História e Historiografia da Educação
Profissão docente no Piauí (1929 a 1951): notícias, ideias e experiências | |
Jane Bezerra Sousa |
MOVIMENTO ESTUDANTIL NO TRIÂNGULO MINEIRO A PARTIR DA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XX | |
Isaura Melo Franco, Sauloéber Tarsio de Souza |
O Acervo Histórico do Livro escolar e a Pesquisa em História da Educação | |
Azilde Lina Andreotti |
A IDENTIDADE DA COMPANHIA DE JESUS VISTA A PARTIR DE SEUS DOCUMENTOS FUNDANTES | |
Marcos Roberto de Faria |
O FILME PIXOTE: um artefato pedagógico de controle e regulamentação das infâncias (1980-1985) | |
LUIS ALBERTO PEREIRA PEREIRA |
TEATRO E EDUCAÇÃO JESUÍTICA NA GRANDE ALDEIA DE SÃO LOURENÇO | |
Paulo Romualdo Hernandes |
Os jesuítas e a pedagogia brasílica: forma de lidar com a realidade das matas nas terras da América Portuguesa | |
Jéssica Cristine de Melo |
A ESCOLA REGIONAL DE MERITI: ESCOLANOVISMO, RURALISMO E O DEBATE NA HISTORIOGRAFIA DA EDUCAÇÃO | |
Vinicius Kapicius Plessim |
RESGATE HISTÓRICO DA EJA COM ÊNFASE NO PROJETO VÉSPER EM RIO CLARO-SP: ESTUDO DE CASO | |
Sueli Iwasawa, Marilena A. Jorge Guedes de Camargo, Filipe Rafael Gracioli |
FOTOGRAFIAS DE ESCOLAS: FONTES PARA UMA HISTÓRIA SOCIAL DA EDUCAÇÃO DE IGUAÇU (1933) | |
Amália Cristina Dias da Rocha Bezerra |
A CONGREGAÇÃO DAS IRMÃS ESCOLARES DE NOSSA SENHORA DA ALEMANHA AOS ESTADOS UNIDOS SÉCULOS XVIII E XIX: PRIMEIROS APONTAMENTOS SOBRE O ENSINO PRIMÁRIO | |
Moacir da Costa Belliato, André Paulo Castanha |
BIBLIOTECA PÚBLICA COELHO NETO DE PORTO VITÓRIA-PR | |
Lucimara Bohrer |
A educação escolar dos imigrantes poloneses no Paraná | |
Luciana Kubaski, Vera Martiniak |
AS ORIENTAÇÕES DO GRUPO ESCOLAR CORONEL FLAMÍNIO FERREIRA/LIMEIRA - SP 1930: UMA ANÁLISE DO LIVRO DE PALESTRAS PEDAGÓGICAS E DO MANIFESTO DOS PIONEIROS DA EDUCAÇÃO NOVA | |
Alessandra de Sousa dos Santos, José Leite dos Santos Neto, Raysa Moraes de Lima |
O ACERVO FOTOGRÁFICO ESCOLAR COMO DOCUMENTO HISTÓRICO: O ARQUIVO ESCOLAR DO IFSULDEMINAS – CAMPUS INCONFIDENTES | |
MELISSA SALARO BRESCI, Matias José Landim, Fernanda Stefani Alves Costa |
A DESCONSTRUÇÃO DOS PARADIGMAS MODERNOS PELO PÓS-MODERNISMO E O ADIAMENTO DO FUTURO DA EDUCAÇÃO. | |
Thyellis Cesar Santos Santana, Cleber Ferreira dos Santos |
OS DESAFIOS E AS POSSIBILIDADES NOS 20 ANOS DA MODALIDADE EJA NO BRASIL: UMA ÁNALISE DOS PROGRAMAS DE ALFABETIZAÇÃO NOS GOVERNO FHC (1995-2002) E LULA (2003-2010) | |
Andressa Luiza de Souza Mafra |
DA HISTÓRIA OFICIAL DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO BRASIL À BUSCA POR NOVAS HISTÓRIAS E A DIVERSIFICAÇÃO DAS FONTES | |
Keisyani da Silva Santos, Enicéia Gonçalves Mendes |
A INSPEÇÃO DO ENSINO DURANTE O PERÍODO IMPERIAL: A ANÁLISE DA REPRESENTAÇÃO NA PROVÍNCIA DO RIO GRANDE DO NORTE (1835 – 1889) | |
Anna Gabriella de Souza Cordeiro |
OS “ÓRFÃOS DA LEI”: CRIANÇAS SEM ESCOLA E SEM ASSISTÊNCIA EM UBERABA/MG NAS DÉCADAS DE 1920 A 1940, SOB A ÓTICA DA IMPRENSA LOCAL. | |
Marilsa Aparecida Alberto Assis Souza, Betania de Oliveira Laterza Ribeiro, Jaqueline de Andrade Calixto |
A SECUNDARIZAÇÃO DA ESCOLA NAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS: UM ESTUDO DAS TESES DO PPGE/UFSC (2000-2013) | |
Carla Grasel Giachini, Elizama de Souza Tavares |
EPISTEMOLOGIA E PESQUISA EM EDUCAÇÃO: O PRESENTISMO SOB A PERSPECTIVA DO FILÓSOFO ADAM SCHAFF E DO HISTORIADOR AMARILIO FERREIRA JR. | |
Joice Estacheski, Aldrei Jesus Galhardo Batista, Jefferson Mercadante |
ASPECTOS HISTÓRICOS E POLÍTICOS DO MOVIMENTO DE PROFESSORES PÚBLICOS DO MARANHÃO | |
Vanessa Amorim Dantas, Carlos Bauer de Sousa |
