PUBLICAÇÕES - TESES E
DISSERTAÇÕES
HELOISA
ANDRÈIA DE MATOS LINS
Mestrado
Desenvolvimento de objetos de aprendizagem para
alfabetização de crianças surdas: novas tecnologias e
práticas pedagógicas. Janaina Cabello
Doutorado
LILIAN
LOPES MARTIN DA SILVA
Mestrado
"Posso dar uma ideia? Cada
um pega o livro que quer..." Sobre a formação de leitores
na sala de leitura Campinas, Ana Carolina Pereira
de Carvalho
A biblioteca
escolar na produção acadêmica sobre leitura: movimentos, diálogos,
aproximações, Renata Aliaga
Leitores
de locadora de livros, Paula
Virginia de Almeida Rochetti
Livro infantil
no Brasil (2007-2008): marcas em circulação, impressos de divulgação e
infâncias anunciadas, Juliana Bernardes Tozzi
A biblioteca
César Bierrenbach: o Centro de Ciências, Letras e
Artes e a utopia do conhecimento, Sonia Midori
Takamatsu
Entre
práticas e representações: um estudo sobre aspectos da leitura na
universidade, Carlos Humberto Alves Corrêa
Leitura e
envolvimento: a escola, a biblioteca e o professor na construção das relações
entre leitores e livros, Carlos Eduardo de Oliveira Klébis
O Corpo e a
palavra: escrita, oralidade e performance no ensino de língua portuguesa,
Eliana Kefalás Oliveira
O Ler por prazer,
Fernanda Torresan Marcelino
Os livros na Escola Estadual Barão Geraldo de Rezende:
entre a biblioteca e a sala-ambiente,
Maria do Carmo Bianchi
Produção de
textos: uma experiência com alunos de 5ª série do ensino fundamental,
Márcia Renata Ferraro Grandini
Programa
Bibliotecas Escolares: memórias/histórias de uma experiência de incentivo à
leitura nas escolas municipais de Campinas - 1993 a 2001,
Maria Lúcia Bachiega
Sobre o que é
ser escritor no discurso de Ana Maria Machado, Simone Michelle
Silvestre
Doutorado
Super
Notícia: um jornal entre leitores, Renata
Kelly de Arruda
Na bagagem de
Dona Zezé: uma proposta de investigação e intervenção sobre a imagem da
professora a partir de fotografias do curso de formação continuada Teia do
Saber. Gabriela Fiorin Rigotti
Circuito do livro escolar: elementos para a compreensão
de seu funcionamento no contexto escolar amazonense 1852-1910, Carlos Humberto Alves Corrêa
Cultura midiática na licenciatura em Letras, Nubio Delanne Ferraz Mafra
Para uma
memória da leitura: a fotonovela e seus leitores, Isabel Silva
Sampaio
Pesquisa em
leitura: um estudo dos resumos de dissertações de mestrado e teses de
doutorado defendidas no Brasil, de 1980 a 1995, Norma Sandra
de Almeida Ferreira
Cartas e
Escrita, Maria Rosa
Rodrigues Martins de Camargo
Pós-Doutorado
Ensino de
leitura e escrita na escola modelo Barão de Melgaço, em Cuiabá - MT: seu
percurso nas primeiras décadas do século XX, Lázara
Nancy
NORMA SANDRA DE ALMEIDA
FERREIRA
Mestrado
Os
leitores e as práticas de leitura na Biblioteca Municipal de Valinhos,
Lara Elisa Latância
Ruth
Rocha: produção, projetos gráficos e mercado editorial, Cláudia
de Oliveira Daibello
Entre
o escrito e o lido, a palavra como "ponte" - respostas aos
enunciados da "Prova Campinas-2008", Mariana Bortolazzo
Obras de literatura infantojuvenil
portuguesa no mercado livreiro e editorial brasileiro em 2010 e 2011, Iris
Filomena Mendes de Oliveira
Um escritor e ilustrador (Odilon Moraes), uma editora
(Cosac Naify): criação e fabricação de livros de
literatura infantil, Andrea Rodrigues Dalcin
Uma Leitura do Relatório do Inquérito "Leituras
Infantis de Cecília Meireles", Yara Máximo de Sena
Orlando Furioso de Lobato: uma obra inconclusa, André
Aparecido Garcia
Entre Caixas
de Pandora, Canastras de Emília e Bolsas Amarelas: memórias de leitura,
Luciana
Fernandes Ribeiro
Entre louças,
pianos, livros e impressos: a Casa do Livro Azul - 1876-1958, Maria
Lygia Cardoso Kopke Santos
Imagens,
escola e leitura: encontro marcado, Alexsandra Jane Andrade
Neves
Imagens / Representações de professora na literatura
infantil: um confronto entre a tradição e a inovação, Maura Maria Morais de Oliveira Bolfer
Livros
paradidáticos de língua portuguesa para crianças, Elizabete
Amorim de Almeida Melo
Mitos gregos
na literatura infantil: que Olimpo é esse? Maria das Dores
Soares Maziero
O livro: objeto de estudo e de memória de leitura, Ilsa do Carmo
Vieira Goulart
Os
professores leitores dos livros de auto-ajuda para
crianças, Melissa Cristina Correa Asbahr
Representações do Professor-Leitor nas capas da revista
Nova Escola, Fernanda Romanezi da Silveira
Vossa
Excelência Um Leitor, Silvana Dias Cardoso Pereira
Doutorado
Arnaldo de Oliveira Barreto e a Biblioteca Infantil
Melhoramentos (1915-1925): história de ternura para mãos pequeninas,
Maria das Dores Soares Maziero
As lições de
Meninice: um estudo sobre as representações de livro de leitura inscritas na
série graduada Meninice (1948/1949), de Luiz Gonzaga Fleury, Ilsa do Carmo Vieira Goulart
Lendo com Hilda: João Kopke - 1902, Maria Lygia Cardoso Köpke Santos
Encenações da leitura na Literatura Infantil.
