Jardim dos Saberes Ancestrais

No último dia 12 de abril, a comunidade universitária se reuniu para celebrar a inauguração do Jardim dos Saberes Ancestrais, localizado na Faculdade de Educação (FE). Esse espaço foi concebido com o objetivo de preservar e promover a rica herança cultural dos povos indígenas e de matriz afro-brasileira.

A realização deste evento foi possível graças ao empenho e colaboração de diversas entidades e profissionais envolvidos, bem como da comissão organizadora, liderada pelas professoras Alik Wunder, Carmen Lucia Rodrigues Arruda e Chantal Medaets, que foi fundamental para o planejamento e execução deste evento tão significativo para a comunidade universitária.

  • Comissão Assessora para a Inclusão Acadêmica e Participação dos Povos Indígenas
  • ADunicamp - Associação de Docentes da Unicamp
  • DCult/ProEC - Diretoria de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Unicamp
  • FE - Faculdade de Educação da Unicamp

O evento de inauguração foi marcado por uma série de atividades artísticas e culturais, proporcionando à comunidade acadêmica uma oportunidade de conhecer as tradições ancestrais. 

A expectativa é que esses espaços se tornem locais de referência na promoção da diversidade cultural e na valorização do conhecimento ancestral dentro da universidade. Com a abertura oficial desses espaços, a comunidade acadêmica se comprometeu a manter viva a chama da tradição e a promover um ambiente de respeito, inclusão e aprendizado mútuo. O Jardim dos Saberes Ancestrais está agora aberto para todos os que desejam se conectar com as raízes culturais que moldam nossa identidade como sociedade.


Acompanhe as palavras da profa. Alik Wunder sobre o Jardim dos Saberes Ancestrais.

Como a professora acha que o espaço impacta na vida da comunidade da FE?

O Jardim dos Saberes Ancestrais foi sonhado e imaginado pelos estudantes indígenas em 2021 e 2022, quando ainda estávamos nos cuidados da pandemia da Covid 19. Realizamos durante este ano nossos encontros do Projeto Bolsa Auxílio Social "Livros Vivos: saberes Indígenas, saberes vegetais"para diminuir os riscos de contágio e podermos ficar sem máscara. Desse convívio semanal com este jardim foram surgindo as ideias de fazermos um espaço com redes embaixo das árvores, um espaço para encontros, vivências, aulas e também para descanso.  Levamos a proposta à direção, ao diretor da época Prof. René, que logo acolheu o projeto. Passamos os anos de 2022 e 2023 elaborando a proposta, dialogando com professoras e professores e escrevendo projetos de financiamento. Finalmente ,ao final de 2023 conseguimos aprovar um projeto no Prêmio Dcult de Atividades Culturais (enviado em meu nome) e iniciar as obras. Foram 2 meses de reforma para a instalação dos troncos e pedras junto com a equipe de Administração Predial e mais 2 meses de pinturas dos grafismos pelos estudantes indígenas e estudantes negras e negros da Unicamp. 

A história do nascimento do Jardim mostra que a ocupação cotidiana dos jardins e espaços externos da faculdade, possibilitou uma intimidade com as árvores do lugar e imaginação/criação de um espaço as suas sombras. Isso foi um impacto em nós que se desdobrou na criação coletiva do Jardim dos Saberes Ancestrais, um lugar que em pouco tempo de existência já impacta a vida da comunidade da FE. Semanalmente, desde a sua inauguração no dia 12 de abril de 2024, o jardim tem sido ocupado por estudantes, servidoras e servidores, docentes e comunidade externa. É usado para descanso, reuniões, conversas. Também tem acontecido muitas aulas, diurnas e noturnas, com o uso das 9 redes compradas por projetos de extensão das professoras: Chantal Medeats, Kelly Sabino, Alik Wunder e Malu Arruda. Turmas de crianças da Dedic tem usado espaço assim como turmas de disciplinas de graduação de outras unidades. Um impacto a nós que pensamos o projeto, muito inusitado. Acredito que todas. todos nós estamos sentindo a necessidade de sair das 4 paredes, sentir o sol, a sombra, o vento e partilhar a nossa vida com outros seres viventes. Vejo como uma necessidade coletiva dos nosso tempos.

A professora poderia comentar um pouco sobre as artes que compõem o espaço?

Cada tronco foi criado por um coletivo de estudantes pertencentes a um povo, conjunto de povos ou a um coletivo. A maior parte traz grafismos ancestrais de povos indígenas, povos africanos e também desenhos que presentificam as culturais afro-diaspóricas brasileiras. Também há obras, em especial nos bancos, de povos originários da Índia (povos Hindu), Japão (povo Aino), povos ciganos, povos andinos e amazônicos fora do território brasileiro. Os artistas e artistas são todos estudantes de graduação e pós da Unicamp, que trouxeram imagens de suas ancestralidades. Os povos indígenas são: Kuikuro, Wauja, Tukano, Dessana, Tikuna, Guarani Mbyá, Kaiowá, Aymara, Atikun, Pankará, Kariri-Xocó, Kaingang, Terena, Baré, Baniwa, Yawánawa. 

Cada artista e coletivo traz imagens que contam histórias ancestrais muito significativas para suas comunidades.

O Jardim ficou uma instalação viva, colorida e multiétnica para celebrarmos essa diversidade e essas potentes diferenças que compõem a Unicamp hoje, devido ao Programa de Cotas Etnico-raciais aprovado em 20017. É a potência dos encontros na diferença que esta grande obra coletiva celebra, e é uma alegria ter realizado isso na nossa Faculdade.


