estudo & pesquisa    integrantes    produções    gestec    gemid       disciplinas    eventos    busca    contactos

 

                                  PUBLICAÇÕES - TESES E DISSERTAÇÕES

HELOISA ANDRÈIA DE MATOS LINS

  
Mestrado       

Desenvolvimento de objetos de aprendizagem para alfabetização de crianças surdas: novas tecnologias e    práticas pedagógicas. Janaina Cabello

   Doutorado

 

 LILIAN LOPES MARTIN DA SILVA

  
Mestrado

 

         "Posso dar uma ideia? Cada um pega o livro que quer..." Sobre a formação de leitores na     sala de leitura Campinas, Ana Carolina Pereira de Carvalho               

A biblioteca escolar na produção acadêmica sobre leitura: movimentos, diálogos, aproximações, Renata Aliaga

 

Leitores de locadora de livros, Paula Virginia de Almeida Rochetti

 

Livro infantil no Brasil (2007-2008): marcas em circulação, impressos de divulgação e infâncias anunciadas, Juliana Bernardes Tozzi

 

A biblioteca César Bierrenbach: o Centro de Ciências, Letras e Artes e a utopia do conhecimento, Sonia Midori Takamatsu

 

Entre práticas e representações: um estudo sobre aspectos da leitura na universidade, Carlos Humberto Alves Corrêa

Leitura e envolvimento: a escola, a biblioteca e o professor na construção das relações entre leitores e livros, Carlos Eduardo de Oliveira Klébis

O Corpo e a palavra: escrita, oralidade e performance no ensino de língua portuguesa, Eliana Kefalás Oliveira

O Ler por prazer, Fernanda Torresan Marcelino

Os livros na Escola Estadual Barão Geraldo de Rezende: entre a biblioteca e a sala-ambiente, Maria do Carmo Bianchi

Produção de textos: uma experiência com alunos de 5ª série do ensino fundamental, Márcia Renata Ferraro Grandini

Programa Bibliotecas Escolares: memórias/histórias de uma experiência de incentivo à leitura nas escolas municipais de Campinas - 1993 a 2001, Maria Lúcia Bachiega

Sobre o que é ser escritor no discurso de Ana Maria Machado, Simone Michelle Silvestre

   Doutorado

        

          Super Notícia: um jornal entre leitores, Renata Kelly de Arruda

 

Na bagagem de Dona Zezé: uma proposta de investigação e intervenção sobre a imagem da professora a partir de fotografias do curso de formação continuada Teia do Saber. Gabriela Fiorin Rigotti

 

Circuito do livro escolar: elementos para a compreensão de seu funcionamento no contexto escolar amazonense 1852-1910, Carlos Humberto Alves Corrêa

Cultura midiática na licenciatura em Letras, Nubio Delanne Ferraz Mafra

Para uma memória da leitura: a fotonovela e seus leitores, Isabel Silva Sampaio

Pesquisa em leitura: um estudo dos resumos de dissertações de mestrado e teses de doutorado defendidas no Brasil, de 1980 a 1995, Norma Sandra de Almeida Ferreira

Cartas e Escrita, Maria Rosa Rodrigues Martins de Camargo

   Pós-Doutorado

Ensino de leitura e escrita na escola modelo Barão de Melgaço, em Cuiabá - MT: seu percurso nas primeiras décadas do século XX, Lázara Nancy

 

NORMA SANDRA DE ALMEIDA FERREIRA

  
Mestrado

        

Os leitores e as práticas de leitura na Biblioteca Municipal de Valinhos, Lara Elisa Latância

       

Ruth Rocha: produção, projetos gráficos e mercado editorial, Cláudia de Oliveira Daibello

 

Entre o escrito e o lido, a palavra como "ponte" - respostas aos enunciados da "Prova Campinas-2008", Mariana Bortolazzo

 

Obras de literatura infantojuvenil portuguesa no mercado livreiro e editorial brasileiro em 2010 e 2011, Iris Filomena Mendes de Oliveira

 

Um escritor e ilustrador (Odilon Moraes), uma editora (Cosac Naify): criação e fabricação de livros de literatura infantil, Andrea Rodrigues Dalcin
 

Uma Leitura do Relatório do Inquérito "Leituras Infantis de Cecília Meireles", Yara Máximo de Sena

 

Orlando Furioso de Lobato: uma obra inconclusa,  André Aparecido Garcia

Entre Caixas de Pandora, Canastras de Emília e Bolsas Amarelas: memórias de leitura, Luciana Fernandes Ribeiro

Entre louças, pianos, livros e impressos: a Casa do Livro Azul - 1876-1958, Maria Lygia Cardoso Kopke Santos

Imagens, escola e leitura: encontro marcado, Alexsandra Jane Andrade Neves

Imagens / Representações de professora na literatura infantil: um confronto entre a tradição e a inovação, Maura Maria Morais de Oliveira Bolfer

Livros paradidáticos de língua portuguesa para crianças, Elizabete Amorim de Almeida Melo

Mitos gregos na literatura infantil: que Olimpo é esse? Maria das Dores Soares Maziero

O livro: objeto de estudo e de memória de leitura, Ilsa do Carmo Vieira Goulart

Os professores leitores dos livros de auto-ajuda para crianças, Melissa Cristina Correa Asbahr

Representações do Professor-Leitor nas capas da revista Nova Escola, Fernanda Romanezi da Silveira

Vossa Excelência Um Leitor, Silvana Dias Cardoso Pereira

   Doutorado

 

        Arnaldo de Oliveira Barreto e a Biblioteca Infantil Melhoramentos (1915-1925): história de ternura para mãos pequeninas, Maria das Dores Soares Maziero