EDUCAÇÃO E FILOSOFIA: PERSPECTIVAS EDUCACIONAIS E FILOSÓFICAS NA PRODUÇÃO DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO DO SÉCULO XX | |
Carla Lisboa Andrade, Armindo Quillici Neto, Mariana do Prado, Mara Rubia Barbosa Drummond |
HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA EDUCAÇÃO NA REGIÃO OESTE DO PARANÁ: ALGUNS APONTAMENTOS | |
Joao Carlos da Silva |
DIDÁCTICA MAGNA, RATIO STUDIORUM E GUIA DAS ESCOLAS CRISTÃS: MARCOS HISTÓRICOS DA PRODUÇÃO DO CURRÍCULO MODERNO | |
Ribamar Nogueira da Silva |
O MÉTODO INTUITIVO NOS OS SÉCULO XIX E XX: DUAS BALIZAS PARA O TRABALHO DIDÁTICO | |
Enilda Fernandes |
Política Educacional
FORMAÇÃO CONTINUADA PARA GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: CONTRIBUIÇÕES PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA REGIÃO OESTE DO PARÁ | |
Francinara Silva Ferreira, Maria Lília Imbiriba Sousa Colares |
A ENCÍCLICA DE PIO XI E SUA INFLUÊNCIA NA RELAÇÃO PÚBLICO E PRIVADO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA | |
Cleide Nunes Franco, Antonio Bosco de Lima |
ENTRE PRÊMIOS E PUNIÇÕES: ESTRATÉGIAS DE MODELIZAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE EM MINAS GERAIS | |
Rogeria Moreira Rezende Isobe, Valeria Moreira Rezende |
(DES) VALORIZAÇÃO DO PROFESSOR DIANTE DA REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA E A PRECARIZAÇÃO: UM ESTUDO NAS ESCOLAS MANTIDAS PELO MUNÍCIPIO DE PORTO VELHO/RO | |
Rafael Oliveira, Marco Gomes |
CONTEXTO E POLÍTICA DE EXPANSÃO DA REDE DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO BRASIL | |
Cleide Francisca de Souza Tano, Robson Luiz de França |
EDUCAÇÃO INFANTIL DO CAMPO EM UM MUNICÍPIO DO INTERIOR DE SÃO PAULO: UM ESTUDO SOBRE AS CONDIÇÕES DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL DAS CRIANÇAS QUE RESIDEM NO CAMPO. | |
Mariany Cristina Fardin Preto, Maria Cristina dos Santos Bezerra |
O PÚBLICO E O PRIVADO NO NOVO PNE (2014-2024): APONTAMENTOS SOBRE A EDUCAÇÃO SUPERIOR | |
Lalo Watanabe Minto |
A EDUCAÇÃO BÁSICA NO CAMPO EM ITAPEJARA D’OESTE/PR: DA OFERTA AO FECHAMENTO E TENTATIVAS DE FECHAMENTO DAS ESCOLAS NO CAMPO | |
Ivania Piva Mazur, Clésio Acilino Antonio |
ESTADO, BUROCRACIA E AS POLÍTICAS PARA O TRABALHO DOS PEDAGOGOS NO ESTADO DO PARANÁ (2004-2015): POSSIBILIDADES DE SUPERAÇÃO. | |
Cristhyane Ramos Haddad, Maria de Fátima Rodrigues Pereira |
A POLÍTICA EDUCACIONAL PARA PESSOA COM DEFICIÊNCIA (1980-2015) | |
Ana Paula Santi, Paulino José Orso |
A política educacional da Educação a Distância no Brasil, Rússia e China. Resultados Iniciais. | |
Raquel De Almeida Moraes |
ISEB - Instituto Superior de Estudos Brasileiros. "Educação ideológica" e o novo papel do Estado capitalista no Brasil dos anos de 1950. | |
Maria Teresa Cavalcanti de Oliveira |
O PAPEL DO ESTADO NO CONTEXTO DO PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO/ PDE | |
Áurea Peniche Martins, ANA MARIA RAYOL DA COSTA, CÁSSIO VALE DA COSTA |
CONTRADIÇÕES DA NOVA POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM SERVIÇO NO ESTADO DO AMAZONAS – O CASO DO PFPEP | |
IZONE SOUZA TRINDADE, ROSIMERI DA SILVA PEREIRA |
ENSINO MÉDIO E ENSINO MÉDIO INTEGRADO, ENTRE CONCEPÇÕES E FASES: UMA CONSTRUÇÃO AINDA EM ANDAMENTO | |
Marli Aparecida PAULA, Michele Cristine da Cruz COSTA |
POLÍTICA DE REGULAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: O PROCURADOR EDUCACIONAL INSTITUCIONAL (PI) E O RELATO INSTITUCIONAL (RI) NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO | |
Neide Pena Cária, Nelson Lambert Andrade, Rosely Ribeiro da Costa |