Veja a galeria de fotos do evento pelo link abaixo:

https://www.fe.unicamp.br/galerias/inauguracao-do-  jardim-dos-saberes-ancestrais-da-fe

Acesse também a notícia no site da ProEC:

https://www.proec.unicamp.br/jardim-e-casa-dos-saberes-ancestrais-foram-inaugurados-no-ultimo-dia-12/

Lançamento: Caderno de Divulgação Científica - Notas de Pesquisa - Iniciação Científica

Tipo:
Lançamento de Livro
Data:
23/05/2024 - 17:00 a 23/05/2024 - 19:00
Local:
Jardim dos Saberes Ancestrais
Objetivo do evento:
Promover o lançamento dos primeiros volumes do “Caderno de Divulgação Científica - Notas de Pesquisa - Iniciação Científica” compostos por artigos escritos por alunos de iniciação científica da Faculdade de Educação.
Público alvo:
Estudantes e docentes da Faculdade de Educação

Presencial e gratuito.

Não é necessário se inscrever para participar. Não haverá emissão de certificados.


 

Realização:
  • Coordenação de Pesquisa e Divulgação Científica
  • Faculdade de Educação da Unicamp (FE)
Apoio:
  • Coordenação de Pedagogia
Comissão organizadora:
  • Lucas Ferreira dos Santos
  • Nora Krawczyk

Criação do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB) conta com a participação de docentes e funcionário da Faculdade de Educação

O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB) foi resultado de um trabalho conjunto, composto por membros da Faculdade de Educação (FE) da Unicamp, da Comissão de Educação da Câmara de Vereadores de Campinas, do Instituto Federal (IF) de São Paulo e Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC). Representando a FE, as docentes Débora Jeffrey e Ângela Soligo, juntamente com o servidor Jórgias Ferreira, foram essenciais nesse processo de criação.

A pesquisa que originou o NEAB, assim como a necessidade de um centro de estudos, foi fruto de uma colaboração entre a Comissão de Educação da Câmara dos Vereadores, a Faculdade de Educação e o Instituto Federal e foi conduzida pelas professoras Ângela Soligo (FE)  e Caroline Jango (IF).

Posteriormente, em 2019, o projeto foi encaminhado à Reitoria da Unicamp para a Comissão Assessora de Diversidade Étnico-Racial (CADER), na época presidida pela professora Débora Jeffrey, da Diretoria Executiva de Direitos Humanos. Em 2021, a pedido da Reitoria, a proposta foi encaminhada à PROEC, presidida pelo pró-reitor Fernando Coelho, e em 2023 o grupo de trabalho foi formado e ficou encarregado da análise que resultou no relatório base do CONSU.

Este núcleo têm como objetivos estratégicos, desenvolver pesquisas que contemplem aspectos da população Afro-brasileira, como relações étnico-raciais, ações afirmativas, diversidade étnico-racial e políticas públicas relacionadas à temática étnico-racial no Brasil e também contribuirá com projetos de extensão voltados à esta área e formação de professores(as) da educação básica, visando a institucionalização do ensino da cultura Afro-brasileira nas escolas.

 

Os objetivos delineados incluem:

I - Desenvolver pesquisas que contemplem diversos aspectos da população Afro-brasileira, relações étnico-raciais, ações afirmativas, diversidade étnico-racial, políticas públicas relacionadas à temática étnico-racial no Brasil;

II - Contribuir com projetos de extensão que tenham como cerne, a população afro-brasileira;

III - Colaborar na formação de professores(as) da educação básica, com consequente, apoio para institucionalização do ensino da cultura Afro-brasileira nas escolas;

IV - Atuar na manutenção e aprimoramento das ações afirmativas da Universidade Estadual de Campinas;

V - Propor convênios e parcerias com setores público, privado e da sociedade civil com o intuito de captar recursos para pesquisas em temáticas correlatas;

VI - Promover ampla divulgação das atividades do NEAB dentro e fora da Unicamp.

 

Mais informações sobre o NEAB podem ser acessadas pela página da COCEN pelo link abaixo:

https://www.cocen.unicamp.br/noticia/1108/unicamp-aprova-criacao-do-nucleo-de-estudos-afro-brasileiros-neab

 

X Malbatemática: Por uma matemática divertida e curiosa

Tipo:
Semana
Data:
06/05/2024 - 20:00 a 10/05/2024 - 22:00
Objetivo do evento:
Malbatemática é um evento realizado pelo Grupo de Pesquisa Psicologia da Educação Matemática e Formação de Professores (Psiem-Gepemai) da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (FE/Unicamp). Ele acontece em comemoração ao Dia Nacional da Matemática - 6 de maio - data escolhida em homenagem ao professor Julio Cesar de Mello e Souza, mais conhecido pelo pseudônimo Malba Tahan.
Em 2024, será realizada a X Malbatemática, em parceria com a Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Universidade Estadual do Ceará (UECE). O tema escolhido, 10 anos de Malbatemática: por uma matemática divertida e curiosa, é alusivo a uma das obras de Malba Tahan intitulada Matemática divertida e curiosa (1ª edição, 1934, Editora Calvino Filho/RJ; 37ª edição, 2022, Editora Record/RJ).
Durante o evento, por meio de diferentes atividades, o grupo Psiem-Gepemai pretende mostrar um pouco da vida, da obra e do legado educacional deixado por Malba Tahan, destacando suas ideias e propostas para que o ensino da matemática seja tal que propicie que sua aprendizagem seja interessante, divertida, curiosa, compreensível e significativa para todos os estudantes.
Público alvo:
Estudantes; Professores; Profissionais da Educação
Período de inscrição:
a

Presencial e gratuito.

É necessário se inscrever para participar das atividades. Os certificados serão emitidos mediante credenciamento individual de inscritos.

