Viviani Vicentin Bergamaschi | Atualizado em 19/04/2021 - 18:00 Notícia

Oferecimento de Disciplina Eventual e Concentrada FE198 A - Seminário Especial Concentrado III - "Imagens, Geografias e Educação"

Inscrições: de 20 à 30 de abril, através de preenchimento do formulário

Período: 05 de maio a 23 de junho de 2021 (encontros sincrônicos)

Dias da Semana: quartas-feiras

Horário: das 18 às 22 horas

Carga Horário: 45 hs (aulas síncronas: 32 horas; atividades assíncronas: 13 horas)

Créditos: 03

Vagas: 15 alunos regulares e 15 estudantes especiais.

Local: sala do google meet (link a ser enviado por email aos matriculados na manhã do dia 05/05/2021)

A disciplina será oferecida por pesquisadoras/es da Rede Internacional de Pesquisa "Imagens, Geografias e Educação".

A coordenação será das professoras visitantes: Gisele Girardi (UFES – Brasil); Verónica Hollman (UBA/CONICET – Argentina) e Maria Alejandra Taborda Caro (UNICOR – Colômbia)

Professoras/es convidadas/os: Ana Maria Hoepers Preve (UDESC), Ana Paula Nunes Chaves (UDESC), Flaviana Gasparotti Nunes (UFGD), Ínia Franco de Novaes (ESEBA/UFU), Pablo Sebastian Moreira Fernandez (UFRN), Raphaela de Toledo Desidério (UNIFESSPA), Valéria Cazetta (EACH/USP) e Wenceslao Machado de Oliveira Júnior (UNICAMP)

Ementa:
A disciplina se propõe a investigar as imagens e as linguagens que lhes dão origem e sustentação, considerando que a dimensão pedagógica inerente a estas imagens atua nos processos de subjetivação e no pensamento acerca do espaço geográfico. Os focos analíticos serão tanto as imagens mais comumente consideradas como geográficas (mapas, fotografias aéreas, imagens orbitais), como aquelas presentes na produção material da geografia acadêmica e escolar (desenhos, fotografias, pintura, cinema, televisão). Por elas, e com elas, traçaremos linhas de ações teórico-metodológicas e políticas capazes de nos instigar para além do já dado, para outras geografias possíveis em outros processos de educação.

O Programa da disciplina e a Bibliografia podem ser acessados aqui

Alunos regulares são considerados alunos matriculados no PPGE/FE e outros Programas de Pós-graduação da Unicamp.

Alunos especiais são aqueles matriculados no Mestrado Profissional/ FE e em Programas de Pós-graduação de outras Universidades.