AS DIRETRIZES CURRICULARES PARA O CURSO DE GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: POLÍTICA EDUCACIONAL EM DEBATE | |
Angelo Juliano Carneiro Luz, Kaite Zilá Wrobel Luz |
POLÍTICAS PÚBLICAS E FORMAÇÃO CONTINUADA | |
KAITE Zila Wrobel Luz |
ELEMENTOS ORIENTADORES DAS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DAS ESCOLAS DO CAMPO EM ARAUCÁRIA | |
Simeri de Fátima Ribas Calisto |
A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA O ENSINO SUPERIOR: AMPLIAÇÃO E DIVERSIFICAÇÃO ÀS CUSTAS DA PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE | |
Luciana Charão de Oliveira, Adriana Cristina Omena dos Santos |
O PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO (PNLD): AQUISIÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO COMO POLÍTICA DE ESTADO | |
Anderson Gabrelon |
A CONCEPÇÃO DE INFÂNCIA PRESENTE NO REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL DA EDUCAÇÃO INFANTIL - RCNEI | |
Carla Lisboa Andrade, Armindo Quillici Neto, Mariana do Prado |
A ELABORAÇÃO DAS DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO ESTADO DO PARANÁ – HISTÓRIA: UMA ANÁLISE SOBRE A PARTICIPAÇÃO DOS PROFESSORES | |
Marisa Noda, Maria Terezinha Bellanda Galuch |
A HOMEOPÁTICA CONTRARREFORMA DO ENSINO SUPERIOR NO GOVERNO LULA: O PROJETO DE LEI DA REFORMA UNIVERSITÁRIA | |
Priscilla Gama Cardoso |
AS CONTRIBUIÇÕES DO SERVIÇO SOCIAL PARA A FORMAÇÃO DO EDUCANDO DA EJA: PROCESSOS E DESAFIOS | |
Mara Rubia Barbosa Drummond, Armindo Quillici Neto |
UMA ANÁLISE DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO PEDAGÓGICA DOS LIVROS DIDÁTICOS DISTRIBUÍDOS PELO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO ÀS ESCOLAS PÚBLICAS BRASILEIRAS POR MEIO DO PNLD/EM | |
Iara Augusta Silva |
A INTERIORIZAÇÃO DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO ESPÍRITO SANTO (1980-2005) | |
Renata Lorencini Rizzi |
NOVOS FIOS DO NOVELO: uma análise da política educacional para a infância negra no ocaso do Império e Início da República (1871-1910) | |
Alexandre Ribeiro Neto |
DAS CARTAS À INTERNET: FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E LEGAIS DO ENSINO A DISTÂNCIA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR BRASILEIRA | |
Bruna Carvalho |
ENTRE O PROCLAMADO E O REAL: AS CONCEPÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO INTEGRAL PRESENTES NO CONTIDIANO ESCOLAR DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE RONDÔNIA | |
Cláudia Barbosa Lôbo, Marco Antonio De Oliveira Gomes, Gedeli Ferrazzo, Wanda Isabel Senatore Vargas Rodrigues |
O INEP: EXPANSÃO ESCOLAR E A FORMAÇÃO DO PROFESSORADO PRIMÁRIO PARAIBANO (1955 - 1957) | |
Antonio Carlos Ferreira Pinheiro, Joice Lima Branco da Silva, Felipe Oliveira |
HISTÓRIA E PRESSUPOSTOS DA POLÍTICA EDUCACIONAL PROFISSIONALIZANTE | |
Alessandra Aparecida Franco, Robson Luiz de França, Cleide Francisca de Souza Tano |
EDUCAÇÃO NO CAMPO: UM ESTUDO DA POLÍTICA DE NUCLEAÇÃO NO ASSENTAMENTO VILA AMAZÔNIA | |
Rosana Ramos de Souza, Luiz Bezerra Neto |
POLÍTICAS EDUCACIONAIS DESENVOLVIDAS NAS ESCOLAS RURAIS DE PARAUAPEBAS/PARÁ: O QUE A COMPANHIA VALE (CV) TEM A VER COM ISSO? | |
Viviane Cardoso da Silva |
APONTAMENTOS SOBRE A QUESTÃO RACIAL NO BRASIL E A POLÍTICA DE COTAS DO PROUNI EM UMA FACULDADE DE DIREITO DO SUL DE MINAS GERAIS | |
Otávio José dos Santos Filho, Fabiana de Cássia Rodrigues |
A renúncia aos direitos do trabalho: o controle do absenteísmo nas escolas estaduais paulistas. | |
AUREA DE CARVALHO COSTA, Rogério Gonçalves Freitas |
POLÍTICA PÚBLICA EDUCACIONAL E DIREITO À EDUCAÇÃO NO BRASIL | |
Jussara Marques de Macedo |
UM ESTUDO SOBRE O MOVIMENTO EM DEFESA DO ENSINO PÚBLICO NO BRASIL (1959-1961) | |