 


Programação

EXPOSIÇÃO MALBATEMÁTICA

de 6 a 10 de maio, das 9h às 22h
Local: Saguão da Biblioteca da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas

 

06 de maio (segunda-feira)

20h às 21h30 – Abertura e Roda de conversa 1 A Matemática divertida e curiosa de Malba Tahan
Transmissão ao vivo no Youtube

  • Prof. Sergio Lorenzato
  • Profa. Rosana Prado Biani
  • Prof. Rodrigo Serra
  • Profa. Franciely Machado
    Mediação: Profa. Daniela Amodio

Ementa: Apresentar Malba Tahan, sua vida, obra e importância de seu legado educacional, que justificaram a lei 12 835/2013, que instituiu 6 de maio, data de seu nascimento, o Dia Nacional da Matemática. Fazer breve retrospectiva dos 10 anos da Malbatemática, que tem apresentado a versatilidade da atuação profissional do mestre Malba Tahan, por meio dos diferentes temas centrais de cada edição. Propor uma reflexão sobre a questão do ensino e da aprendizagem da matemática, a partir de uma abordagem divertida e curiosa proposta por Malba Tahan. Apresentar um relato de experiência desenvolvida em sala de aula do Ensino Médio, a partir das propostas feitas por Malba Tahan para o ensino de matemática, por meio de Laboratório de Ensino de Matemática (LEM), desafios, gincanas, recreações, jogos.

 

07 de maio (terça-feira)

09h às 12h – Oficina 1 Ecobrinquedoteca: brincar com a matemática
Local: Sala LL03 (Prédio Paulo Freire) da Faculdade de Educação da Unicamp

  • Tereza Miriam Pires Nunes
  • Maria Aparecida Gomes
  • Laura Rosa M. C. da Silva
  • Maria Izabel de Paula
  • Magda Lattanzio Fischer
  • Fátima Maria de Souza
  • Elisabel de Albuquerque Chele

(20 vagas)

Ementa: Vivência/oficina com jogos de matemática básica.

20h às 21h30 – Roda de conversa 2 Resolução de problemas: uma matemática curiosa e divertida na Educação Infantil
Transmissão ao vivo no Youtube

  • Profa. Raissa Duarte
  • Profa. Luciana Lourenço
  • Profa. Daniela Amodio
  • Prof. Marcus Alvarenga

Ementa: Utilizaremos como base o livro “A pequenina luz azul” de Malba Tahan para trazer possibilidades teóricas e práticas para os professores que atuam na Educação Infantil desvendando uma matemática curiosa e divertida para as crianças.

08 de maio (quarta-feira)

19h às 21h – Oficina 2 Construção de mapas mentais de matemática para Ensino Fundamental II e Ensino Médio
Local: Sala LL03 (Prédio Paulo Freire) da Faculdade de Educação da Unicamp

  • Thalita Cornélio

(20 vagas)

Ementa: Exploraremos a criação visual de conceitos matemáticos, destacando elementos essenciais como núcleo central e ramificações. Os participantes praticarão a elaboração de mapas mentais, promovendo colaboração em dinâmicas de grupo. Discutiremos aplicações práticas dessas ferramentas na educação, incentivando estratégias para engajamento dos alunos. O feedback e a troca de experiências serão fundamentais, proporcionando um encerramento reflexivo. A ênfase será na praticidade e na aplicação imediata dessas técnicas em sala de aula, visando aprimorar a comunicação visual e a compreensão de conceitos matemáticos. Os participantes deverão levar canetas coloridas/canetinhas e lápis de cor.

20h às 22h – Oficina 3 Dificuldades de aprendizagem matemática
Transmissão ao vivo no Youtube

  • Prof. Lauro Araújo Mota
    Mediação: Profa. Ana Paula Araújo Mota

Ementa: Estudo das dificuldades de aprendizagem matemática na formação docente

 

09 de maio (quinta-feira)

19h às 21h – Oficina 4 Construindo sólidos geométricos com origami
Local: Sala ED13 (Anexo 1) da Faculdade de Educação da Unicamp

  • Milena Cristini da Silva

(20 vagas)

Ementa: O origami é um recurso que contribui significativamente no processo de ensino e aprendizagem de determinados conceitos matemáticos, especialmente aqueles relacionados à geometria. Essa prática proporciona uma representação visual eficaz para conceitos geométricos, tais como vértices, faces e arestas, permitindo uma compreensão mais tangível dos sólidos construídos. No que diz respeito ao desenvolvimento da oficina, têm-se os seguintes objetivos específicos: Desenvolver o pensamento lógico-matemático dos participantes; Estimular a atenção à sequência de passos e à forma do objeto, promovendo o desenvolvimento do senso de proporção e harmonia através da reprodução da obra; Estudar os elementos constituintes dos sólidos geométricos, tais como faces, arestas e vértices; Promover atividades em grupo para fomentar a colaboração entre os participantes; Construir dobraduras em material manipulável, conhecido como "origami", que permitam a manipulação do objeto para uma análise mais aprofundada das propriedades e características dos origamis construídos.

19h30 às 21h – Oficina 5  Laboratório de Ensino de Matemática: reflexões sobre a formação de professores
Transmissão ao vivo no Youtube

  • Prof. Robson da Silva Eugênio

Ementa: Nesta oficina discutiremos algumas contribuições do Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) a partir da indicação de jogos e desafios matemáticos. Nosso objetivo é refletir sobre a importância do uso do laboratório de ensino de matemática no contexto da formação inicial e continuada de professores que ensinam(rão) matemática na educação básica, a partir da utilização de materiais didáticos que facilitem o desenvolvimento do raciocínio crítico e lógico dos professores.

