A Faculdade de Educação da UNICAMP no Centenário Paulo Freire

 

Neste ano de 2021 comemora-se o centenário de Paulo Freire. Nascido no Recife (PE), em 19 de setembro de 1921, o Patrono da Educação Brasileira se notabilizou pelo seu engajamento na luta pela educação popular, pela democracia e pela justiça social. Seu trabalho político-pedagógico como educador, intelectual e gestor público, sobejamente reconhecido dentro e fora das fonteiras do país, constitui um legado de valor e relevância incomensuráveis e perenes e que, hoje, mais do que nunca, dadas as circunstâncias de obscurantismo e retrocesso que nos envolvem, precisa ser preservado, defendido e continuamente revisitado.

 

Em todo o país, inúmeras instituições organizam atividades e eventos para celebrar sua vida e sua obra. Na UNICAMP e na Faculdade de Educação não será diferente. Paulo Freire foi docente desta faculdade no período de 1981 a 1991. Em 1988 recebeu, do Conselho Universitário da Universidade, o título de Doutor Honoris Causa. Em 2019, a Congregação da FE-UNICAMP nomeou seu prédio principal “Professor Paulo Freire” e no ano seguinte aprovou a criação de um selo comemorativo. Agora em 2021, essa mesma Congregação, aprovou a incorporação do dia 19 de setembro de 2021 no calendário institucional da Faculdade, para celebrar o seu nascimento.

 

Estas iniciativas reforçam o compromisso histórico da Faculdade de Educação da UNICAMP com a luta em defesa da educação pública, laica, gratuita, popular e comprometida com a transformação da sociedade e a superação de todas as formas de opressão. Além disso, associada a outras atividades e eventos que terão lugar ao longo do segundo semestre de 2021, marcam a inserção da Faculdade na mobilização continental que visa a recordar a memória e manter vivo o legado de nosso colega, companheiro e mestre, o professor Paulo Freire.

 

Regras para inclusão de eventos e outros materiais relacionados ao centenário

VI Jornada Político-Pedagógica e Primaveril Paulo Freire

Ler mais

Ciclo de debates: Paulo Freire na formação social brasileira e latino-americana

Ler mais

Paulo Freire, Palavra Geradora: Ciclo de Cultura em Homenagem ao Patrono da Educação Brasileira

Ler mais

Paulo Freire docente na FE e na Unicamp

Ler mais

10º ENCONTRO DO FÓRUM EJA RMC CENTENÁRIO DE NASCIMENTO DE PAULO FREIRE, PATRONO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Ler mais

CONVERSAS SOBRE PRINCÍPIOS FREIREANOS NA ESCOLA PÚBLICA

Ler mais

O HORIZONTE DO INÉDITO VIÁVEL: Comemoração dos 100 anos de Paulo Freire

Ler mais

Colóquio Internacional Centelhas de Transformações - Paulo Freire & Raymond Williams

Ler mais

Curso 100 anos de Paulo Freire: esperançar em tempos de barbárie

Ler mais

9º Encontro do FÓRUM EJA RMC “Paulo Freire em 3 atos”

Ler mais