Maria Cristina Gomes Machado, Cristiane Silva Melo |
INFLUÊNCIA INTERNACIONAL E PROPAGANDA URBANO-INDUSTRIAL NA EDUCAÇÃO DE VITÓRIA DA CONQUISTA-BA POR MEIO DE FONTES DOCUMENTAIS ENTRE AS DÉCADAS DE 1960 E 1970 | |
Mércia Caroline Sousa de Oliveira, Daniela Moura Rocha de Souza, Lívia Diana Rocha Magalhães |
ENSINO MÉDIO E DCNEM-2011: CAMINHOS PERCORRIDOS E POSSIBILIDADES DE MUDANÇAS | |
Rafaela Velone Grespan, Larissa Carneiro Ferreira, Michele Cristine da Cruz Costa |
O FENÔMENO DO LULISMO E A EXPANSÃO DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS NA REGIÃO NORDESTE | |
Suely Ferreira |
PROVA BRASIL - INSTRUMENTO DE REGULAÇÃO OU EFETIVAÇÃO DA QUALIDADE DO ENSINO? | |
MARIA LUZIA FERREIRA SANTOS, OSIEL ANTONIO DOS SANTOS, MARILSA MIRANDA DE SOUZA |
“TERCEIRO SETOR”, EDUCAÇÃO E HEGEMONIA: A AÇÃO ESTRATÉGICA DO CAPITAL NA IMPOSIÇÃO DO CONSENSO SOBRE AS REFORMAS NEOLIBERAIS NA EDUCAÇÃO | |
Marcos Roberto Lima |
A “DEMOCRATIZAÇÃO” DO ENSINO SUPERIOR EM TEMPOS NEOLIBERAIS: UMA ANÁLISE DO PROCESSO DE EXPANSÃO DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS PELA VIA DA INTERIORIZAÇÃO | |
Ana Paula Ribeiro de Sousa, Leonardo José Pinho Coimbra |
Marxismo e Educação
O ENSINO DE FILOSOFIA PARA A CLASSE TRABALHADORA: INDICAÇÕES A PARTIR DO MATERIALISMO HISTÓRICO-DIALÉTICO | |
Carine Ane Jung |
Fundamentos sócioculturias latino-americanos. uma breve análise | |
Acácio Nascimento Figuerêdo, Cristiano Ferronato |
Marxismo e História da Família: resposta aos opositores da chamada "ideologia de gênero" na educação | |
José Luis Derisso |
A memória escrita no ar: Dança enquanto memórias das experiências humanas | |
Isis Conrado Haun, Cláudio Eduardo Félix dos Santos |
EDUCAÇÃO, LIBERDADE E POLÍTICA NA REFLEXÃO MARXIANA | |
Ariovaldo Oliveira Santos, Francieli Araujo |
A mercantilização do ensino superior e os impactos no processo de trabalho docente | |
Fábio Mansano Mello, Ana Elizabeth Santos Alves |
INDIVIDUALIDADE PARA-SI E A EDUCAÇÃO ESCOLAR: PRINCÍPIOS DE UMA EDUCAÇÃO PARA A EMANCIPAÇÃO HUMANA. | |
Saulo Rodrigues Carvalho |
A CONTRIBUIÇÃO DO MÉTODO MARXIANO PARA O ESTUDO DA JUVENTUDE | |
Douglas Gonsalves Fávero, Fabiane Santana Previtali |
O Aprisionamento do Conhecimento | |
Raul Freitas Balbino |
História, Trabalho e Educação
A COISIFICAÇÃO DO HOMEM NAS RELAÇÕES DE EDUCAÇÃO E TRABALHO | |
Maria Isabel Moura Nascimento, Rosiane Machado da Silva, Eliza Ribas Gracino |
Precarização do Trabalho Docente: um estudo sobre as políticas (1964-2010) e seus impactos na transformação da atividade nas escolas de Mariana-MG. | |
Glauber Borges, Marcelo Donizete Da Silva |
O SINDICALISMO DOCENTE UNIVERSITÁRIO DA ARGENTINA, BRASIL, COLÔMBIA E MÉXICO, E A CONTRARREFORMA UNIVERSITÁRIA NEOLIBERAL." | |
Luis Paiva, Carlos Bauer |
FORMAÇÃO E EMPREGO DA POPULAÇÃO ECONOMICAMENTE ATIVA NO BRASIL | |
Liliane Bordignon |
Organização do trabalho didático e a formação de professores: navegando pela História... | |
José Barreto Barreto |
AS AÇÕES DO ESTADO BRASILEIRO PARA O DESENVOLVIMENTO DO ENSINO INDUSTRIAL NO BRASIL (1946-1971) | |
Talita Bordignon |
LIÇÕES DO TRABALHO ASSOCIADO: EDUCAÇÃO, EXPERIÊNCIA E MEMÓRIA COLETIVA | |
Lia Tiriba, Lívia Diana Rocha Magalhães |
OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO POLITÉCNIA NO COLÉGIO AGRÍCOLA DE FRANCISCO BELTRÃO/PR E ALGUMAS EXPERIÊNCIAS ESCOLARES COMO REFERÊNCIA | |
NARA TATIANA COSTA, CLÉSIO ACILINO ANTONIO |
DA EDUCAÇÃO POLITÉCNICA À EDUCAÇÃO INTEGRADA: COMO SE ESCREVE A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL | |
Maria Ciavatta |