 


Site do GEPEMAI: www.cempem.fe.unicamp.br/gepemai

Realização:
  • GEPPEDH - Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia, Educação e Desenvolvimento Humano (UFPI)
  • PSIEM-GEPEMAI - Psicologia da Educação Matemática e Formação de Professores (FE/Unicamp)
Apoio:
  • Site Oficial Malba Tahan
  • Editora Record
Comissão organizadora:
  • Ana Paula Araújo Mota
  • Daniela de Souza Garcia Amodio Pereira
  • João Batista Araujo da Silva Junior
  • Klaudia Craveiro da Cunha Moretta
  • Lauro Araújo Mota
  • Miriam Cardoso Utsumi
  • Raíssa Alexandra Lopes Duarte
  • Rodrigo Donizete Serra
  • Rosana Prado Biani
  • Sergio Lorenzato
Responsáveis:
  • Sergio Lorenzato
  • Miriam Cardoso Utsumi
  • Lauro Araújo Mota

XI Enfoco - Encontro de Formação de Professores da Área de Ciências | Diálogos sobre Educação em Ciências e Educação Ambiental: explorando caminhos entre as pesquisas, as escolas e outros espaços formativos

Tipo:
Encontro
Data:
21/03/2024 - 09:00 a 22/03/2024 - 18:00
Local:
Faculdade de Educação/Unicamp
Convidados:
  • Ma. Adriana Regina de Oliveira Couto (Prefeitura Municipal de Campinas)
  • Dr. Aldo Aoyagui Gomes Pereira (IFSP/Piracicaba)
  • Ms. Daniel Fernando Matsuzaki da Silva (Universidade Metropolitana de Santos)
  • Dra. Dayane dos Santos Silva (Universidade Federal de Itajubá)
  • Ms. Fábio Gabriel Nascibem (Unicamp/ Pecim)
  • Ma. Gislaine Cristina Bonalumi Ferreira (Prefeitura Municipal de Campinas)
  • Dra. Iône Inês Pinsson Slongo (Universidade Federal da Fronteira Sul)
  • Dr. Ivan Amorosino do Amaral (Unicamp)
  • Dra. Karina Calça Mandaji (Prefeitura municipal de Campinas)
  • Ms. Laura Orsi Machado (E.E. Prof. José Feliciano de Oliveira)
  • Profa. Ma. Letícia Dias Candido Longo (SENAC-SP)
  • Dra. Maína Bertagna (Universidade Federal Fluminense)
  • Ma. Núria Marques (SESI / Universidade Metropolitana de Santos)
  • Dr. Paulo Marcelo Marini Teixeira (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia)
  • Dr. Pedro Neves da Rocha (Universidade Federal de São Carlos)
  • Dr. Sandro Tonso (Unicamp)
  • Ma. Silvana Roberto Tonon (SEDUC/SP / Unicamp)
  • Dra. Tatiana Schneider Vieira de Moraes (Unesp)
Mediadores:
  • Dra. Alessandra A. Viveiro (Unicamp)
  • Bruno Xavier Duarte (Unicamp)
  • Ms. Daniel Fernando Matsuzaki da Silva (Unicamp)
  • Ma. Fernanda S. Ogawa (Unicamp)
  • Dr. Jorge Megid Neto (Unicamp)
  • Profa. Dra. Juliana Rink (FE/Unicamp)
  • Ms. Marcelo Alberto Elias (IFPR/Unicamp)
  • Ma. Silvana Roberto Tonon (SEESP)
  • Vitor Medina dos Santos Oliveira (Unicamp)
Objetivo do evento:
O objetivo do XI Enfoco é propiciar um espaço de diálogo e discussão sobre educação científica e educação ambiental, envolvendo a Universidade e os diversos profissionais de Educação Básica. Nesta edição o evento contará com a apresentação de algumas pesquisas recentes de egressos de mestrado e de doutorado dos programas de Pós-Graduação em Educação e Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática, e vinculados ao grupo de pesquisa Formar-Ciências.
Público alvo:
Docentes da educação básica e da universidade, estudantes de licenciatura e demais interessados pelo tema (educação científica e educação ambiental).
Período de inscrição:
a

Presencial e gratuito.

Para participar, é necessário se inscrever. Certificados serão emitidos mediante credenciamento presencial.


Programação

21/03/2024 (quinta-feira)

9h00 às 09h45 – Credenciamento, cerimônia de abertura e apresentação cultural

09h45 às 10h45 – Conferência de abertura: A educação ambiental e o desafio do aquecimento global
Local: Salão Nobre da Faculdade de Educação

  • Prof. Dr. Ivan Amorosino do Amaral
  • Prof. Dr. Jorge Megid Neto (mediador)

10h45 às 11h15 – Intervalo para café

11h15 às 12h00 – Homenagem ao professor Dr. Ivan Amorosino do Amaral

12h00 às 14h00 – Almoço

14h00 às 15h00 – Palestra 1: Fontes de informação na Internet para trabalhos escolares
Local: Salão Nobre da Faculdade de Educação

  • Prof. Dr. Aldo Aoyagui Gomes Pereira
  •  Vitor Medina dos Santos Oliveira (mediador)

15h00 às 15h30 – Intervalo para café

15h30 às 17h30 – Palestra 2: As pesquisas de Estado da Arte: perspectivas sobre os campos da educação em ciências e educação ambiental
Local: Salão Nobre da Faculdade de Educação

  • Profa. Dra. Dayane dos Santos Silva
  • Profa. Dra. Iône Inês Pinsson Slongo
  • Prof. Dr. Paulo Marcelo Marini Teixeira
  • Profa. Dra. Juliana Rink (mediadora)

19h00 às 20h30 – Roda de Conversa: Diálogos desejáveis entre educação em ciências e educação ambiental

  • Prof. Dr. Sandro Tonso (Unicamp)

Local: Sala ED04 da Faculdade de Educação

Clique aqui para se inscrever (Atividades Salão Nobre)

 

22/03/2024 (sexta-feira)

9h00 às 09h10 – Credenciamento e café

09h10 às 10h10 – Mesa–redonda 1: Formação de professores e processos formativos em escolas alternativas
Local: Sala ED11

  • Ma. Laura Orsi Machado
  • Ma. Silvana Roberto Tonon
  • Marcelo A. Elias (mediador)

Vagas limitadas - Clique aqui para se inscrever (Mesa-redonda 1) 

09h10 às 10h10 – Mesa–redonda 2: Aprendizagens e práticas de educação ambiental
Local: Sala ED09

