A Faculdade de Educação (FE) está promovendo junto a 24 professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação de Sumaré um curso sobre Letramento Geométrico.
O curso é resultado de uma pesquisa elaborada pela primeira turma do Mestrado Profissional em Educação Escolar da FE em conjunto com o Grupo de estudos e pesquisas em Educação Matemática nos/dos Anos Iniciais (GEPEMAI). A pesquisa intitulada “Letramento Geométrico: conhecimentos geométricos necessários para o letramento dos professores dos anos iniciais” será desenvolvida até outubro deste ano.
As aulas foram iniciadas no último dia 18 e terão duração de 30 horas com previsão de encerramento no início de maio, e são ministradas pelo professor colaborador da FE e coordenador do GEPEMAI, Sérgio Lorenzato, e pela professora Márcia Cristina Tognete Rocha.
Segundo Sérgio Lorenzato e Márcia Cristina Rocha, o curso é necessário e importante à formação de professores tendo em vista que o estudo da geometria não faz parte do currículo da licenciatura da Pedagogia, mas as propostas curriculares oficiais bem como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), incluem o estudo e o desenvolvimento do pensamento geométrico desde os primeiros anos escolares.
“Essa realidade indica a necessidade de melhorar o conhecimento geométrico, investigar os saberes dos professores em relação ao letramento matemático e os conceitos de geometria, assegurando a todos, os conhecimentos matemáticos necessários para a compreensão e a atuação na vida futura de seus alunos”, comentam os docentes.
Parceria
A parceria entre a Faculdade de Educação da Unicamp e a Secretaria Municipal de Educação pretende ampliar a qualidade das ações de Formação Continuada do Centro de Formação de Educadores Municipais de Sumaré “Prof. Leovigildo Duarte Júnior” - CEFEMS, e também intensificar ações no campo da Educação Básica.
“Iniciativas como essa reafirmam a pauta de formação de professores da FE em acolher projetos de pesquisa atravessados da prática docente e das experiências político-pedagógicas a partir dos tempos-espaços escolares e não escolares, cujo público alvo é o profissional da educação básica, que se consolida cada vez mais”, disse a professora Nima Spigolon, coordenadora do Mestrado Profissional em Educação Escolar.