TRABALHO, EDUCAÇÃO E IMIGRAÇÃO: A CONSTITUIÇÃO DAS ESCOLAS ÉTNICAS NO PARANÁ | |
Vera Lucia Martiniak |
TRABALHO, CAPITAL E O PROCESSO DE FORMAÇÃO DA FORÇA DE TRABALHO NA CONSTRUÇÃO CIVIL | |
Miriam Cléa Coelho Almeida, Ana Elizabeth Santos Alves |
O IDORT E A ORGANIZAÇÃO RACIONAL DO TRABALHO NO BRASIL | |
Eraldo Leme Batista |
MULHERES NO CONTEXTO DA ESCOLA E DA SALA DE AULA | |
ANTONIO EVALDO OLIVEIRA |
A VALORIZAÇÃO OU PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL | |
Mariane Bertonceli, Suely Matins |
Pedagogia Histórico-crítica
PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: UMA DISCUSSÃO SOBRE A PRÁTICA SOCIAL DOCENTE NO MARXISMO | |
Jeovandir Campos do Prado, Antonio Bosco de Lima |
CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ASPECTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS | |
Clarides Henrich de Barba, Rosa Maria Feiteiro Cavalari |
ORIGEM E DESENVOLVIMENTO DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA | |
ANA CAROLINA GALVÃO MARSIGLIA |
O TEATRO E AS ARTES NA EDUCAÇÃO INTEGRAL OMNILATERAL. | |
Elaine Cristina Silva Melo Gonçalves, Juliana Goncalves Gobbe |
APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS EM RELAÇÃO A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE FRANCISCO BELTRÃO-PR | |
Tassia Lima de Camargo, André Paulo Castanha |
A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA NO CONTEXTO DA HISTÓRIA DA LUTA EM DEFESA DA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO BRASIL | |
Lucelma Silva Braga |
PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: POSSIBILIDADES PARA COMPREENSÃO | |
Silvana Lazzarotto Schmitt |
AS CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA PARA O ENSINO DAS CIÊNCIAS NATURAIS: TEORIA DA EVOLUÇÃO X DOUTRINA CRIACIONISTA | |
Hugo Rodrigues da Silva |
CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA À EDUCAÇÃO DO CAMPO: ALGUNS APONTAMENTOS | |
Suze da Silva Sales, Luiz Bezerra Neto |
O ENSINO DE GEOGRAFIA SEGUNDO A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: ALGUMAS APROXIMAÇÕES | |
Taís Pastoriza, Kátia Regina Moreno Caiado Caiado |
CATARSE NA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: A CONTINUIDADE DO ESFORÇO DE GRAMSCI NA PRODUÇÃO DA CATARSE | |
Mario Mariano Ruiz Cardoso |
O CURRÍCULO NA PERSPECTIVA DE CLASSE: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL | |
MARISE NOGUEIRA RAMOS |
PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E A DEFESA DO SABER OBJETIVO COMO CENTRO DO CURRÍCULO ESCOLAR | |
JULIA MALANCHEN, Paulino José Orso |
O ENSINO DA MATEMÁTICA NA EFA JACYRA DE PAULA MINIGUITE: POSSÍVEIS APROXIMAÇÕES ENTRE PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA E PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA | |
Wester Francisco de Almeida, Débora Villetti Zuck |
A DIDÁTICA CRÍTICA NA FORMAÇÃO DOCENTE: FUNDAMENTOS TÉORICO-METODOLÓGICOS, RELEVÂNCIA POLÍTICO-PEDAGÓGICA E CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM | |
Débora Villetti Zuck, Claudimara Cassoli Bortoloto |
ARTICULAÇÕES DE PRINCÍPIOS DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA NUMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA: IMPACTOS DA SOCIALIZAÇÃO DO SABER PARA DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL | |
Gilcilene de Oliveira Damasceno Barão, Leandro Sartori Gonçalves |
Educação e Movimentos Sociais Populares
Um estudo sobre o SINTUSP: da presença dos trabalhadores da Universidade de São Paulo na história da educação brasileira (1979-1988). | |
Cássio Diniz, Carlos Bauer |
ESCOLA NOVA CULTURA: A HISTÓRIA DE UM POEMA PEDAGÓGICO BRASILEIRO | |
Regiani Zornetta |