  • Ms. Fábio Gabriel Nascibem
  • Ms. Pedro Neves da Rocha
  • Fernanda S. Ogawa (mediadora)                       

Vagas limitadas - Clique aqui para se inscrever (Mesa-redonda 2) 

    10h10 às 10h40 – Intervalo para café

    10h40 às 12h10 – Mesa–redonda 3: Investigações no contexto da educação em ciências para crianças
    Local: Salão Nobre da Faculdade de Educação

    • Ms. Daniel Fernando Matsuzaki da Silva
    • Dra. Karina Calça Mandaji
    • Ma. Núria Araújo Marques
    • Silvana Roberto Tonon (mediadora)

    Vagas limitadas - Clique aqui para se inscrever (Mesa-redonda 3) 

    10h40 às 12h10 – Mesa–redonda 4: Pesquisas de Estado da Arte em educação em ciências e em educação matemática
    Local: Sala ED09

    • Ma. Carla Nayelli Terra Rodrigues
    • Ma. Érika Fabíola da Silva Maia
    • Profa. Ma. Letícia Dias Cândido Longo (SENAC-SP)
    • Bruno Xavier Duarte (mediador)

    Vagas limitadas - Clique aqui para se inscrever (Mesa-redonda 4) 

      12h10 às 14h00 – Almoço

      14h00 às 15h30 – Palestra 3: Iniciação às ciências para as crianças da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental
      Local: Salão Nobre da Faculdade de Educação

      • Profa. Dra. Maína Bertagna
      • Profa. Dra. Tatiana Schneider Vieira de Moraes
      • Profa. Dra. Alessandra A. Viveiro (mediadora)

      Clique aqui para se inscrever (Atividades Salão Nobre)

      15h30 às 16h00 – Intervalo para café

      16h00 às 17h30 – Mesa–redonda 5: Processos formativos na educação infantil
      Local: Sala ED09

      • Ma. Adriana Regina de Oliveira Couto
      • Ma. Gislaine Cristina Bonalumi Ferreira
      • Ma. Karina Luiza da Silva Fernandes
      • Daniel Fernando Matsuzaki da Silva (mediador)

      Vagas limitadas - Clique aqui para se inscrever (Mesa-redonda 5) 

      17h30 às 18h00 - Encerramento
      Local: Sala ED09


       

      Realização:
      • FORMAR - Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores da Área de Ciências
      Comissão organizadora:
      • Dra. Alessandra A. Viveiro (FE/Unicamp)
      • Bruno Xavier Duarte (Unicamp)
      • Ma. Carla Nayelli Terra Rodrigues (Unicamp)
      • Ma. Érika Fabíola da Silva Maia (Unicamp)
      • Ma. Fernanda Sueko Ogawa (Unicamp)
      • Profa. Dra. Juliana Rink (FE/Unicamp)
      • Ms. Marcelo Alberto Elias (IFPR/Unicamp)
      • Ma. Silmara Rodrigues Domingues (Unicamp)
      • Dra. Tatiana Schneider Vieira de Moraes (Unesp)
      Responsáveis:
      • Profa. Dra. Juliana Rink (FE/Unicamp)
      • Dra. Alessandra A. Viveiro (FE/Unicamp)

      Educação digital e cinema na escola: o que temos porvir?

      Tipo:
      Seminário
      Data:
      29/02/2024 - 14:00 a 29/02/2024 - 22:00
      Local:
      Salão Nobre da FE e Cefortepe/SME
      Convidados:
      • Dra. Adriana Fresquet (UFRJ)
      • Dr. Cezar Migliorin (UFF)
      • Dra. Claudia Mogadouro (USP)
      • Dr. Carlos Eduardo Albuquerque Miranda (Unicamp)
      Mediadores:
      • Ma. Katharine Diniz Nunes (Unicamp)
      • Dra. Renata Lanza (SME-Campinas)
      Objetivo do evento:
      Apresentar e debater os rumos da educação digital no Brasil a partir do foco na educação audiovisual, tendo em vista que os conteúdos audiovisuais representam mais de 50% de tudo o que circula na web
      Público alvo:
      Estudantes de graduação e pós-graduação; professores/as da educação básica das redes pública e privada
      Período de inscrição:
      a

      Presencial e gratuito.

      Para participar, é necessário se inscrever. Certificados serão emitidos mediante credenciamento presencial.


      Programação

      29 de fevereiro de 2024 (quinta-feira)

      14h00 - 16h30  – Mesa 1 

      Local: Salão Nobre da Faculdade de Educação da Unicamp

      • Dra. Adriana Fresquet (FE/UFRJ)
      • Dr. Carlos Eduardo Albuquerque Miranda (FE/Unicamp)
      • Ma. Katharine Diniz Nunes (OLHO-PPGE/Unicamp)

       

      19h00 - 21h30 – Mesa 2 

      Local: Cefortepe/Secretaria Municipal de Educação

      • Dra. Claudia Mogadouro (Núcleo de Comunicação e Educação/USP)
      • Dr. Cezar Migliorin (Departamento de Cinema e Vídeo/UFF)
      • Dra. Renata Lanza (Programa Cinema e Educação/SME-Campinas)

       

      Realização:
      • OLHO - Laboratório de Estudos Audiovisuais
      • Programa Cinema e Educação (Secretaria Municipal de Educação de Campinas)
      Apoio:
      • Programa de Pós-graduação em Educação (FE/Unicamp)
      • Prefeitura Municipal de Campinas
      Comissão organizadora:
      • Prof. Dr. Wenceslao Machado de Oliveira Junior
      • Ma. Maria de Lourdes Gomes da Silva
      • Ma. Eneida Marques
      • Damaris Guedes Cruz
      Responsáveis:
      • Prof. Dr. Wenceslao Machado de Oliveira Junior

      Integra PPG - I Seminário de Integração da Pós-Graduação da FE: Políticas e Potências da/na Pós-Graduação em Educação

