Este curso quer pensar junto com você sobre um fenômeno recente no Brasil, que é a presença de uma grande quantidade de informação via mundo digital. Vamos mostrar diferentes caminhos do que podemos fazer com essa quantidade incrível de midias e como participar da construção de conteúdo digital de maneira sóbria e segura. Além disso, nós fomos buscar conselhos de várias lideranças comunitárias, e você terá acesso a suas percepções e análises nos videos de cada semana do curso. Querer saber o que pensa quem é diferente de nós é sempre um bom início de investigação.
Há uma tradição de pensar a filosofia contemporânea no Brasil como um modo de pensar a nossa realidade. Os filósofos são aqueles que pensam sobre o mundo, sobre o que acontece no mundo, e que nos atualizam com reflexões sobre a nossa vida e as nossas relações.
Todos interessados em participar desta reflexão. O curso é aberto a qualquer pessoa que deseja conectar-se.
O curso “Alfabetização Midiática, Informacional e Diálogo Intercultural - UNESCO e UNICAMP" é de acesso aberto e foi traduzido, adaptado e oferecido com o Termo de autorização de uso livre do conteúdo. Introduz os conceitos de mídia e alfabetização da informação e do diálogo intercultural, com questões importantes que dizem respeito a este novo conjunto de competências para a cidadania global. Traduzido por Claudia Marinho Wanderley, com adaptação do material realizada pelos professores do CLE, IEL e FE na UNICAMP, ligados ao projeto Multilinguismo e Multiculturalismo no Mundo Digital. Mídia e informação e Diálogo Intercultural (MILID) busca refletir sobre como se dá o acesso à informação, ao conhecimento, à liberdade de expressão, à igualdade de gênero, e a um alto nível de educação em um ambiente intercultural. Descreve habilidades e atitudes que são necessárias para entender as funções de produtores/fornecedores de informação na sociedade, através de uma variedade de formatos de mídia, inclusive os da Internet. Incentiva a valorizar, aceitar e compartilhar diversos pontos de vista. O curso abrange as competências que são vitais para as pessoas participarem de forma eficaz em todos os aspectos do desenvolvimento da sociedade da informação.