AS CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO POPULAR SUSTENTADAS PELO MEB E PELO CPC | |
Jeferson Anibal Gonzalez |
A ORGANICIDADE DA ESCOLA MILTON SANTOS DE AGROECOLOGIA (MST-PR):NOTAS SOBRE A PARTICIPAÇÃO DOS SUJEITOS SEM TERRA. | |
Lais Ribeiro dos Santos Lima, Henrique Tahan Novaes |
AGROECOLOGIA, ESTUDO E PRODUÇÃO NOS CENTROS/ESCOLAS DO MST NO PARANÁ | |
João Henrique Souza Pires |
JUVENTUDE E MOVIMENTOS POPULARES: CONECTANDO SABERES NO ENSINO MÉDIO | |
Jesus de Nazaré de Lima da Costa, MARIA JOSÉ AVIZ DO ROSÁRIO |
Instituições Escolares
ANÁLISE SOBRE A EVASÃO E REPETÊNCIA DA INSTITUIÇÃO ESCOLAR NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS – CAMPINAVERDE/MG (1951-1974) | |
Antonio Bosco de Lima, Cleide Nunes Franco |
ENSINO SECUNDÁRIO PÚBLICO E PRIVADO NO ESTADO DA PARAÍBA (1948-1961): ACERCA DA INSTAURAÇÃO DOS GINÁSIOS E COLÉGIOS | |
Vívia de Melo Silva, Bruna Bianca Albuquerque Souza |
O INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DA PARAÍBA: UMA OUTRA ANÁLISE SOBRE SUA CRIAÇÃO (1935-1937) | |
Mariana Marques Teixeira |
PERFIL DOS CENTROS EDUCACIONAIS DE TEMPO INTEGRAL DE MANAUS: ESTRUTURA, FUNCIONAMENTO E GESTÃO | |
Antônio Carlos Maciel, Cíntia Adélia da Silva, Claudinei Frutuoso, Adriana Martins Carneiro Ranucci |
AS INSTITUIÇÕES ESCOLARES ENTRE O LOCAL E O NACIONAL: UM OLHAR A PARTIR DO NORTE PIONEIRO DO PARANÁ | |
Flávio Massami Martins Ruckstadter, Vanessa Campos Mariano Ruckstadter |
A IMPLANTAÇÃO DO CURSO NORMAL REGIONAL NO TERRITÓRIO FEDERAL DE PONTA PORÃ/MT (1943 – 1946) | |
Marcelo Pereira Rocha, Silvia Helena Andrade de Brito |
O CENTRO ACADÊMICO “LUIZ DE QUEIROZ” (CALQ): A TRAJETÓRIA CONTRADITÓRIA DOS 107 ANOS DO MOVIMENTO ESTUDANTIL NA ESALQ/USP (1909 A 2016) | |
Rodrigo Sarruge Molina |
O LYCEU PARAHYBANO EM VIAS DE REESTRUTURAÇÃO INTERVENÇÕES DO GOVERNO CASTRO PINTO (1912 – 1914) | |
Itacyara Miranda |
CEFAM PAULISTA: UM ESTUDO A PARTIR DE FONTES HISTÓRICAS | |
Mirian Aparecida Beltrão Alves, Sonia Aparecida Siquelli |
ESCOLA REGIONAL DE MERITY: MEMÓRIAS E PATRIMÔNIO. UMA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL EM DUQUE DE CAXIAS | |
Renata Spadetti Tuão, Cristiane Dias Nunes de Araújo, Luciana Pires Alves |
A PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO : CONTRIBUIÇÕES DO PIBID | |
Desire Luciane Dominschek Lima |
A INSTRUÇÃO NA PARAÍBA OITOCENTISTA: INTERFACES ENTRE AS INSTITUIÇÕES ESCOLARES E A CULTURA MATERIAL ESCOLAR (1822-1850) | |
Claudia Engler Cury |
ESCOLAS POLIVALENTES NA DITADURA CIVIL MILITAR: MARCO NO MODELO DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE OU INSTRUMENTOS DE PROPAGANDA DO REGIME?: O PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DO POLIVALENTE DE ITUIUTABA-MG (1974-1985) | |
Genis Alves Pereira de Lima, Sauloéber Társio de Souza |
A ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE DE MENORES E OS PROJETOS PARA A INFÂNCIA EM DUQUE DE CAXIAS: ASSISTÊNCIA, ESCOLARIZAÇÃO E TERRITÓRIO (1955-1959) | |
Marcia Spadetti Tuão da Costa, Amália Dias |
OS REFLEXOS DA DITADURA CIVIL- MILITAR NO COTIDIANO E NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS DO GRUPO ESCOLAR CÔNEGO ÂNGELO (1964- 1985) | |
Talita Costa Alves, Sauloéber Tarsio de Souza |
A INFLUÊNCIA POLÍTICA NO PROCESSO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO DAS ESCOLAS PÚBLICAS NO DISTRITO RURAL DE ITAIACOCA NO PERÍODO DE 1950 | |
Ronir de Fátima Gonçalves Rodrigues, Vera Lúcia Martiniak, Mirian Margarete Pereira da Cruz |
AS ESCOLAS ISOLADAS E O ENSINO PRIMÁRIO NO MUNICÍPIO DE PORTO UNIÃO-SC 1980-1990 | |
