Contribuir para o processo de aprendizagem de leitura e escrita de crianças e adolescentes em uma perspectiva discursiva para todos os participantes dos processos alfabetizadores.
Professoras e professores das redes pública e particular de ensino, pesquisadores, alunos de pedagogia e/ou de outras áreas interessadas em processos de alfabetização.
Formação irá articular a teoria e a prática, a partir de situações da prática das professoras e professores envolvendo questões relacionadas aos processos de aprendizagem de leitura e escrita das e dos estudantes. Para isso será muito importante garantir espaço de escuta, acolhida a esses profissionais fortalecendo os momentos de diálogo e produção em colaboração de ações e encaminhamentos que garantam o direito a alfabetização de todos e todas estudantes. A escrita e a partilha de narrativas farão parte do processo de reflexão, formação e aprendizagem dos(as) participantes com vistas a sistematizar e publicizar em momentos coletivos as produções elaboradas durante o período de formação e reflexão sobre as práticas alfabetizadoras.