Marcela
Roberta F. Ferreira
Crianças Leitoras entre Práticas de Leitura, Maria Betânea Platzer
Entre campo e
cidade: infâncias e leituras entrecruzadas - um estudo no assentamento
Palmares II, Estado do Pará, Eliana da Silva Felipe
SÉRGIO ANTONIO DA SILVA
LEITE
Mestrado
Famílias que participam de biblioteca. A mediação
afetiva na constituição do sujeito leitor. Sue Ellen Lorenti
Higa
Afetividade e
condições de ensino na educação de jovens e adultos, Daniela Gobbo Donadon Gazoli
O papel de constituição do aluno como produtor de textos:
o papel da mediação pedagógica, Adriano Caetano Rolindo
Alfabetização - o estado da arte em periódicos
científicos 1987-2008, Alina Rocio Pacheco e Silva Ribeiro
Afetividade e dificuldades de aprendizagem no contexto
alfabetizador, Aline Martins
Franco do Amaral
Impactos de práticas pedagógicas centradas no
letramento em crianças pré-escolares, Beatriz Gracioli Andrade
A afetividade
na sala de aula: as atividades de ensino e suas implicações na relação
sujeito-objeto, Daniela Cavani Falcin
Alfabetização e letramento na educação de jovens e adultos, Flávia Regina de Barros
A formação
continuada de professores: as ações do PEC em uma escola da rede pública
paulista, Maria do Carmo Abib de Moraes Polimeno
Histórias de envolvimento com a escrita de sujeitos que
tiveram uma infância vulnerável, Maria Isabel Donnabella
Orrico
Afetividade e
produção escrita: a mediação do professor em sala de aula,
Elvira Cristina Martins Tassoni.
Alfabetização
de jovens e adultos na perspectiva do letramento :
descrição das práticas de letramento de alunos jovens e adultos e possíveis
relações com as práticas pedagógicas desenvolvidas, Lúcia
Maria De Santis Barella
Alfabetização numa perspectiva crítica, Cintia Wolf do Amaral
Análise do
processo de produção dos memoriais de formação por alunos do PROESF,
Maria Cristina Rosolen Moretto Pelisson
Dimensões
afetivas nas práticas de leitura em sala de aula, Lilian Montibeller
O texto
argumentativo por crianças da quarta série do ensino fundamental,
Ana Marisa de Campos Vallim Correa
Orientação
Profissional: avaliação de uma proposta de trabalho na abordagem sócio-histórica, Sílvio Duarte Bock
Práticas de
produção de leitura no ensino fundamental, Heloísa Andréia
Vicente de Matos
Processo de
formação do leitor: relato e análise de quatro histórias de vida,
Ellen Cristina Baptistella Grotta
Doutorado
A dinâmica
interativa na sala de aula: as manifestações afetivas no processo de
escolarização, Elvira Cristina Martins Tassoni
A mediação do
professor diante do erro no desempenho do aluno, Regina
Aparecida Marques de Souza
Constituição
de professores no espaço-tempo da sala de aula, Myrtes Dias da Cunha
Histórias de
leitura: a constituição de sujeitos surdos como leitores,
Heloísa Andréia Vicente de Matos
O ensino de
psicologia na formação inicial de professores - constituição de conhecimentos
sobre aprendizagem e desenvolvimento por estudantes de licenciatura,
Clarisa Terezinha Guerra
O fracasso
escolar na 5ª série noturna na visão de alunos, pais e educadores, Carlos
Rodrigues Ladeia
O psicólogo e
a promoção de saúde na educação, Maria de Lourdes Jeffery Contini
O processo de
apropriação da linguagem escrita em crianças na fase inicial de alfabetização
escolar, Cláudia Maria Mendes Gontijo
Práticas de
letramento de alunos do ensino médio: um estudo descritivo, Eliane
Porto Di Nucci
Processos da
exclusão intra-escolar: os alunos que passam sem
saber, Marisa de Fátima Sirino
Psicologia e
prática pedagógica: o processo de reflexão de uma professora, Priscila Larocca
EZEQUIEL THEODORO DA SILVA
Mestrado
A leitura na formação básica do pedagogo: reflexão e
proposta, Carmem Lúcia
Faraco Rodrigues
Da infância à
docência, Américo de Oliveira Cardoso
Desenho animado: o discurso-imagem - uma leitura
filosófica, política e histórica sobre os valores que reforçam e determinam, Maria Cristina Rosa Wenzel
Fantástico,
Terezinha de Jesus Lopes Ferreira Leite
Doutorado
A
presença da competência em informação no Plano Nacional do Livro e da Leitura:
aspectos sobre mediação da leitura e formação de mediadores,
Rosemary Passos
Avaliação da
Disciplina "Metodologia da Pesquisa e Redação Científica" da
Pós-Graduação da FEM / UNICAMP: análise de dissertações e teses, Maria Isabel Santoro
Histórias de
leitura em narrativa de professores: uma alternativa de formação, Ana
Alcídia de Araújo Moraes
Relações da
leitura e escrita no processo de produção do conhecimento, Terezinha
Bazé de Lima
Leitura na
escola: as representações e práticas de professoras, Esméria de Lourdes Saveli
Sobre a(s)
leitura(s) dos métodos musicais: da mimese ao estilo, Leonel
Maciel Filho
|