Tania, Corosque, Valéria Aparecida Schena |
EVASÃO ESCOLAR: UMA ANÁLISE DE RELATÓRIOS ESCOLARES DO APRENDIZADO AGRÍCOLA “VISCONDE DE MAUÁ” - 1942 | |
Matias José Landim, Fernanda Stefani Alves Costa, Melissa Salaro Bresci |
EXPRESSÕES DA ESCOLA GRADUADA EM CAMPINAS: O CASO DO 8º GRUPO ESCOLAR DOM JOÃO NERY | |
Rosimeri da Silva Pereira |
A CRIAÇÃO DOS GRUPOS ESCOLARES NO MUNICÍPIO DE SÃO GONÇALO NA DÉCADA DE 60 – RIO DE JANEIRO | |
Karyne Alves dos Santos |
O ESTUDO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MILITAR AERONÁUTICA BRASILEIRA E SUAS FONTES DE PESQUISA | |
Carolina Fuzaro Bercho, Liliana Martins Marinho |
A ESCOLA TÉCNICA AGRÍCOLA ESTADUAL DE SEGUNDO GRAU DOUTOR DARIO PACHECO PEDROSO E A POLÍTICA EDUCACIONAL DO REGIME MILITAR | |
Ana Rita Bueno Camargo Matos, Heulalia Charalo Rafante |
Intelectuais e estudos biográficos da Educação
“PELA PROMOÇÃO DA BOA EDUCAÇÃO” PADRE RAPHAEL MARIA GALANTI: AUTOR DE LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA | |
Ligia Bahia Mendonça |
INDÍCIOS E TRAMAS DE UM ARQUIVO PESSOAL: ODILON ALVES PEDROSA E A CIRCULAÇÃO DA MILITÂNCIA CATÓLICA NO UNIVERSO INSTRUCIONAL LUSO-BRASILEIRO (1926-1927). | |
Ramsés Nunes e Silva |
SILVINO ELVÍDIO CARNEIRO DA CUNHA: PRIMEIRAS IMPRESSÕES DE SUA TRAJETÓRIA E IDEIAS SOBRE INSTRUÇÃO NA PARAHYBA DO NORTE (1874-1876) | |
Suenya do Nascimento Costa |
ZALINA ROLIM: A EDUCADORA DO JARDIM DA INFÂNCIA PÚBLICO ANEXO À ESCOLA NORMAL CAETANO DE CAMPOS | |
Fernanda Nunes Dos Santos |
Produção e circulação de modelos educativos em Bertha Lutz no Museu Nacional do Rio de Janeiro entre 1922 e 1932 | |
ANDRE LUIZ VENANCIO JUNIOR |
ENTRE HISTÓRIA E MEMÓRIA: INTELECTUAIS DA EDUCAÇÃO E O INSTITUTO SUPERIOR DE ESTUDOS BRASILEIROS (ISEB) NA DÉCADA DE 1950. | |
Cleber Ferreira Santos, Thyellis César Santos Santana |
Formação de Professores
EJA, INTERDISCIPLINARIDADE E FORMAÇÃO DOCENTE: REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EJA INSPIRADAS NA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA | |
Jaqueline Pereira Ventura, Daniel Candido Ferreira, Dayana Monteiro Gomes, Keilla Gomes Giron |
CONTRADIÇÕES, DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO ESPECIAL/EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO CONTEXTO DE EXECUÇÃO DO PNE (2014-2024) | |
Régis Henrique dos Reis Silva |
Viajar para aprender. Maria Guilhermina Loureiro de Andrade e sua viagem à cidade de Nova York (1883-1887) | |
Vinicius de Moraes Monção |
“EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO: PROPOSTA PARA A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE MUNICIPAL DE SÃO CARLOS ” | |
Maria Aparecida Pereira |
A ESCOLA NORMAL DE CAMPINA GRANDE-PB: FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO INTERIOR PARAIBANO (1960 -1970) | |
Pâmella Tamires Avelino de Sousa, Niédja Maria Ferreira de Lima |
POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL | |
Dária Aparecida de Jesus Carvalho, Lúcia Helena Morreira de Medeiros Oliveira |
O CAPITAL CULTURAL INCORPORADO POR PROFESSORAS QUE ATUAM EM CONTEXTOS DISTINTOS: SUBSÍDIOS AUTOBIOGRÁFICOS PARA SE PENSAR A FORMAÇÃO DOCENTE | |
Eva Poliana Carlindo |
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR E SUAS IMPLICAÇÕES NA EDUCAÇÃO DO SER SOCIAL | |
Eraldo Leme Batista, Sônia Ribeiro de Lima |
ANÁLISE DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA | |
Mirian Margarete Pereira da Cruz, Vera Lúcia Martiniak, Ronir de Fátima Gonçalves |
FORMAÇÃO DO PROFESSOR ATRAVÉS DE CONCEPÇÕES CRUZADAS DE EDUCAÇÃO EM MANUAIS PEDAGÓGICOS: BRASIL E FRANÇA AO FINAL DO SÉCULO XIX | |
José Carlos Souza Araujo |