      Tipo:
      Seminário
      Data:
      18/03/2024 - 09:00 a 20/03/2024 - 21:30
      Local:
      Centro de Convenções e Faculdade de Educação da Unicamp
      Objetivo do evento:
      Evento de boas vindas a ingressantes dos programas acadêmicos e profissional da Faculdade de Educação da Unicamp, com escuta de trajetórias profissionais de egressas/os e discussão de pesquisas de docentes, discentes e egressa/os. A partir da temática Políticas e Potências da/na Pós-Graduação em Educação, a programação contempla apresentação e debate sobre a pós-graduação brasileira e suas interfaces com questões relativas às diversidades e diferenças, às políticas educacionais, às relações entre pesquisa e saúde de docentes e discentes, e demais temáticas vinculadas ao planejamento estratégico e à autoavaliação da pós-graduação da Faculdade de Educação da Unicamp
      Público alvo:
      Professoras/es de Graduação e Pós-Graduação, Estudantes de pós-graduação, estudantes de graduação, público em geral
      Período de inscrição:
      a

      Presencial e gratuito. Com intérpretes de Libras.

      Para participar, é necessário se inscrever. Certificados serão emitidos mediante credenciamento presencial.


      Programação

      18/03/2024 (segunda-feira)

      09h00 - 10h00 – Acolhida: credenciamento, boas-vindas, café coletivo e atividade cultural
      Local: Espaço de convivência da FE

      • Coordenações

      10h00 - 12h00 – Conversa e Conceito: transitando pelos espaços de pesquisa e vivência na FE
      Ponto de encontro: Espaço de convivência da FE

      Atividade de socialização e ambientação na FE e seus espaços de pesquisa:

      • Grupos de Pesquisa
      • Biblioteca FE
      • Laboratório de Informática
      • Centro de Memória da Educação – CME
      • Visita guiada ao Jardim dos Saberes Ancestrais

      12h00 - 14h00 – Almoço 

      14h00 - 15h00 – Conferência de Apresentação: Política de Combate à Discriminação e à Violência Baseada em Gênero e Sexualidade
      Local: Salão Nobre da Faculdade de Educação

      • Vivian de Lima Buosi Lopes (responsável pelo Serviço de Atenção à Violência Sexual da Unicamp)

      • Comissão Assessora Gênero e Sexualidade da Diretoria Executiva de Direitos Humanos

      15h00 - 17h00 – Rodas de Conversa: Trajetórias e Experiências de Egressos do PPGE

      Roda 1: Gestão Escolar
      Local: Sala de Defesa na Secretaria de Pós-Graduação, Bloco A, 1º andar do Prédio Paulo Freire.

      • Caroline Jango (IFSP - Campus Hortolândia)
      • Renata Lucia de Morais Fernandes (Diretora Escolar - PMEBI)
        Mediação: Renato Bellotti Senicato (FE/Unicamp)

      Roda 2: Docência no Ensino Superior
      Local: Salão Nobre, Bloco F, 1º andar do Prédio Paulo Freire.

      • André Dalben (Unifesp)
      • Carolina Cechella Philippi (UNESP - Campus Araraquara)
        Mediação: Jéssica dos Reis Evangelista (FE/Unicamp)

      Roda 3: Docência na Educação Básica
      Local: Laboratório de Apoio aos Estágios - LAE, Bloco D, 1º andar do Prédio Paulo Freire.

      • Fernando Henrique Protetti (IFSP - Campus São Paulo)
      • Marcos Ribeiro de Santana (Secretaria de Estado da Educação de SP)
        Mediação: Guilherme Bufelli Macari (FE/Unicamp)

      Roda 4: Percursos Indígenas na Pós-Graduação
      Local: Sala da Congregação, Bloco E, térreo do Prédio Paulo Freire.

      • Edilene Alves da Silva (PPGE/Unicamp)
      • Victor Hugo da Silva Iwakami

      18h00 - 19h00 – Lançamento de Livros – Edital PROEX-CAPES 2023
      Local: Salão Nobre da FE

      A pesquisa em acervos da escola e da educação. André Luiz Paulilo; Joaquim Tavares da Conceição; Lorena de Oliveira Souza Campello. (Org.) Campinas: Mercado de Letras, 2023.

      Caminhos de pesquisa formação: abordagens narrativas e (auto)biográficas. Inês Ferreira de Souza Bragança, Itamar Zuqueto Serra Neto, Thais da Costa Motta. 

      Surdez: subjetividades em pauta. Lilian Cristine Ribeiro Nascimento. (Org.) Campinas: Mercado das Letras, 2023

      Mediação: Prof. Dr. Antonio Carlos Rodrigues de Amorim (PPG-FE/Unicamp).

      19h30 – Happy hour 
      Local: Estação Barão - R. Horácio Leonardi, 76 - Barão Geraldo, Campinas - SP, 130884105

      (atividade independente da programação acadêmica com participação voluntária e custeio individual)

       

      19/03/2024 (terça-feira)

      09h00 - 09h30 – Mesa de abertura: PPG/FE de Portas Abertas
      Local: Centro de Convenções da Unicamp

      • Coordenações do Programa de Pós-Graduação da FE
      • Prof. Dr. Renê José Trentim (Diretor da FE)
      • Profa. Dra. Mirian Fabia Alves (Presidente da ANPED)
      • Profa. Dra. Maria Luiza Moretti (Coordenadora Geral da Unicamp)

      09h30 - 10h45 – Mesa II: Caminhos e ferramentas da Pesquisa na Pós/FE
      Local: Centro de Convenções da Unicamp 

      • Prof. Dr. Thomaz Eduardo Teixeira Buttignol (Comitê de Ética em Pesquisa de Ciências Humanas/ Unicamp)
      • Ma. Simone Lucas Gonçalves de Oliveira (Coord. de Serviços Biblioteca FE/Unicamp)
      • Daniel Catarino Biscalchin (Coord. TIC FE/Unicamp)
      • Leandro Barboza Sobrinho (Coord. Técnico de EaD FE/Unicamp)
      • Cláudia dos Reis (Assistente Técnica de Coordenação, Secretaria FE/Unicamp)
        Mediação: Tassiane Bragagnolo (Coordenadora Técnica da Unidade FE/Unicamp)

