro-Posições nas redes sociais e acompanhe as atualizações de conteúdo:

Follow Pro-Posições on the social networks and keep up with content updates:

Siga a Pro-Posições en las redes sociales y manténgase al día de los contenidos:


logo Facebook


logo Instagram


logo LinkedIn