         

         As lições de Meninice: um estudo sobre as representações de livro de leitura inscritas na série graduada Meninice (1948/1949), de Luiz Gonzaga Fleury, Ilsa do Carmo Vieira Goulart

 

         Lendo com Hilda: João Kopke - 1902,  Maria Lygia Cardoso Köpke Santos

 

          Encenações da leitura na Literatura Infantil. Marcela Roberta F. Ferreira

 

Crianças Leitoras entre Práticas de Leitura, Maria Betânea Platzer

Entre campo e cidade: infâncias e leituras entrecruzadas - um estudo no assentamento Palmares II, Estado do Pará, Eliana da Silva Felipe

 

SÉRGIO ANTONIO DA SILVA LEITE

  
Mestrado

Famílias que participam de biblioteca. A mediação afetiva na constituição do sujeito leitor. Sue Ellen Lorenti Higa

 

Afetividade e condições de ensino na educação de jovens e adultos, Daniela Gobbo Donadon Gazoli

 

O papel de constituição do aluno como produtor de textos: o papel da mediação pedagógica, Adriano Caetano Rolindo

 

Alfabetização - o estado da arte em periódicos científicos 1987-2008, Alina Rocio Pacheco e Silva Ribeiro

 

Afetividade e dificuldades de aprendizagem no contexto alfabetizador, Aline Martins Franco do Amaral

Impactos de práticas pedagógicas centradas no letramento em crianças pré-escolares, Beatriz Gracioli Andrade

 

A afetividade na sala de aula: as atividades de ensino e suas implicações na relação sujeito-objeto, Daniela Cavani Falcin

 

Alfabetização e letramento na educação de jovens e adultos,  Flávia Regina de Barros

 

A formação continuada de professores: as ações do PEC em uma escola da rede pública paulista, Maria do Carmo Abib de Moraes Polimeno

 

Histórias de envolvimento com a escrita de sujeitos que tiveram uma infância vulnerável, Maria Isabel Donnabella Orrico


Afetividade e produção escrita: a mediação do professor em sala de aula, Elvira Cristina Martins Tassoni.


Alfabetização de jovens e adultos na perspectiva do letramento : descrição das práticas de letramento de alunos jovens e adultos e possíveis relações com as práticas pedagógicas desenvolvidas, Lúcia Maria De Santis Barella


Alfabetização numa perspectiva crítica, Cintia Wolf do Amaral


Análise do processo de produção dos memoriais de formação por alunos do PROESF, Maria Cristina Rosolen Moretto Pelisson

 

Dimensões afetivas nas práticas de leitura em sala de aula, Lilian Montibeller


O texto argumentativo por crianças da quarta série do ensino fundamental, Ana Marisa de Campos Vallim Correa


Orientação Profissional: avaliação de uma proposta de trabalho na abordagem sócio-histórica, Sílvio Duarte Bock


Práticas de produção de leitura no ensino fundamental, Heloísa Andréia Vicente de Matos


Processo de formação do leitor: relato e análise de quatro histórias de vida, Ellen Cristina Baptistella Grotta

   Doutorado        

A dinâmica interativa na sala de aula: as manifestações afetivas no processo de escolarização, Elvira Cristina Martins Tassoni

A mediação do professor diante do erro no desempenho do aluno, Regina Aparecida Marques de Souza

Constituição de professores no espaço-tempo da sala de aula, Myrtes Dias da Cunha

Histórias de leitura: a constituição de sujeitos surdos como leitores, Heloísa Andréia Vicente de Matos

O ensino de psicologia na formação inicial de professores - constituição de conhecimentos sobre aprendizagem e desenvolvimento por estudantes de licenciatura, Clarisa Terezinha Guerra

O fracasso escolar na 5ª série noturna na visão de alunos, pais e educadores, Carlos Rodrigues Ladeia

O psicólogo e a promoção de saúde na educação, Maria de Lourdes Jeffery Contini

O processo de apropriação da linguagem escrita em crianças na fase inicial de alfabetização escolar, Cláudia Maria Mendes Gontijo

Práticas de letramento de alunos do ensino médio: um estudo descritivo, Eliane Porto Di Nucci

Processos da exclusão intra-escolar: os alunos que passam sem saber, Marisa de Fátima Sirino

Psicologia e prática pedagógica: o processo de reflexão de uma professora,
Priscila Larocca

EZEQUIEL THEODORO DA SILVA

  
Mestrado

A leitura na formação básica do pedagogo: reflexão e proposta, Carmem Lúcia Faraco Rodrigues

Da infância à docência, Américo de Oliveira Cardoso

Desenho animado: o discurso-imagem - uma leitura filosófica, política e histórica sobre os valores que reforçam e determinam, Maria Cristina Rosa Wenzel

Fantástico, Terezinha de Jesus Lopes Ferreira Leite

   Doutorado   

 

A presença da competência em informação no Plano Nacional do Livro e da Leitura: aspectos sobre mediação da leitura e formação de mediadores, Rosemary Passos

Avaliação da Disciplina "Metodologia da Pesquisa e Redação Científica" da Pós-Graduação da FEM / UNICAMP: análise de dissertações e teses, Maria Isabel Santoro

Histórias de leitura em narrativa de professores: uma alternativa de formação, Ana Alcídia de Araújo Moraes

Relações da leitura e escrita no processo de produção do conhecimento, Terezinha Bazé de Lima

Leitura na escola: as representações e práticas de professoras, Esméria de Lourdes Saveli

Sobre a(s) leitura(s) dos métodos musicais: da mimese ao estilo, Leonel Maciel Filho