      11h00 - 12h30 – Aula Inaugural Políticas e Potências da/na Pós-Graduação em Educação
      Local: Centro de Convenções da Unicamp 

      • Prof. Lucídio Bianchetti (UFSC)
        Moderação: Profa. Evely Boruchovitch (FE/Unicamp)

      12h30 - 14h00 – Almoço

      14h00 - 15h30 – Mesa III: Entre o passado e o futuro: desafios e possibilidades do Movimento Estudantil da Pós-Graduação em Educação na FE
      Local: Centro de Convenções da Unicamp 

      Histórico de atuação da APG/FE e espaços de representação institucional dos estudantes

      • Prof. Lalo Watanabe Minto (FE/Unicamp)
      • Ma. Ana Beatriz Gasquez Porelli (doutoranda FE/Unicamp)
        Mediação: Daniely Daiany da Silva (Egressa PPGE-FE/Unicamp)

      15h30 - 17h00 – Mesa IV: Pesquisa e Pós-Graduação em Educação entre ciência e política: saberes e fazeres
      Local: Centro de Convenções da Unicamp 

      • Profa. Dra. Mirian Fabia Alves (UFG e Presidente da ANPED)
      • Profa. Dra. Ana Maria Fonseca de Almeida (FE/Unicamp)
      • Profa. Dra. Cintia Brazorotto (IFSP/Campos do Jordão)
      • Stephanie Fenselau (discente do PPGE)

      18h00 - 18h30 – Café Cultural
      Local: Espaço de convivência da FE 

      19h15 - 20h15 – Conferência: CAPES integrada à Educação Básica:  relevância dos programas de formação de professoras/es
      Local: Salão Nobre da FE

      • Profa. Márcia Serra Ferreira (Diretora de formação de professores da Educação Básica /CAPES)
        Mediação: Prof. Dr. Guilherme do Val Toledo Prado (FE/Unicamp)

      20h30 – Happy Hour
      Local: Lado B - Av. Albino José Barbosa de Oliveira, nº 1240 - Barão Geraldo, Campinas/SP

      (atividade independente da programação acadêmica com participação voluntária e custeio individual)

       

      20/03/2024 (quarta-feira)

      09h00 - 10h00 – Palestra: Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão
      Local: Centro de Convenções da Unicamp 

      • Profa. Dra. Zara Figueiredo (SECADI/ MEC)

      10h00 - 11h45 – Mesa V: Pesquisa e Pós-Graduação em Educação: gêneros, feminismos e questões étnico-raciais
      Local: Centro de Convenções da Unicamp

      • Profa. Dra. Debora Jeffrey (FE/Unicamp)
      • Bárbara Jhose Alves (egressa do PPGE / professora na CEI Margarida Maria Alves)
      • Iuli do Carmo Mello (discente do PPGE)
        Mediação: Ana Beatriz Gasquez Porelli (FE/Unicamp)

      12h00 - 14h00 – Almoço

      14h00 - 15h30 – Mesa VI: Pesquisa e Pós-Graduação em Educação: (Est)éticas da existência entre direitos e devires I
      Local: Centro de Convenções da Unicamp

      • Prof. Dr. Carlos Magno Naglis Vieira (PPGEEProf/UNIR)
      • Profa. Dra. Marlene Rodrigues (PPGEEPro/UNIR)
      • Ma. Dalila Maitê Rosa Sena (doutoranda do PPGEEProf/UNIR)
      • Ma. Epifânia Barbosa (doutoranda PPGEEProf/UNIR)
      • Fernando Marcelo Mendes (mestrando do PPGEEProf/UNIR)
      • Mádson Ribeiro da Silva (mestrando PPGEEProf/UNIR)
        Mediação: Profª. Drª Cristiane Machado (PPGE-FE/Unicamp)

      15h30 - 15h45 Intervalo

      15h45 - 17h00 – Mesa VII: Pesquisa e Pós-Graduação em Educação: (Est)éticas da existência entre direitos e devires II
      Local: Centro de Convenções da Unicamp 

      • Prof. Silvio Donizetti de Oliveira Gallo (FE/Unicamp)
      • Reginaldo de Oliveira Coelho (egresso do PPGE / IFSP - Campus São José dos Campos)
      • José Ronaldo Pereira (discente PPGE)
        Mediação: Laís Schalch (FE/Unicamp)

      17h30 - 18h00 Café cultural
      Local: Espaço de convivência da FE

      19h15 - 21h15 Mesa VIII: Pesquisa e Pós-Graduação em Educação: escola e minorias
      Local: Salão Nobre da FE

      • Profa. Fabiana de Cassia Rodrigues (FE/Unicamp)
      • Dra. Manuela Azevedo Carvalho (egressa do PPGE)
      • Vladimir Ericson Correia (mestrando do PPGE)
        Mediação: Renato Bellotti Senicato (FE/Unicamp)

      20h45 – Happy Hour
      Local: STOUT Café, Cultura & Bar - Av. Santa Isabel, 1015 - Vila Santa Isabel, Campinas - SP, 13084-643

      (atividade independente da programação acadêmica com participação voluntária e custeio individual)

       


      Dúvidas sobre a Pós Graduação da FE, envie para educacao@unicamp.br


       

      Realização:
      • Programa de Pós-Graduação em Educação e Mestrado Profissional em Educação da Escolar (FE/Unicamp)
      Apoio:
      • PROEX – Programa de Excelência Acadêmica
      • CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
      Comissão organizadora:
      • Renato Bellotti Senicatto
      • Jéssica Reis Evangelista
      • Lais Schalch
      • Ana Beatriz Gasquez Porelli
      • Antonio Carlos Rodrigues de Amorim
      • Cristiane Machado
      • Evely Boruchovitch
      • André Paulilo
      • Paola Lisboa e Cruz
      Responsáveis:
      • Antonio Carlos Rodrigues de Amorim