BACHARELADO EM DIREITO: A CRISE DA TRADIÇÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE | |
Patricia Vani Bemfica Osorio, Sônia Aparecida Siquelli |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NA SEGUNDA CONJUNTURA DO NEOLIBERALISMO DE TERCEIRA VIA NO BRASIL (2007-2014) | |
Melânia Mendonça Rodrigues |
A POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO MUNICÍPIO DE ARIQUEMES – RONDÔNIA: UMA ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS DE ASSIMILAÇÃO DAS PEDAGOGIAS DO “APRENDER A APRENDER” | |
Eliane de Araújo Teixeira, Marilsa Miranda de Souza, Maria Goretti Cordeiro da Costa, Rosely Petry Sarmento |
DROGAS E ESCOLA: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES | |
Danyela Silva Sousa, Luci Mara Bertoni |
O PERCURSO HISTÓRICO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DO SÉCULO XVIII À PROMULGAÇÃO DA LDB | |
Maria Helena Cicci Romero, Márcia Cicci Romero |
O CURRÍCULO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE DE CIÊNCIAS E LETRAS DE ARARAQUARA: REFLEXÕES A PARTIR DO MATERIALISMO CULTURAL | |
Andre Luiz Sena Mariano |
A AVALIAÇÃO COMO INSTRUMENTO DIAGNÓSTICO ‘REFLEXIVO’ DO PROCESSO ENSINO- APRENDIZAGEM DO ALUNO DO ENSINO MÉDIO DA EJA. | |
LIBÉRIO MAYK LUCIANO DOS SANTOS |
MANUAIS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E OS IDEÁRIOS DA DOUTRINA CATÓLICA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL (1936-1945) | |
Geraldo Gonçalves de Lima, Décio Gatti Júnior |
Ideias Pedagógicas
PROVÍNCIA DA PARAHYBA DO NORTE: Instruir para civilizar. 1849-1889 | |
Lays Batista Santos, Mauricéia Ananias |
GEOGRAFIA DE DONA BENTA (1935) E LE TOUR DE LA FRANCE PAR DEUX ENFANTS (1877): UMA LEITURA DE IMBRICAÇÕES GEOGRÁFICAS, LITERÁRIAS E EDUCACIONAIS | |
Filipe Rafael Gracioli, Sueli Iwasawa, João Pedro Pezzato |
PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E TEORIA CRÍTICA: CONTRIBUIÇÕES E LIMITES DE UMA APROXIMAÇÃO TEÓRICA PARA A DISCUSSÃO DA FORMAÇÃO HUMANA | |
THIAGO XAVIER DE ABREU |
EDUCAÇÃO E FILOSOFIA: PERSPECTIVAS EDUCACIONAIS E FILOSÓFICAS NA PRODUÇÃO DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO DO SÉCULO XX | |
Armindo Quillici Neto |
CLASSE HOMOGÊNEA: UM PRINCÍPIO NORTEADOR DA ESCOLA MODERNA EM QUESTÃO. | |
Samira Saad Pulchério Lancillotti |
PROPOSTAS PARA A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DIDÁTICO EM FERNANDO DE AZEVEDO (1927-1931) | |
Silvia Helena Andrade Brito, Maria Angélica Cardoso, Rosely Gonçalves Oliveira |
Análise da Proposta Pedagógica do Projeto Córrego Bandeira e a sua relação com o Terceiro Setor. | |
Felipe Francisco Insfran |
UMA MINERVA MAIS CRASSA: A MODERNIDADE E O PROJETO DE FORMAÇÃO HUMANA COMENIANO | |
Marco Aurélio Gomes Oliveira, Mario Borges Netto, Carlos Alberto Lucena |
Educação e escola: qual o seu fim e quem o determina? | |
Nilma Fernandes do Amaral Santos, Maria Lúcia Pacheco Duarte dos Santos |
A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O JOGO E O ERRO CONTRIBUINDO COM A CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM | |
Viviane Calazans Lopes |
ALGUMAS CONCEPÇÕES DA POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA - PERSPECTIVA HISTÓRICA | |
Neide da Silva Paiva, Elianda Figueiredo Arantes Tiballi |
O NOVO ESPAÇO E TEMPO DE ENSINAR E APRENDER DA CONTEMPORANEIDADE | |
Karine Ferreira de Moraes, Andreia Sousa de Jesus |
UMA FILOSOFIA SENSORIAL NA SALA DE AULA | |
Wesley Augusto Brust, Dalton José Alves |
PRINCÍPIOS E CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO INTEGRAL NO BRASIL | |
Claudinei Frutuoso, Antônio Carlos Maciel, Eliane de Araújo Teixeira |