      Nota de repúdio ao Projeto de Resolução CNE - das novas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial em Nível Superior de Profissionais do Magistério da Educação Básica

      A ANFOPE, o FORUMDIR e o FORPIBID-RP e os demais movimentos e sujeitos reunidos no IX ENALIC, na cidade de Lajeado-RS, vêm manifestar repúdio à proposta de Minuta para Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial em Nível Superior de Profissionais do Magistério da Educação Básica (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados não licenciados e cursos de segunda licenciatura). Expressamos nossa indignação pela forma não dialógica da construção da Minuta e pela substituição da participação de órgãos/entidades representativos da formação de profissionais da educação por meio de consulta pública como estratégia de legitimação do documento, desconsiderando o indicativo do GT Formação, instituído pelo MEC, e a decisão do conjunto de entidades do campo educacional que compõem o Fórum Nacional de Educação (FNE) pela defesa intransigente da retomada da Resolução CNE/CP 02/2015.
      Nossa divergência se reforça pelos equívocos decorrentes da tentativa de acomodar o inconciliável entre as Resoluções n° 02/2015 e 02/2019, no que diz respeito aos princípios e concepções no campo da formação de professores: a não articulação orgânica da formação inicial e continuada; não tratar das condições dignas de trabalho, plano de carreira e piso nacional salarial profissional, aprofundando a desprofissionalização e desvalorização dos/as profissionais do Magistério da Educação Básica; o viés pragmático, instrumental e tecnocrático da Minuta que afeta, compromete e prejudica a formação teórica e sólida e a unidade teoria e prática. Reafirmamos, ecoando o interesse amplo do setor educacional, seus movimentos sociais e entidades, a defesa e a retomada da Resolução CNE/CP 02/2015.

                                                                                                                                   Lajeado, 08 de dezembro de 2023.
       

      Associação Nacional pela Formação dos profissionais da Educação (ANFOPE)
      Fórum Nacional de Diretores/as de Faculdades, Centros, Departamentos de Educação ou equivalentes das Universidades Públicas Brasileiras (FORUMDIR)
      Fórum Nacional de Coordenadores Institucionais do Pibid e RP (FORPIBID-RP)

      Prêmio PAEPE -2023

      Na manhã do dia 11 de dezembro foi realizada a solenidade de entrega Prêmio aos Profissionais da Carreira PAEPE - 2023, o evento visa premiar anualmente os servidores técnicos e administrativos que se destacam por meio de iniciativas e projetos que contribuam para a melhoria da Universidade.

      Na Faculdade de Educação, através do projeto "Uso da competência em informação na promoção de boas práticas e integridade em pesquisa e na melhoria da qualidade dos textos de dissertações e teses: trabalhos colaborativos entre setores da FE/Unicamp - Biblioteca, Pós-Graduação e Educação à Distância" os servidores premiados foram:

      • ADEMILSON MODESTO DE CAMARGO (EAD)
      • CLAUDIA DOS REIS (Pós-graduação)
      • EDGAR DA ROCHA (EAD)
      • FABIANA ALVES (Biblioteca)
      • GABRIEL BERTELLI (EAD)
      • LEANDRO BARBOZA SOBRINHO (EAD)
      • LUCIANO MUCINI (Pós-graduação)
      • ROSEMARY PASSOS (Biblioteca)
      • SIMONE LUCAS GONCALVES DE OLIVEIRA (Biblioteca)
      • TAIGOR RAMOS PINTO MARTINO (Pós-graduação)
      • VICENTE ESTEVAM JUNIOR (Biblioteca)
      • VIVIANI VICENTIN BERGAMASCHI (Pós-graduação)

      Os servidores da Biblioteca, EAD e Pós-graduação implementaram esse importante projeto na FE em 2022 atingindo desde então os objetivos de: promover as boas práticas e integridade em pesquisa da Unicamp; criar uma cultura de comprometimento com a ética nas publicações científicas da FE/Unicamp, especialmente nas dissertações e teses; melhorar a qualidade dos textos de dissertações e teses da FE/Unicamp por meio da competência em informação, com a observância das normas de elaboração de referências bibliográficas e citações entre outros;  publicizar a experiência coletiva da FE/Unicamp referente à integração de áreas; padronizar o conjunto de informações e protocolos referentes aos processos de defesa de dissertação e tese, como: verificação de plágio, agendamento de defesa, solicitação de ficha catalográfica, publicação no Sistema de Gestão Acadêmica (SIGA) da Diretoria Acadêmica da Unicamp (DAC) e interfaces com o Sistema de Bibliotecas da Unicamp (SBU), otimizando tempo, recursos materiais e capital intelectual.

      E como resultado, cerca de 150 estudantes por semestre foram alcançados, totalizando aproximadamente 300 participantes nas formações, além dos impactos com promoção das boas práticas e integridade em pesquisa; melhora da qualidade dos textos das dissertações e teses, em termos de ocorrências de similaridades ou plágio não intencional; disponibilidade de material digital contendo instruções no portal da Biblioteca, com acesso por toda comunidade acadêmica; compartilhamento de infraestrutura; trabalhos cooperativos e integrados entre áreas da mesma unidade; e contribuição para o quesito inovação dos Programas de Pós-Graduação da FE.

      Vale destacar que esta experiência, que otimizou o uso dos recursos institucionais na direção da competência informacional dos estudantes de pós-graduação da FE, também evidenciou o espírito de cooperação, integração e de equipe entre as pessoas e as diferentes áreas.

      Aos nossos servidores, nosso reconhecimento pelo merecido prêmio e nosso agradecimento ao projeto implementado na Faculdade de Educação.